Case de sucesso: Descubra como uma indústria gerou mais de 2 mil leads em um mês

O material rico é muito importante para sua estratégia de conteúdo e de marketing como um todo. Não sabia? Continue lendo e descubra como uma ideia “simples” gerou mais de 2.000 leads em apenas um mês para uma indústria de soluções em utensílios plásticos.

Antes, o que é material rico?

Um dos pilares do marketing de conteúdo é o material rico. Ele pode ter o formato de e-book, infográfico, planilha, guia, sistema de simulação, dentre outros, e conta com um conteúdo mais denso, relevante e informativo, que atrai o público por meio de assuntos úteis para a rotina dele.

Mas, não pense que é só desenvolver um conteúdo interessante e começar a receber os leads. É preciso toda uma estratégia por trás desse material, como o estudo da persona e da necessidade dela, o tema e abordagem mais indicados e uma landing page bem estruturada para chamar a atenção e incentivar a pessoa a baixar aquele material.

material rico: Qual a “big idea” que a Agência Black Beans teve?

O super time da Agência Black Beans queria desenvolver um conteúdo rico para esse cliente e teve a ideia de estruturar uma planilha voltada para a persona confeiteira: uma pessoa que vende doces, marmitas e outros alimentos para fora e utiliza os produtos da indústria de soluções em utensílios plásticos.

via GIPHY

Então, foi criado uma planilha em que essa pessoa podia calcular o custo total da receita que ela produz e ainda ter, em números, a margem de lucro total ou de cada embalagem vendida. Foi esquematizado um passo a passo para que essa pessoa calculasse tudo que envolve o trabalho dela:

  • As horas trabalhadas: Foi criado um campo para que a pessoa colocasse as horas trabalhadas ao longo de um mês e a renda desejada;
  • Custo dos ingredientes: Aqui, a pessoa podia colocar os ingredientes, valores e a quantidade utilizada de cada um. Um detalhe: foi deixada uma margem de 10% para possíveis perdas de insumos;
  • Custo da produção: Esse campo é um apanhado das informações: de mão de obra, ingredientes, horas trabalhadas na receita e custo das embalagens;
  • Por fim, o resultado é um cálculo dos custos totais e a margem de lucro esperada X alcançada.

 Interessante, não é?

Estratégia de divulgação e captação dos leads

Um bom material rico não é garantia de sucesso. Sabe por quê? É preciso uma estratégia de divulgação e captação desses leads que vão sendo gerados. Caso contrário, os contatos se perdem ou a equipe de vendas acaba conversando com quem ainda não está pronto para comprar.

Pensando nisso, a equipe da Black Beans preparou e-mail marketing convidando a base segmentada focada na persona (2.120 pessoas) para baixar a planilha. A taxa de abertura girou em torno de 425 pessoas, com 194 cliques. Investiu em mídia paga, em divulgação nas redes sociais e no próprio site do cliente, inclusive com um artigo especial explicando como utilizar a planilha em etapas.

O artigo de passo a passo também foi enviado como e-mail marketing: foram 2781 pessoas na base, com 558 aberturas de e-mail e 157 cliques.

Ainda foi aplicada nutrição dos leads, que ainda não estavam prontos para comprar e precisavam ser trabalhados com atenção e bons conteúdos. Tudo parte de um Inbound Marketing estruturado.

Leia também: Inbound Marketing: O que é e como funciona

E qual o resultado?

Analisando, em um período de um mês, de 01/08/2019 a 01/09/2019, o resultado da divulgação da planilha com uma landing page especial foi de mais de 2.000 leads e uma taxa de conversão de 73,93%.

Com uma estratégia bem estruturada e um conteúdo simples, mas útil e relevante para a persona do cliente e uma planilha funcional, a Agência Black Beans conquistou um case de sucesso.

via GIPHY v

Não esqueça: também é preciso uma equipe de vendas preparada para receber esses leads e entrar em contato com eles! E nós podemos te ajudar com isso, saiba como aqui.