Qual o momento certo de investir em marketing digital?

Faz parte da rotina da Incandescente estarmos o tempo todo falando com empresas que pensam em investir em Marketing Digital. São empresas com necessidades e portes diferentes, com níveis de maturidade diferentes (tanto com relação ao próprio negócios como referente as ações digitais).

E é comum a pergunta: será que agora é o momento de investir em Marketing Digital?

Com base na nossa experiência ficamos seguros de dizer que o momento de investir em marketing digital é O Quanto Antes. Lógico que o tipo de investimento e o objetivo principal variam de cliente para cliente, mas aqui vamos mostrar o quanto o Marketing Digital pode se tornar um aliado importante para sua empresa.

Pontuamos aqui algumas justificativas mais comuns utilizadas pelas empresas que optam por não investir, e os motivos pelos quais esses argumentos não são válidos:

 

Não tenho muito dinheiro para investir agora

Uma justificativa bem comum, mas que na maioria das vezes não é válida. Porém, isso depende muito do seu momento, do momento do seu mercado e dos seus concorrentes diretos… como eles estão se posicionando?

Vamos falar basicamente sobre 2 motivos sobre esse tema:

  • Primeiro é que é possível fazer muita coisa relevante em marketing digital a preços irrisórios: um domínio, um blog ou uma conta em mídias sociais são exemplos de investimentos com valores muito baixos e que podem trazer um bom retorno. A exigência maior acaba sendo tempo e não dinheiro pois começar a gerar visitas e se comunicar com possíveis clientes pode ser feito de maneira menos custosa já que você pode contar com sua própria equipe, profissionais do setor que podem gerar conteúdo relevante.
  • Outro grande motivo utilizado é a questão de ROI (retorno sobre o investimento). Se você investe R$ 1 e retorna R$2 não faz sentido algum não continuar investindo. É isso que buscamos como estratégia: garantir que o dinheiro investido retorne como lucro para empresa.Se a sua empresa não tenha certeza do ROI no começo, antes de fazer os investimentos maiores, os próprios funcionários atuais podem aprender e colocar algumas ideias para ajudar a alavancar passos maiores depois. E esse é um ponto importante como eu disse acima, se as empresas no seu mercado de atuação não são dinossauros no marketing digital, ok, talvez fazendo poucas ações possamos nos posicionar de uma maneira atrativa. Porém, se de primeira, empresas do seu setor estão dominando as ações digitais é hora de sentarmos e organizarmos este planejamento digital com base no ROI.

 

Tive uma experiência ruim e não quero arriscar novamente

O mercado de Marketing Digital ainda é relativamente novo e nem sempre encontramos empresas que entendem esse novo contexto e estão em dia com suas práticas. A começar pela mentalidade na área: são muitas as agências ou profissionais, por exemplo, que não se preocupam ou não se responsabilizam diretamente por resultados reais ($$).

Se focam mais em fazer barulho, usam métricas pouco relevantes (como número de visualizações ou seguidores nas redes sociais), não possuem um interesse genuíno ou assumem a responsabilidade por número de vendas e, com isso, não provam diretamente seu valor à empresa, causando esse tipo de “trauma”.

A culpa aqui não é do Marketing Digital, é do trabalho ruim feito no canal. É preciso separar o joio do trigo.
Já demos algumas dicas aqui no blog da RD do que buscar em um agência ou do que esperar de uma consultoria em Marketing Digital. Antes de fazer esse tipo de investimento, saiba o que cobrar e deixe claro seus objetivos e expectativas. Tente olhar o histórico e os cases de quem você está contratando para garantir que ela pode atender a esses objetivos.

Também é recomendado entender ao menos a base de uma boa estratégia, para que assim você consiga avaliar se o que a agência/profissional diz e faz converge com as suas expectativas e as boas práticas.

 

Meu site é ruim ou estamos reformulando ele agora

Isso também não é uma justificativa real, pois você pode começar investindo em outras estratégias de marketing digital.

Muitos dos nossos clientes quando chegaram ainda não tinham um site e começamos pelo blog, entregando conteúdos relevantes para construir sua base de relacionamento e começar a aparecer nas buscas do Google.

Outra ideia fácil de colocar em prática é criar perfis nas redes sociais, para começar a se relacionar com o seu público e a construir sua presença digital.

Criar Landing Pages e disponibilizar conteúdos ricos (como eBooks e Webinars) também já permite gerar Leads mesmo sem um site 100% completo.

Não ter um site não é um impeditivo para realizar ações de marketing digital, mas quando você for criar seu site ou reformulá-lo, aproveite o momento para considerar algumas estratégias que podem impactar nos seus resultados como por exemplo uma estruturação de SEO, a definição de calls to action e até mesmo uma integração com um CRM, que podem potencializar muito os resultados obtidos com o seu site.

Já estou acostumado ou confio mais no offline

Bom, nesse caso, se você realmente quer que o seu negócio prospere, talvez seja a hora de sair da sua zona de conforto e remodelar a sua estratégia de marketing.

