CRM: Necessidade ou luxo?

Você organiza bem o seu processo comercial? E o seu time de vendas, está alinhado? Se você titubeou ao responder essas perguntas, é porque talvez não conheça a ferramenta CRM.

Sigla em inglês para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é um software que ajuda a gerenciar e analisar a interação com os clientes, otimizar a rentabilidade e inclusive aumentar as vendas de empresas de diferentes portes e setores.

Por meio de uma estrutura bem desenhada, a ferramenta oferece etapas únicas que automatizam diversos processos da área de vendas e deixam esse setor “conectado” com o marketing e com os dois os setores alinhados, as tarefas seguem com mais fluidez. Além do contato com o prospect ser muito mais assertivo, no momento certo e na hora certa.

Por que usar o CRM?


Nem todas as empresas acreditam que precisam dessa ferramenta para alavancar os negócios. Tudo bem, nós entendemos.

Mas, se você percebe que os setores de marketing e vendas estão desalinhados, e que as informações dos clientes estão em documentos físicos e planilhas espalhadas, com certeza terá uma grande dificuldade para encontrá-los ou se você está perdendo clientes por problemas com serviços e a empresa não está crescendo mais do que o esperado, é preciso repensar a decisão de adotar um CRM.  

Afinal, as vendas são o que mantêm um negócio de pé e o objetivo final de uma empresa sempre será alcançar esse objetivo e satisfazer os clientes.

Leia também: O que é e como aplicar o Lead Scoring?

CRM de vendas X CRM de Marketing

O CRM de Marketing dá suporte às etapas do Inbound Marketing, mais especificamente do Marketing de Conteúdo. Conhecidos como softwares de automação de Marketing, esse sistema atua na atração e nutrição de leads com processos como acompanhamento de palavra-chave, publicação de posts nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, pontuação e automação de leadscoring, tudo de maneira integrada, além de se conectar diretamente com o CRM de vendas.

Já o CRM de vendas é voltado para o comercial e todos os processos que envolvem essa área. Nesse momento, se ambos os setores estão em sintonia, o lead já é qualificado e, por meio do CRM, é possível saber o momento exato de entrar em contato com a pessoa e o serviço específico a oferecer – a chance de converter uma venda é muito maior.

É importante atualizar constantemente todas as informações dos clientes e possíveis consumidores. Mesmo que o próprio software faça o cruzamento desses dados, é essencial sinalizar o estágio que cada um se encontra.

Entre as vantagens que ele oferece, está a diminuição de erros no processo comercial, aumento na produtividade e melhora no relacionamento com os clientes. Existem algumas opções no mercado, que integram tanto a área de marketing quanto a de vendas nesse cenário. Uma delas é o RD Station:

RD Station – CRM


O CRM também é automação da plataforma RD Station, parceira da Agência Black Beans. As contas ativas na RD Station possuem a versão free à disposição. E agora podemos te explicar passo a passo como ele funciona. Ele armazena diversas informações dos clientes e prospects, como nome, endereço, telefone, e-mail e mapeia a interação deles no site ou por outros meios e guarda esses dados.

Mas, a ferramenta vai além dessas funções. Ela consegue atualizar o time de vendas com o histórico da pessoa e preferências, por exemplo. Dessa forma, é possível gerenciar diferentes contas de inúmeros clientes e oportunidades no mesmo local. E acompanhar em tempo real o funil de vendas.

Veja outras funcionalidades:

  • Crie tarefas e lembretes: Entrou em contato com um prospect e ficou de enviar uma apresentação detalhada sobre o seu produto/serviço? Não perca pontos com essa oportunidade – você pode criar lembretes detalhados dentro da ferramenta, que não vão deixar você se esquecer dessa missão. Essa função também ajuda a organizar a sua rotina de trabalho e a priorizar as tarefas mais urgentes;

  •  Acompanhe cada negociação de forma única: A cada contato com o cliente, ele vai evoluindo no funil de vendas. A interação que ele desempenha, seja no seu site, com os e-mails enviados a ele ou por conversas telefônicas, possibilita que o time de vendas seja notificado, pois tudo acontece de maneira integrada. Eventualmente, ele pode oferecer o serviço/material, na hora certa, ou sanar uma dúvida, aumentando ainda mais o bom relacionamento;

  • Automatização: Todas essas interações são registradas no sistema de forma automática, de acordo com o campo personalizado por você;

  • Todos do time podem ter acesso ao CRM, de qualquer lugar, pois não há limite de usuários, negócios ou contas. Isso facilita a utilização da ferramenta e a organização, em uma só plataforma. Ainda é possível importar planilhas para deixar todos os dados juntos;

  • Outra função é a que permite acompanhar o desenvolvimento do time com relatórios de desempenho descomplicados;

  • O envio de e-mails que trabalhem o prospect que ainda não está pronto para comprar, com materiais ricos, promoções e informações interessantes, de acordo com cada fase do funil de vendas, educa e, aos poucos, pode se tornar uma venda;

O CRM pode ajudar e muito todos os processos dentro da empresa. E mesmo que os negócios estejam andando em bons lençóis, é importante avaliar a possibilidade de implementar essa ferramenta no dia a dia da organização.  As melhorias podem ser percebidas facilmente.