7 ferramentas de marketing digital para impulsionar os negócios

As vendas da sua empresa não andam muito bem? Está difícil gerar boas oportunidades de negócios? Em casos como este é recomendado uma mudança de estratégia e se você não utiliza ferramentas de marketing está na hora de repensar sobre isso.

A publicidade e o marketing on-line possuem um baixo investimento se forem comparadas aos veículos tradicionais, como televisão e rádio. Além de ter um menor custo com estratégias no ambiente virtual, elas podem ser analisadas e alteradas para gerar mais resultados. E então, vamos descobrir como impulsionar o seu negócio no meio digital?

via GIPHY

Vamos começar pelo site?

Com essa grande transformação digital, o modo de consumir foi completamente mudado. Há um tempo atrás se o consumidor desejava um certo produto/serviço, ele buscava em listas telefônicas ou pedia recomendações aos vizinhos e parentes.

As listas de telefones e endereços estão praticamente extintas, dificilmente você recebe um novo exemplar todo começo de ano na sua porta, não é mesmo? É por esse motivo que a sua empresa precisa de um site. Esta é uma das principais ferramentas de marketing digital que impulsionarão o seu negócio.

Boa parte das empresas que produziam listas telefônicas agora são on-line, mas infelizmente, não entregam a mesma informação de qualidade como antigamente. Endereços podem estar desatualizados e alguns números de contatos foram mudados ou até mesmo nem existem mais.

Quando a sua organização tem uma página na internet, fica muito mais fácil um consumidor encontrá-la por meio de uma simples busca em sites como o Google. É preciso lembrar que para alcançar excelentes resultados é necessário trabalhar o SEO do site, mais conhecido como a estratégia que trabalha com palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço.

É possível usar ferramentas como o Google Keyword Planner, Google Trends e SEMRush para encontrar a melhor palavra-chave que deve ser utilizada na sua página na web.

Leia também: Entenda como funciona a jornada de compra dentro do marketing digital

Além da história da sua organização, é essencial que haja informações sobre o que a sua empresa vende, a localização, horário de funcionamento, meio de contatos, visão, missão e valores. Se ela tiver uma página de blog, melhores serão os resultados de SEO e o seu site pode acabar na primeira página dos principais buscadores que existem hoje.

Vamos monitorar o seu site?

Parabéns, se você já construiu o seu site e já inseriu a palavra-chave que defini o seu negócio está na hora de observar os resultados. Mas como você vai fazer isso?

via GIPHY

Não precisa entrar em desespero. Da mesma forma que o Google lhe oferece uma ferramenta para que você descubra qual é a melhor keyword para o seu site, ele também o ajuda a monitorá-lo por meio do Analytics que é totalmente gratuito. Mas é claro, existem outras formas de conseguir as métricas da sua página na internet.

Usar ferramentas de marketing para ver como anda o posicionamento do seu site é essencial, pois é por meio delas que você conseguirá verificar quais são as páginas mais acessada e se a palavra-chave está realmente entregando o resultado esperado.

Redes sociais: as mais potentes ferramentas de marketing

Você já percebeu que ao caminhar pelos grandes centros ou até mesmo dentro de estações de trem, metrô e ônibus sempre tem pessoas mexendo no celular? Vamos te contar um segredo, elas provavelmente estão mexendo em alguma rede social. Pode ser o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube ou qualquer outra rede de relacionamento que possa existir.

via GIPHY

A pergunta da vez é, qual destas ferramentas de marketing digital a sua empresa está inserida? Se a resposta for em nenhuma, precisamos resolver esse probleminha hein!? Agora se a sua organização tem fanpage e contas nas redes sociais, mas já faz um bom tempo que elas não são atualizadas, é preciso correr atrás do prejuízo.

Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostra que até maio do ano passado o Brasil teria 306 milhões de smartphones e outros aparelhos portáteis de comunicação, como notebooks e tablets. Então, já deu para perceber que as redes sociais são ferramentas de marketing importantes, né?

Leia também: Como atrair clientes pelo Facebook?

Por meio das redes de relacionamento, é possível alcançar o público-alvo que realmente se encaixa dentro do perfil da sua organização, tudo isso graças às campanhas e anúncios segmentados.

Temos que ressaltar que as redes sociais também são importantes para estreitar a comunicação com o consumidor, por meio de interações pelos comentários e mensagens diretas.

Saiba mais sobre marketing digital

Acompanhe tudo pelo Facebook Ads

Que as redes sociais são importantes para impulsionar os negócios você já sabe, mas como isso funciona na prática?

Hoje, vamos dar o exemplo do Facebook Ads, uma ferramenta direcionada a publicidade dentro do Facebook. Ela não é gratuita, mas possui um investimento que não é tão alto, porém, isso depende de qual tipo de resultado deseja alcançar.

Com o Facebook Ads umas das ferramentas de marketing digital mais utilizadas, é possível criar uma infinidade de anúncios, seja com vídeos, textos e imagens. É preciso ressaltar que ações feitas lá tem um impacto direto no seu público-alvo, pois elas são segmentadas de acordo com a região, idade, sexo, interesse, cargo, renda, estado civil e outras.

Mas antes de criar uma segmentação é preciso definir um objetivo. O que você deseja? Aumentar o número de conversões, promover a fanpage da sua empresa, divulgar um evento ou ofertas?

Após determinar estes tópicos acima, está na hora de pensar no valor que será investido e onde o anúncio será exibido, que pode ser no Instagram, feed de mobile ou desktop.

