Por que as startups têm a ver com a sua vida?

O início dos anos 2000 já parece quase uma eternidade para a maioria dos que hoje estão no dia a dia do marketing digital. Mas saibam vocês que o tem cultura de startups não é algo muito antigo, pelo menos no Brasil, e os anos 2000 são sem dúvida o melhor marco para este modelo de inovação aparecer por aqui.

O universo do digital foi diretamente impactado pelas startups. A agilidade do modelo na construção de novas abordagens aos problemas do dia a dia, facilitou o que seriam desdobramentos naturais, na forma de fazer marketing digital ou ainda nos próprios novos modelos criados, tendo como início esta revolução.

Lembro do primeiro modelo de negócio que se tornou famoso no Brasil, isso nos primórdios das redes sociais que chamou a atenção desta possibilidade de fazer anúncios. Você pode até já ter ouvido falar do Orkut mas usá-lo acho que não chegou a usar.

Ele foi o início dos anúncios em redes sociais abrindo espaço para os gigantes posteriores como o Facebook, Instagram, Tik Tok etc. 

Mas o que essas empresas têm a ver com o modelo de startups? Simplesmente tudo. Elas estão na base do conceito de criação de empresas ou melhor solução de problemas em que as startups são o centro da inovação.

Quando aplicado o conceito de startups em diferentes problemas, temos a chance de não drenar recursos desnecessários ou focar a energia no que realmente importa. Esse é um dilema que não apenas as empresas vivem, mas quase todos os seres humanos.

Colocarmos energia a onde não devemos e o final disso é uma imensa frustração. Neste artigo, quero ajudá-lo a levar o conceito de startup ao seu dia a dia. Venha conosco nesta viagem pelo universo da inovação. 

 

ERIC REIS É SUA RELAÇÃO COM A CULTURA DE STARTUPS 

Eric provavelmente é mais conhecido por ter criado o movimento chamado de Lean Startup. Partindo do conceito “enxuto”, nasce o modelo de solução de problemas que seria chamado mais tarde de Startup Enxuta

Esse é o nome inclusive do livro que ele lançou e que transformou sua vida e a de milhares de empreendedores no mundo.

Eu mesmo fui impactado por este modelo e depois dele, nunca mais pensei em criar uma empresa que não estivesse com estes pilares claros e bem definidos. 

Quando temos diante de nós um problema, seja ele qualquer, em que a solução tradicional já não dá mais conta ou ainda temos a sensação de que não queremos mais a mesma solução, estamos diante de uma situação em que pensar em aplicar o modelo “Enxuto” é uma saída interessante. 

Saiba que a maioria das empresas que levam o título de startups, não criam algo totalmente novo, mas sim pensam em novas abordagens, partindo do conceito criado pelo Eric. 

Essa é a mudança que os anos 2000 foram palco. Quando as startups já eram uma realidade, a sistematização do modelo era necessária e a contribuição da obra Startup Enxuta foi definitiva para isso. 

 

O MVP E SUA RELAÇÃO COM O NOSSO DIA A DIA 

A chave do modelo de startup está nas três letras MVP. Elas em bom portugues significam Mínimo Produto Viável. 

O conceito se resumo em uma reflexão prática vamos a ela:

(1) Diante de um problema, reflita com mais pessoas quais abordagens de soluções são possíveis de serem aplicadas. Lembre-se sempre da palavra “Enxuta”, como norteadora das soluções. 

Embora em um processo criativo nada possa ser desperdiçado enquanto possibilidade, quanto mais onerosa a solução proposta pelo grupo, ela já deveria ser descartada. 

Outro ponto é documentar as soluções escolhidas como melhores e definir alguém que estará à frente de colocá-las em prática. 

(2) Tendo sido escolhida uma ou duas soluções no máximo, o passo seguinte é validá-las. Mesmo em esboços do que ela seria tendo sido toda construída ela deve ser validada no campo com clientes ou usuários reais. 

Tudo que houver de interação, sejam elogios ou críticas devem ser anotados para serem colocados em uma reflexão profunda sobre o aprendizado do teste e validação de campo.

(3) Se a solução ao problema for boa e tiver boa aceitação, ela deve ganhar novos testes e melhorias. As melhorias sempre devem obedecer o que os clientes ou usuários desejam.

Caso a resposta seja ruim, volte ao estágio um, aprendendo com a jornada. A criação de um modelo que adere aos clientes ou usuários nasce deste exercício de criar, testar, validar e aprender. 

O perfeito, já está atrasado, desta maneira, quanto antes você testar com  quem realmente interessa neste processo, melhor. 

No MVP, o que mais importa é testar rápido e aprender. Isso mexe com a nossa forma de ver soluções possíveis. Normalmente, queremos tudo pronto para testar. Isso no conceito de startups simplesmente não existe. 

 

APRENDA O MODELO E APLIQUE EM TUDO QUE PUDER 

Quando aplicamos o modelo de MVP nos problemas que temos em nosso cotidiano, abrimos as possibilidades para novas abordagens e novas formas de pensar e agir.

Criar em grupo soluções para problemas reais e medir os resultados trás ao nosso dia a dia a colaboração que tanto desejamos.

Seja na sua empresa ou na sua casa, este modelo poderá ajudá-lo a engajar pessoas, desenvolvê-las ou ainda gerar novas e diferentes oportunidades e abordagens. 

Tenha certeza de que nos da Black Beans podemos ajudá-lo a criar sua melhor versão do seu Marketing Digital a partir de metodologias modernas e inovadoras. 

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Forte abraço e até nosso próximo encontro. 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “Metamorfose Empreendedora”.