8 tipos de posts que geram engajamento no Instagram

Hoje em dia, as redes sociais são uma das principais maneiras de se conectar com o seu público-alvo. Quem não está presente nelas certamente está ficando para trás. No Instagram, especificamente, a competição por atenção é intensa, e saber quais tipos de posts que geram engajamento no Instagram pode ser o diferencial que sua marca precisa para se destacar.

Nesta era digital, onde os consumidores estão constantemente bombardeados com informações, é crucial criar conteúdo que não apenas capture a atenção, mas também ressoe com seu público. Nesse sentido, posts que geram engajamento são aqueles que fazem as pessoas parar, olhar, interagir e, mais importante, se conectar com a sua marca.

Por todo esse contexto, neste artigo, exploraremos algumas estratégias eficazes para melhorar seu engajamento nesta plataforma, com o objetivo de não apenas ajudar sua empresa a se destacar, mas também a criar uma comunidade fiel e engajada.

Leia também: 5 motivos para investir em marketing de conteúdo

representações gráficas de reações, indicando posts que geram engajamento no Instagram

A Importância do engajamento

Primeiramente, é importante ressaltar que ninguém faz uma publicação na plataforma esperando pouco ou nenhum envolvimento do público. Por isso, entende-se que o engajamento no Instagram vai além de simplesmente obter curtidas. 

Mas, afinal, o que mais este indicador abrange? Ele envolve interações significativas que podem incluir comentários, compartilhamentos, salvamentos e até mesmo mensagens diretas. Um alto nível de engajamento indica, na prática, que seu público não só está vendo seu conteúdo, mas também está interagindo ativamente com ele. 

Dessa maneira, esse resultado tão esperado é a prova de que seu conteúdo é realmente relevante e de valor, o que, por sua vez, fortalece o relacionamento com seus seguidores, construindo uma comunidade leal ao redor da sua marca. 

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Para entender como criar posts que geram engajamento no Instagram, é essencial compreender como funciona o tão famoso algoritmo da plataforma. Sendo assim, saiba que o algoritmo analisa diversas informações dos usuários e suas preferências com base nos conteúdos consumidos

Seguindo o processo, ele prioriza conteúdos que geram mais interações, relevância e consistência. Ou seja, quanto mais um usuário interage com suas postagens, mais provável é que o mesmo veja seu conteúdo no futuro. Portanto, aqui já vai um spoiler do que vem a seguir: criar posts que incentivem a interação é fundamental. 

Além disso, o algoritmo valoriza a consistência e a qualidade do conteúdo, recompensando perfis que postam regularmente e que conseguem manter a atenção do público ao longo do tempo. Assim, trabalhar de acordo com o algoritmo é um passo crucial para alcançar o sucesso no Instagram.

representação de curtida, um dos maiores indicadores de posts que geram engajamento no Instagram

Tipos de posts que mais geram engajamento no Instagram

Ansioso por esse momento? Pois bem, a espera acabou. Chegou a hora de conhecer os tipos de posts que mais geram engajamento no Instagram. Confira:

1. Posts que despertam curiosidade

Postagens que provocam a curiosidade do público frequentemente geram mais engajamento, isso é um fato irrefutável. Nessa perspectiva, faça perguntas intrigantes, chamadas criativas e use legendas que incentivem os seguidores a acessarem ou seu site ou qualquer outra página desejada. Lembre-se, usando sempre a curiosidade como um gatilho mental.

Esse método é eficaz porque faz com que os seguidores fiquem ansiosos pelo que os aguarda e, assim, tendem a seguir seus direcionamentos.

2. Reels 

Os Reels do Instagram são uma ferramenta poderosa para alcançar um público mais amplo. Isso porque, este formato de vídeo curto é ideal para mostrar a personalidade da sua marca de forma criativa e ao mesmo tempo dinâmica. 

Portanto, a combinação de música e outros sons, efeitos visuais e edição rápida captura a atenção dos usuários, aumentando as chances de engajamento.

3. Conteúdos educativos

Educar seu público é uma excelente maneira de gerar valor e engajamento. Postagens que oferecem dicas, tutoriais e insights úteis são altamente compartilháveis. Além disso, conteúdos educativos posicionam sua marca como uma autoridade no setor, o que amplia a confiança em seu trabalho.

4. Posts interativos

Postagens interativas, como enquetes, quizzes e desafios, são ótimos exemplos de posts que geram engajamento no Instagram, consequentemente, são eficazes para incentivar a participação dos seguidores. Isso porque, geralmente, esse tipo de conteúdo está associado ao divertimento e oferece uma recompensa rápida a quem com ele interage.

5. Conteúdo inspirador e motivacional

Mensagens inspiradoras e motivacionais tendem a ressoar profundamente. Estes tipos de postagens geralmente recebem muitos compartilhamentos, o que ajuda a aumentar seu alcance orgânico. 

Por isso, recomendamos que você use citações inspiradoras, histórias de sucesso e mensagens positivas para motivar e engajar seu público.

6. Report (Big Numbers)

Por essa você não esperava, mas é uma realidade. Compartilhar dados e resultados reais alcançados pela sua empresa é uma maneira poderosa de engajar seu público. Ainda não ficou claro? Veja só a situação a seguir.

Por exemplo, pense numa instituição sem fins lucrativos que trabalha em prol da educação, alimentação e igualdade social. Além disso, imagine que essa instituição tenha  arrecadado 370 toneladas de alimentos para doações. Nesse cenário, compartilhar esse resultado reforça os valores da empresa e aumenta o engajamento ao apresentar uma situação real de impacto positivo.

gravação de reel, um dos tipos de posts que geram engajamento no Instagram

7. Imagens de pessoas reais

Fotos de eventos, treinamentos, workshops e outras atividades que envolvem pessoas reais são mais tipos de posts que geram engajamento no Instagram. Isso visto que elas humanizam sua marca e permitem que os seguidores se conectem de maneira mais pessoal. 

8. Memes

Por fim, é importante lembrar que muitas pessoas acessam suas redes sociais como uma maneira de se desligar da realidade e relaxar. Assim, compartilhar conteúdos institucionais pode ser cansativo; por isso, memes são uma maneira divertida de se conectar com seu público.

Eles são altamente compartilháveis e podem rapidamente intensificar o engajamento. No entanto,  certifique-se de que os memes estejam alinhados com o tom de voz e os valores da sua marca para evitar qualquer mal-entendido.

Leia também: Faltou engajamento? Reveja a estratégia de marketing de conteúdo

Conclusão

Entender os tipos de posts que geram engajamento no Instagram é crucial para qualquer estratégia de marketing digital. Lembre-se, no entanto, que a chave para o sucesso é a consistência e a autenticidade. Mantenha-se fiel às suas crenças e continue experimentando para descobrir o que melhor funciona com seu público.

Alguma dúvida ou precisa de um auxílio para implementar estratégias eficazes? Conte com a Incandescente!