O que é shadowban e como ele pode afetar suas estratégias no Instagram?

Sabe o que é shadowban? Em algum momento você percebeu que seu perfil no Instagram perdeu engajamento, seguidores e alcance de forma repentina e sem explicação? Mesmo fazendo de tudo para melhorar esse cenário, nada acontece e parece só piorar? Então, você pode ter sido vítima do chamado “shadowban”.

Mas o que é shadowban?

Em resumo, ao falar sobre o que é shadowban podemos chegar a essa definição: é uma punição do algoritmo da rede social em seu perfil por alguma ação que foi entendida como fora dos padrões pré-estabelecidos. Apesar de não ser muito divulgada, um dos principais motivos que levam uma conta a entrar na lista de shadowban é o uso de hashtags banidas pelo Instagram.

Hashtags são consideradas banidas quando recebem muitas denúncias vindas de usuários da plataforma ou por não cumprirem com as diretrizes.

Quais ações podem me levar para a lista de shadowban no Instagram?

Continuando no assunto de o que é shadowban e das hashtags, que hoje são consideradas um dos maiores motivos de ter uma conta atingida por esse fantasminha do Instagram, podemos utilizar como exemplo a #sextou, usada por muitos perfis na rede social, e sim, ela faz parte da lista de hashtags que foram banidas.

O termo “sextou” virou uma febre no Brasil se referindo à sexta-feira, mas em inglês ele possui outra conotação: sex to you. Este termo passou a ser utilizado por estrangeiros na divulgação de conteúdo sexual, fugindo das diretrizes do Instagram, fazendo com que a hashtag fosse banida da rede social e entrasse para a lista de shadowban.

Saiba mais sobre marketing digital

Como saber se a minha conta foi afetada pelo Shadowban?

Ao explicar o que é shadowban, é importante ressaltar que a queda do engajamento do seu Instagram nem sempre está relacionado a ele. Recentemente a rede social passou por atualizações no algoritmo, e é importante estar atento a isso.

Quer descobrir como melhorar o engajamento do seu perfil no Instagram? Clique aqui.

Mas você pode fazer um teste: faça uma publicação e utilize as hashtags que você costuma usar. Depois disso, peça para pessoas que ainda não seguem o seu perfil buscarem na aba explorar pela hashtag utilizada e tentar encontrar sua publicação.

Se a sua postagem aparecer, significa que sua conta está livre do shadowban. Caso contrário, você pode ter sido realmente penalizado.

Como sair da lista de shadowban? 

Agora que você sabe o que é shadowban, existem algumas práticas que podem te ajudar a sair desta lista tão temida. Mas, vale ressaltar que não são recomendações oficiais da plataforma, afinal o Instagram não admite existir essa punição.

Leia também: Marketing nas redes sociais: Como o seu cliente pode se tornar um aliado?

Confira algumas dicas:

  1.  Faça uma busca por hashtags que você costuma utilizar e que fazem parte das banidas do Instagram e exclua todos os posts que estejam relacionados a elas;
  2. Se você costuma usar sempre as mesmas hashtags nas suas publicações, é hora de mudar isso.O algoritmo do Instagram pode considerar um spam;
  3. Diminua o número de hashtags e use as que realmente importam para o seu negócio;
  4. Desconecte aplicativos de terceiros em seu perfil, portanto, não use bots e automação;
  5. Fique um tempo fora do Instagram, em média de 2 a 3 dias. Se desconecte da conta e depois volte;
  6. Relate um problema na plataforma, interagindo diretamente com o suporte para informar que sua conta está sendo prejudicada.

O assunto o que é shadowban não é algo que costuma deixar os usuários felizes, e é preciso ter paciência quando seu perfil é atingido. Mas as dicas que citamos acima vão te ajudar bastante a fugir desse fantasminha.

Seu perfil foi atingido pelo shadowban? Conseguiu sair dessa? Nos conte aqui nos comentários!

Entre em contato conosco !