Como aplicar inteligência artificial no marketing digital?

Já imaginou chegar em casa e se sentar ao sofá para ler com o seu filho o livro do Pinóquio e no momento em que a baleia engole o barquinho dele começa a tocar um som de mar por toda a sala? Incrível não é mesmo? Isso é conhecido como IA, e hoje falaremos como essa inteligência artificial no marketing digital pode trazer bons resultados para sua empresa.

Inteligência artificial no marketing digital? Como assim?

Quando falamos de inteligência artificial logo se pensa em robôs tomando conta do mundo e destruindo tudo o que se vê pela frente. Mas este pensamento arcaico tem caído por terra e os robozinhos são os queridinhos da população mundial.

via GIPHY

Você deve estar pensando, “como assim eles são os queridinhos?”. Antes de nos aprofundamos na inteligência artificial no marketing digital, é preciso que você saiba que ela não está presente só na estrutura física de um robô. Vamos ao exemplo !

Bateu aquela fome e você está em um lugar que não é habituado a frequentar, e agora como achar um bom restaurante? É só digitar no Google e pronto? Temos que contar que esta já é uma atitude bem ultrapassada. Você precisa ser um pouquinho mais moderno, hein.

Os smartphones da atualidade possuem um reconhecimento de voz e se você diz que está com fome, ele te recomendará os restaurantes mais próximos. Ah, se um dia você precisar desabafar sobre algum assunto, pode ter certeza que eles são ótimos para dar respostas que lhe farão rir.

Viu como IA funciona? Agora falaremos falar sobre marketing digital, já que os robôs não vão destruir o mundo.

Como responder todos os leads com a inteligência artificial no marketing digital?

Você não consegue dar conta de todas as mensagens dos leads que chegam por meio do Messenger do Facebook? Uau, o seu empreendimento está fazendo sucesso! Mas receber notificações de conversa não vão fazer com que as vendas se concretizem, e se a resposta não for rápida a sua empresa corre o risco de perder clientes para o concorrente.

É neste momento que a inteligência artificial no marketing digital entra em cena.

via GIPHY

Você já ouviu falar em chatbot? Esse é um robozinho que faz sucesso nas redes sociais e é a salvação para suas mensagens não respondidas. Por meio dele é possível criar um roteiro de perguntas e respostas que seu lead pode fazer.

Aqui não rola aquelas respostas automáticas não. Tudo é pensado para que a pessoa que esteja do outro lado realmente acredite que está conversando com uma pessoa de verdade e não com sistema de inteligência artificial no marketing digital.

Se você ainda não utiliza essa ferramenta na Fanpage da sua empresa no Facebook é melhor se apressar para não ficar para trás. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Gartner Institute até o ano que vem (2020), 85% das interações com os clientes serão feitas por mecanismos automáticos.

Leia também O que é chatbot?

QUIZ

E-mail e inteligência artificial no marketing digital são uma boa combinação?

Temos que dizer que esta é uma combinação perfeita. Aquele e-mail bonitinho que você recebe com o seu nome ou até mesmo apelido faz o seu coração bater mais forte? Temos que te contar um segredo isso nada mais é que inteligência artificial no marketing digital.

Leia também E-mail marketing: Por que você não pode deixar de enviar?

Neste caso, a inteligência artificial é usada para identificar informações que estão na base de e-mail, como nome, data de aniversário, a empresa que você trabalha e muito mais. Assim, fica muito mais fácil o envio de um e-mail para uma base de contatos muito grande.

Temos que lembrar que esse processo de automação também é aplicado em um fluxo de e-mails, então assim que o consumidor chegar a uma determinada página de conversão, ele receberá mensagens que o farão cumprir a jornada de compra.

via GIPHY

Encontre o seu cliente perfeito

Qual é a empresa que não deseja encontrar o cliente perfeito? Nenhuma, não é mesmo? Para encontrá-lo é preciso fazer uso da inteligência artificial no marketing digital, principalmente na criação de campanhas em mídias pagas.

Como a utilização da IA, fica muito mais fácil segmentar qual é o público que será atingido com um anúncio pago da sua empresa. Com a inteligência artificial nesta situação, é possível incluir informações importantes sobre o cliente dos sonhos, como comportamento na internet, idade, interesses, sites que ele mais visita e por aí vai.

Viu como é possível utilizar a inteligência artificial para conquistar bons resultados? Nós da Agência Incandescente podemos te ajudar com isso.

Entre em contato conosco !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *