Marketing Imobiliário – Um case de sucesso em Presença Digital

Neste artigo, vamos falar sobre mais um case de sucesso. O destaque vai para o Lobo de Ouro em Presença Digital de Marca, conquistado no final de 2022, no prêmio ABCCom, quando, pela 5ª vez consecutiva, a Black Beans foi eleita como Melhor Agência de Marketing Digital do ABC.

O case é de uma construtora do litoral paulista, consolidada e muito querida em sua região, que já contava com uma boa exposição de marca, na baixada santista. Foi pioneira em usar personalidades famosas como “garotos-propaganda”, para divulgar seus empreendimentos. Para se ter uma ideia do porte da empresa, o primeiro influenciador foi o jogador Neymar.

Luana Fernandes, sócia e Diretora de Criação da Black Beans, fala sobre os desafios da agência, para criar estratégias de comunicação que levassem a uma presença digital tão forte quanto a presença offline.

Como conquistar uma presença digital de sucesso?

O marketing imobiliário possui características singulares e somado a isso tínhamos um cliente que atende a um público-alvo diferenciado, o que exigiu um alinhamento estratégico para a criação de conteúdos específicos, de forma que a presença digital fosse relevante aos usuários, a tal ponto de repetir toda a confiança, carinho e reconhecimento que já recebiam em sua região, mas agora no ambiente online.

Utilizamos as redes sociais para posicionar a empresa no seu nicho de atuação, tanto na sua própria região, como ampliando o alcance para atrair mais pessoas. O caminho escolhido para consolidar a presença digital da construtora foi continuar utilizando os influenciadores que fazem parte do seu staff: Felipe Titto, atual embaixador da marca, o tetracampeão do mundo, Luizão, Paloma Bernardi e Caio Castro. Além disso, os proprietários têm uma história com o surf e são grandes incentivadores do esporte e patrocinadores de atletas.

Tínhamos um ótimo produto, uma construtora reconhecida pelo seu padrão de excelência e influenciadores capazes de abrir caminho para a presença digital. Portanto, uma missão que parece muito fácil, não é mesmo?

Nem sempre, pois fazer crescer o que já é grande, costuma ser um desafio maior do que começar do zero. Com metas ousadas para aumentar o número de seguidores e alcançar novas contas, conquistar curtidas, comentários e salvamentos, apostamos no volume de conteúdos.

Presença digital exige regularidade e frequência

Com a estratégia adotada, produzimos conteúdos em grande escala: mais de um por dia, inclusive em finais de semana, mais de 50 por mês, chegando a 100, considerando eventos, campeonatos de surf, reportagens sobre os sócios e notícias sobre os empreendimentos.

A presença digital da marca se fortaleceu também através de espaços de comunicação abertos para os usuários, estimulando a interação. Já abrimos caixinhas de perguntas para o Felipe Titto responder e você pode imaginar qual foi o impacto de receber uma resposta do próprio influenciador em vídeo.

Conteúdos relevantes transformaram a construtora em porta-voz da região. Criamos editoriais para o posicionamento da empresa, com informações sobre a região, dicas turísticas, decoração, novidades tecnológicas, tendências de mercado, até um glossário da construção, para familiarizar os usuários com os termos usados na construção civil. Artigos para alimentar o blog e conteúdos ricos direcionados ao público-alvo, também fazem parte das ações que consolidaram a sua presença digital.

O tempo todo estamos expondo a marca, gerando conteúdos, conversando com o público e conquistando fãs, que são muito importantes para as estratégias de vendas.

Os números superaram as expectativas

A presença digital da marca conta com a força do próprio CEO da construtora, que tem um perfil verificado e uma rede de seguidores, parceiros e colaboradores, que também são fãs e contribuem com o resultado. Ao todo, são aproximadamente 10,2 milhões de pessoas que entram em contato com a marca, todos os dias.

No entanto, não deixamos de acompanhar de perto os KPIs, diariamente e mais de uma vez por dia porque precisávamos observar como o público se relacionava com a marca e como era o engajamento. Em um ano, estes são os números apresentados:

  • 1410 publicações;
  • Alcance de 3.450.000 pessoas;
  • Mais de 2.200.000 impressões;
  • Mais de 2.000 compartilhamentos;
  • Mais de 50 artigos de blog publicados.

O que garantiu o Lobo de Ouro?

Luana destaca o número de publicações, diversidade de formatos, conteúdos bem alinhados com o cliente, usando todas as ferramentas disponíveis, com assertividade e planejamento.

Hoje a marca tem sua presença digital garantida, com a conquista de novos fãs e aumento do seu potencial, que vai muito além da sua própria região.

Todo este conteúdo você pode conferir com a própria Luana Fernandes, na websérie Segunda que Rende no nosso canal do YouTube. Toda semana, conteúdos técnicos para você que quer evoluir a sua empresa no marketing digital.

Quer conhecer outros cases de sucesso? Leia também o artigo Cases de Marketing: Inbound e integração.

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