Como aumentar as vendas em buffet com marketing digital?

Quer saber como aumentar as vendas? Se você já pesquisou quanto custa para anunciar em mídias tradicionais, como televisão e jornal, muito provavelmente se deparou com preços financeiramente bem significativos.

Isso é um dos motivos pelos quais o marketing digital tem sido a resposta para as empresas que se perguntam como aumentar as vendas sem precisar elevar consideravelmente a verba destinada para mídia.

Outro ponto importante é o fato de que as ações que integram o marketing digital possuem uma capacidade transparente de análise e mensuração de resultados. É possível saber com precisão qual foi o retorno sobre o investimento.

Se você tem um buffet e já percebeu o potencial do marketing digital, este artigo vai te ajudar a entender quais são as principais estratégias sobre como aumentar as vendas e de que forma elas devem ser aplicadas para realmente serem efetivas.

Leia também Perdendo muitos clientes para a concorrências? Suas estratégias de marketing realmente funcionam?

Esteja bem posicionado nos buscadores de pesquisa

Não há como negar, o Google é a maior vitrine para empresas. Quando alguém pesquisa por “buffet para casamento”, por exemplo, já está na fase de escolha, esperando opções de empresas para contratar o serviço.

Isso já é motivo suficiente para se preocupar em aparecer no Google. Tanto de forma orgânica (sem anúncios) quanto de forma paga (via Google Ads).

Para conquistar a primeira página do Google sem pagar por isso, é preciso investir em SEO (Search Engine Optimization). Esse termo envolve um conjunto de técnicas capazes de otimizar o site do buffet e melhorar o posicionamento no Google.

Isso sempre que alguém digita algum termo relacionado ao universo da empresa. Para isso, é preciso produzir conteúdo relevante, além de contar com um site responsivo e bem estruturado.

Também vale destinar uma verba para investir em links patrocinados, que são aqueles anúncios que aparecem no topo e no fim da página ao fazer uma pesquisa. Os links patrocinados são uma alternativa para se destacar frente à concorrência e gerar resultados instantâneos.

Leia também Descubra como uma agência de marketing digital pode alavancar as vendas no seu buffet

via GIPHY

Como aumentar as vendas: Crie ações de conversão

De nada adianta você produzir um conteúdo bacana para o blog do seu buffet e criar posts atrativos para as redes sociais se no meio disso tudo não houver algo que instigue o leitor a entrar em contato com a sua empresa. É preciso contar com os mais diversos materiais e formulários de conversão.

Lembre-se: todo conteúdo publicado precisa ter um CTA (Call to Action), ou seja, uma chamada para a ação. Para isso, crie materiais ricos (eBooks, Guias, Consultorias) e disponibilize-os em landing pages.

O usuário só terá acesso ao material a partir do momento que fornecer os dados pessoais básicos para sua empresa. Essa será a porta de entrada para a construção de um relacionamento que pode ter como consequência o fechamento de um contrato.

Além das landing pages, existem várias outras formas de captar contatos – inserir um pop-up em páginas estratégicas do site. Além de oferecer cupons de desconto, disponibilizar assinatura gratuita de newsletter, criar anúncios via Facebook e Instagram Ads.

Leia também Saiba como a nossa agência ajudou um buffet para casamento a faturar aproximadamente R$ 1 milhão em três meses

Copa e Natal: entenda as previsões do cenário de mídia para a época

Como aumentar as vendas: Segmente bem os e-mails marketing

Nem todas as pessoas que entram em contato com o seu buffet costumam fechar contrato imediatamente, certo? O mesmo acontecerá a partir dos contatos que chegarem via marketing digital.

Em muitos dos casos será preciso que o seu buffet construa um relacionamento com essa pessoa até conquistá-la. Nesse sentido, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para isso.

A questão principal é que, em relação ao assunto como aumentar as vendas, toda a sua base de contatos não pode receber os mesmos e-mails. É necessário segmentar de acordo com os interesses que essas pessoas demonstraram antecipadamente.

Exemplo: de nada adianta mandar novidades sobre buffet de casamento para quem chegou até você procurando por buffet para aniversário.

E então, o seu buffet já vem colocando em prática as ações acima? Caso não, o que te impede? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco. Inclusive, os consultores da Black Beans estão disponíveis para te orientar de acordo com as especificidades do seu negócio.

Planejamento estratégico: paute ações e controle resultados