Leia também: Incandescente no TOP 5 entre as melhores agências em RD Station

Você também poderá acompanhar o resultado do seu anúncio ou campanha dentro do Facebook Ads mesmo. Deste modo, saberá se a sua ação está gerando resultados. Caso não esteja, você pode alterá-la ou até mesmo criar uma nova.

Google Ads e os anúncios patrocinados

Já reparou que quando você faz uma busca no Google sempre aparecem alguns sites nos primeiros lugares com a palavra “anúncio”, escrita bem no cantinho esquerdo? Esses são os famosos links patrocinados do Google Ads.

Ele também entra na lista de ferramentas de marketing digital que a sua organização precisa ter para alcançar o sucesso na internet e ele está diretamente ligado ao uso de palavras-chave.

Do mesmo jeito que o Facebook Ads, o Google Ads também oferece outras formas de se fazer anúncios pagos de alto interesse. Você pode optar por banners e vídeos em sites parceiros do Google, assim, a sua marca estará presente onde as pessoas mais realizam pesquisas.

Essa ferramenta de possibilita os seguintes pontos na hora de definir uma campanha:

  • Palavra-chave: ele só aparecerá para pessoas que fizeram buscas com as palavras-chave que você escolher para sua campanha/anúncio.
  • Público-alvo: quando essa definição é feita o seu anúncio será exibido para pessoas que tem interesse no seu produto/serviço mesmo que elas estejam navegando em páginas da internet que não tem a ver com o seu segmento, por exemplo, o Youtube;
  • Segmentação de canais: esta opção lhe permite que você realize a escolha em tópico e partir disso sua campanha será exibida em sites que tem relação ao tópico selecionado.
  • Programação: aqui é possível escolher quais são os melhores horários, dias e qual a frequência que o seu anúncio será mostrado.
  • Segmentação por dispositivo: nesta opção, você elegerá em qual tipo de dispositivo a sua campanha aparecerá, como computadores desktop, notebooks, tablets smartphones.
Saiba mais sobre marketing digital

E-mail não é coisa antiga

Você acha o e-mail uma coisa antiga? Saiba que ele é uma das ferramentas de marketing essencial para impulsionar o seu negócio. Lembra que lá início do texto falamos sobre a importância de ter um blog?

O e-mail marketing é que vai ajudar na divulgação dos conteúdos que foram criados e divulgados no seu site. Você também pode usá-lo para falar sobre um novo produto ou serviço que a sua organização tem. Dicas relacionadas ao seu ramo podem ser compartilhadas e pesquisas serem envidas.

Leia também: Por que contratar marketing digital com a Incandescente?

O importante é que em algum momento do texto apareça algum botão ou CTA (call to action) como é mais conhecido. Ele precisa redirecionar o leitor para algum lugar, pode ser para um conteúdo do blog, o site da sua empresa ou uma página de conversão (falaremos sobre ela mais para frente).

Veja quais ações podem ser executadas em um e-mail marketing:

  • Realizar promoções
  • Divulgar conteúdo do blog da sua empresa (newsletter)
  • Informar novidades e descontos
  • Manter um bom relacionamento com o cliente
  • Gerar novos leads

Para que o seu e-mail não pare direto na lixeira sem ao menos ter sido lido é necessário criar assuntos atrativos e conteúdo relevantes, que prenda a atenção e leve a pessoa a realizar a ação que você deseja.

Outro ponto que ajuda o bom desempenho de uma mensagem eletrônica é ter uma lista de e-mail própria e válida. Você pode conquistá-la em uma página de conversão e cadastros dos clientes já ativos. Precisamos ressaltar que é essencial realizar a segmentação dos contatos. Já pensou no mico que seria se você mandasse um e-mail com objetivo de venda para um consumidor que acabou de realizar a compra do seu produto/serviço? Constrangedor não é mesmo?

Landing Page umas das ferramentas de marketing que sua empresa precisa

Também conhecida como página de conversão, a landing page é o local onde seu potencial cliente deixará dados importantes para que você entre em contato com ele, tornado assim, um novo lead para sua organização.

Essa é uma das ferramentas de marketing mais utilizada em campanhas digitais que trabalha em conjunto com todas as outras que já citamos neste artigo. Mas como uma pessoa chega até a sua página de conversão?

Existem vários caminhos que podem levar a ela, como: um texto do blog com CTA, um e-mail marketing, acesso para o download de conteúdo rico e campanhas realizadas nas redes sociais e Google Ads.

O conteúdo de uma landing page é mais curto, pode ser feito para um produto/serviço específico. É importante que a página tenha os seguintes campos a serem preenchidos para que assim, você consiga entrar em contato com o lead:

  • Nome
  • E-mail
  • Cargo/Profissão

Outros campos podem ser adicionados dependendo do objetivo que você definir e achar importante.

Acrescente a sua página de conversão título e subtítulo, imagem, a descrição da oferta, o formulário (leve em consideração os campos que citamos acima) e acrescente outros elementos que induzam a pessoa a converter.

Conte com a Incandescente para usar as ferramentas de marketing

Se você gostou das nossas dicas de ferramentas de marketing digital para impulsionar os negócios e tem interesse em saber mais sobre este assunto pode entrar em contato com a nossa equipe para marcar uma visita a nossa agência com direito a um cafezinho.

Contamos com profissionais qualificados para cuidar do marketing digital da sua organização.

Entre em contato conosco !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *