Checklist do marketing digital

Em primeiro lugar, o que é o Marketing Digital?
Basicamente é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

Com isso, eu posso afirmar que qualquer um que tenha acesso à internet já foi impactado de algum modo pelo Marketing Digital, e como no Brasil 58%  da população brasileira tem acesso à internet, se sua empresa ainda não faz ações no meio digital você está perdendo a chance de impactar 106 milhões de pessoas.

Além de ser uma das maneiras mais econômicas de promover seu produto/marca, é também uma das mais certeiras se for utilizada de forma correta. E nesse post, separamos um checklist para que você faça exatamente isso.

Checklist do marketing digital: 1º Redes Sociais

Você já parou para se perguntar qual é a rede social mais utilizada pelo seu público?
Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Pinterest, Twitter?

Essa é umas das primeiras perguntas que você deve fazer antes de começar a investir em redes sociais. Em um mundo perfeito você investiria em todas essas mídias e as deixariam integradas, postou em uma, compartilhou em todas!

Mas se a verba está curta e você não dispõe de muito tempo, o que adianta investir  no Facebook, sendo que grande parte do seu público está no YouTube?

Leia também: O futuro está em vídeo! 5 dados que farão você começar a produzir conteúdo audiovisual

Baixe nosso e-book gratuito e torne-se um especialista em marketing de conteúdo.

2º Website

Hoje em dia, a maioria das pessoas antes de realizar qualquer compra, buscam informações na internet, tanto de preços quanto sobre a empresa, e se você ainda não tem um site.. Bom, é melhor providenciar.

O website é uma das principais apresentações da sua empresa, através dele é possível mostrar além de seus produtos, quem você é, seus valores, o que a sua empresa tem a oferecer.

3º Inbound Marketing

Apesar de ter um mundo dentro desse tema, eu resolvi falar basicamente sobre o famoso Inbound Marketing, método que hoje em dia é adotado na maioria das empresas.

Basicamente o Inbound Marketing se refere ao Marketing de conteúdo, onde você dá conhecimento e recebe leads e seguidores. Em breve iremos falar mais a fundo sobre isso.

4º Público Alvo

Qual é o seu público? Quem é o seu cliente?


Mesmo que você não vá fazer uma campanha de Marketing Digital, é sempre bom ter isso muito bem definido na sua empresa. Pois para acertar o alvo, você tem de saber onde ele está, quem ele é, seus costumes e hábitos…

5º Métricas e Estatísticas

Imagine, seu site está crescendo, seu face está cheio de curtidas, mas suas vendas continuam as mesmas. A pergunta é por que?

Como eu disse no começo do post, há maneiras de acertar o seu público alvo em cheio se a gestão do Marketing Digital for feita de forma correta, e as métricas, mostram exatamente quem, como e onde, está o seu público, e os seus seguidores. As mesmas servem de estudo, desde “melhor dia para postar” até “região mais engajada”.

6º Investimento

Facebook Ads, Google Adwords, etc…
Através de algumas mídias é possível pagar e ter uma visibilidade melhor.

E caso você não tenha um profissional da área na sua empresa, provavelmente terá de pagar para terceirizar o serviço. Por isso é sempre bom ter uma verba separada para Marketing na sua empresa.