Atualmente todos os perfis de clientes e compradores já estão na Internet, desde o que apenas se educam sobre tema, passando pelos que consultam preço e informações técnicas, até os que acabam comprando por esse meio. A quantidade de informações disponíveis online faz com que quase 70% da decisão de compra seja tomada antes mesmo de o cliente conversar com a sua empresa. Essa mudança de comportamento pode ser uma ameaça se sua empresa não estiver bem representada na web.

O Marketing Digital normalmente é um caminho mais sustentável e mais barato para se chegar lá. O mesmo investimento que você faz no offline poderia trazer mais resultados, e resultados realmente mensuráveis, se investido no digital. Além disso, nas mídias tradicionais você “aluga” um espaço por um tempo determinado. Já se você investe em marketing digital, normalmente cria conteúdos e materiais que vão perdurar e trazer resultados por muito tempo, se tornando um ativo da sua empresa.

Fique de olho na tendência: cada vez mais pessoas migram para o online ao invés do contrário. Esteja onde o seu público está para garantir um bom retorno do seu investimento em marketing.

 

Meu produto ainda não está pronto ou está sendo reformulado

Você nem imaginava que seria importante investir em Marketing Digital nessa fase da sua empresa, não é mesmo?

Porém, podemos garantir que, com algumas estratégias simples você poderá construir uma base de contatos que muito útil para diferentes objetivos: testar as primeiras versões do seu produto, responder pesquisas para você testar o mercado e até mesmo para serem os primeiros a comprar seu produto quando ele for lançado.

Com a ajuda dessas pessoas você conseguirá ter mais certeza se produto vai ser bem aceito, se está numa versão viável para lançamento e se ele realmente tem mercado para crescer.

Esse mesmo público pode lhe ajudar a identificar características em comum entre eles para construir as personas do seu negócio, ou seja, o público ideal para o qual você vai vender, e que serão imprescindíveis no seu planejamento de marketing como um todo.

 

Minha empresa só vende para grandes empresas ou só através de visitas presenciais

Grande parte das pessoas buscam informações na Internet antes de fazer uma escolha sobre quais produtos ou serviços elas querem conhecer com mais profundidade antes de contratar, independente do tamanho da empresa que elas trabalham.

Além disso, você pode pensar em combinar uma estratégia de Inside Sales com a sua estratégia atual de vender através de visitas presenciais aos clientes. Atuando dessa forma, você pode aumentar a produtividade e as vendas e ainda reduzir custos com deslocamentos e hospedagens.

Apesar de não ser preciso investir muito dinheiro inicialmente, é essencial investir um bom tempo para desenhar uma estratégia adequada ao seu negócio e que traga os resultados esperados sem desperdiçar esforços e dinheiro.

 

Não tenho tempo

Se você não tem tempo ou já acumula mais de uma função, essa é uma boa oportunidade para desenvolver ainda mais a sua habilidade de liderança e distribuir as atribuições de marketing com outras pessoas. Mesmo que você já tenha uma equipe estruturada de marketing, pode contar com essa estratégia para suprir as demandas de marketing. Aqui na Incandescente, por exemplo, já distribuímos a produção de conteúdo com pessoas de diferentes áreas, para assim conseguirmos aumentar nossa capacidade de gerar conteúdos e aproveitar o conhecimento específico de cada um. Além disso, colocar seu time para escrever é uma ótima forma de consolidar o conhecimento e treiná-lo sobre o seu negócio.

Pense da seguinte forma, esse tempo que você vai investir agora, vai lhe economizar muito tempo, talvez anos, para alcançar bons resultados para sua empresa, alto ROI, além de construir um ativo que servirá como ferramenta de vendas por um longo período. A maioria das empresas não deixam de existir por ter um problema de produto ou de tecnologia, mas sim porque falta vender o suficiente, e a Internet influencia diretamente no processo de vendas das empresas, entenda como, e não fique para trás.

 

E agora, por onde começar?

Bom, o primeiro passo é definir qual é o seu objetivo com o marketing digital para, a partir disso, poder desenvolver um bom plano.

Alguns dos objetivos que você pode alcançar com o marketing digital são gerar Lead de forma rápida, ser reconhecido como autoridade em determinado assunto, tornar sua marca conhecida localmente, montar uma base de contatos para relacionamento, entre outros, lembrando que esse objetivo deve suportar a estratégia da empresa como um todo.

A melhor forma de saber se a sua estratégia de marketing digital é a ideal para o seu negócio, é acompanhando métricas que lhe tragam essa resposta.

É muito importante que você deixe de lado as métricas de vaidade (como quantidade de likes ou seguidores) e comece a medir indicadores que realmente demonstram resultado, como por exemplo o número de Leads gerados, o custo por Lead e o custo de aquisição de clientes (CAC) para realmente entender o retorno que o investimento em marketing digital pode lhe trazer.

Se você já entendeu que agora é a hora para iniciar esse investimento, mas ainda tem dúvidas de como começar, confira nosso Kit de Introdução ao Marketing Digital. Esse guia traz um passo a passo que aplicamos e refinamos com alguns clientes e com estudos de caso de diversos mercados de atuação e que com certeza vai dar um caminho muito efetivo para sua empresa.

Depois compartilhe conosco suas ideias e seu planejamento! Se tiver dúvidas, conte com a gente para respondê-las!

 

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