Comunicação unificada em estratégia de marketing
A comunicação unificada é a estratégia de marketing mais eficiente para conseguir mais leads e mais vendas para sua empresa. Mas você sabe como ela acontece de verdade? Neste artigo, vamos abordar os principais aspectos que envolvem uma comunicação unificada. Para isso, começaremos por alguns pontos que parecem estratégias de comunicação, mas não são.
Para alcançar uma real efetividade, a comunicação da sua empresa deve contar com uma planejamento de conteúdo que dialogue em todas as frentes. Isso quer dizer que, por exemplo, a gestão de redes sociais deve conversar com Inbound Marketing, que deve conversar com performance em mídia, e assim por diante.
Estratégia de conteúdo x preenchimento de feed
Por esse motivo, acreditamos que o pior serviço oferecido pelas agências é a gestão de redes sociais feita de maneira independente e desconectada das demais áreas do marketing. O cliente demanda um conteúdo e a agência executa, sem um propósito previamente elaborado. Vale lembrar que: um post isolado nas redes sociais não vai aumentar as vendas do seu negócio, assim como preencher o feed com artes de datas comemorativas irrelevantes também não fará sua marca alcançar mais fãs.
Outro ponto muito importante é compreender que quantidade não é a mesma coisa que qualidade. A escolha dos melhores termos para os artigos do blog do site da sua empresa ajuda no posicionamento do Google, mas essa tática não promove uma mudança efetiva no rankeamento do seu site. Da mesma maneira que o número de leads que entram no funil não vai determinar o seu número de vendas. [Inclusive, a gente tem um conteúdo bem completo sobre como conquistar clientes, deixando o funil de marketing para garantir o funil de vendas.] O que queremos ressaltar é que ações isoladas não conquistam resultados!
Além disso, é preciso observar os números de uma campanha com profundidade para otimizar o investimento de recursos. Se os números indicam que uma campanha no Facebook não vai muito bem, mas que no Google ela alcança bons resultados, nem sempre a solução é investir mais no Facebook para conseguir os mesmos números do Google. Precisamos ter em mente a máxima: o marketing digital não é sobre investir em tudo ou falar sobre qualquer coisa.
A estratégia de comunicação unificada
Queremos demonstrar que unificar a comunicação é um jeito mais estratégico de conseguir bons resultados. Afinal, nenhum conteúdo se vende sozinho: é um ciclo que pode ser composto de Inbound Marketing, social media e performance e essa é a tradução de uma comunicação unificada. A escolha mais eficaz não é aquela feita pelo preço ou quantidade, mas sim a que for focada em qualidade e retorno de investimento.
Como a Black Beans trabalha
Nossa preocupação é justamente conseguir que a comunicação dos nossos clientes seja efetivamente unificada. Por isso, o primeiro passo é realizar uma imersão na cultura e história do cliente. Precisamos entender o que sua empresa quer comunicar, vender, qual o foco da sua equipe comercial, qual mercado querem alcançar e se estão lançando algum produto.
Todo mês organizamos um direcionamento, temos uma ata com as informações que foram alinhadas com o cliente e também temos o escopo com todos os dados que nossa equipe precisa ter acesso. Em seguida, organizamos um planejamento com toda a programação de conteúdo: o que faremos a cada semana, com dia, horário, formato, tipo de mídia e qual a categoria daquele conteúdo.
A nossa equipe de conteúdo consegue uma percepção estratégica do cliente, colocando isso em prática no trabalho de produção de conteúdo, tanto no aspecto do social media, como na parte criativa do trabalho de outras áreas. A gente produz uma espécie de defesa com os motivos pelos quais escolhemos tratar de determinados conteúdos, ou mesmo, o porquê vamos usar um formato para falar sobre um tema específico.
Assim, o cliente pode visualizar como a sua comunicação será feita, tendo acesso ao texto e imagem que serão usados. E, uma vez que, toda a estratégia de marketing foi concebida por um processo que envolve imersão, alinhamento e unificação de comunicação, a chance de erro e conteúdos confusos é muito baixa.
Quer saber mais sobre como a Black Beans trabalha? Confira o vídeo que acompanha esse conteúdo e saiba mais sobre as estratégias de comunicação unificada!
Em nosso blog você encontra mais conteúdos com dicas de marketing digital, produção de conteúdo, Inbound Marketing e o que for mais relevante para a área de comunicação digital. Você também pode entrar em contato conosco para saber o que mais podemos oferecer para sua empresa se comunicar melhor e de um jeito mais estratégico.