Você realmente sabe o que é Marketing Digital?

Ultimamente o Marketing Digital se tornou o assunto do momento, milhares de agências e sites de notícias publicam conteúdo sobre o mesmo, mas eu lhe pergunto, você realmente sabe o que é Marketing Digital?

Resumo: Marketing digital são ações de comunicação que as empresas utilizam pelo meio digital,  ele engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Ao ler isso aposto como você pensou em redes sociais (Facebook para ser mais especifica), alguns pensaram no e-mail também, talvez whatsapp… Mas o Marketing Digital vai muito além disso! Blogs, landing pages, vídeos, barra de pesquisa do Google, todo o meio digital faz parte do Marketing Digital, não apenas as redes socais e o e-mail.

O mesmo é um conceito relativamente novo, surgiu a cerca de 20 anos revolucionando o modo que as empresas se comunicam com os seus consumidores, e como a internet se tornou algo presente no dia-a-dia das pessoas (mais de 58% dos brasileiros estão conectados), o Marketing Digital consegue atingir o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Separei alguns pontos abaixo, para que você entenda melhor o que o Marketing Digital pode fazer:

Ponto 1 – Alcance 

Já ouviu falar em 4 P’s? Produto, Preço, Promoção e Praça.
Praça, é onde o mesmo irá ser veiculado. E no Marketing Digital a sua Praça é a internet.
Com isso você pode atingir pessoas do mundo INTEIRO!

Agora compare isso com um simples outdoor que foi instalado na Avenida X, o alcance é MUITO maior!

Ponto 2 – Métricas

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital são as métricas, as estatísticas, a forma como você consegue saber exatamente de onde o seu público está vindo, e quem é ele.
Diferentemente das mídias convencionais (TV; Rádio; etc..) que você não consegue medir com tanta precisão e rapidez que o Marketing Digital lhe proporciona.

Obs.: Fora o fato que, também é possível saber os termos de busca, os cliques e o tempo que cada cliente ficou no seu site.

Ponto 3 – Dados 

Toda vez que acontece uma interação entre empresa e consumidor, dados e informações são levantadas, com isso, você consegue captar informações relevantes direto da fonte. Direto do seu consumidor.

Ponto 4 – Comunicação

Antigamente, as empresas comunicavam e o público recebia a informação, e só. Era uma comunicação mais passiva de mão única.
Hoje em dia  isso mudou completamente, a comunicação vem dos dois lados, tanto do público, quanto das empresas. Trazendo mais interação e participação do seu consumidor, e a velocidade em que isso acontece é surpreendente, possibilitando assim a comunicação em tempo real entre empresas e consumidores.

 

Começou a usar o Marketing Digital e ainda não obteve os resultados desejados? Descubra 10 erros que você está cometendo no Marketing Digital, com o nosso infográfico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *