Qual a importância do marketing de conteúdo?
De 0 a 10, o quanto você acredita que o marketing de conteúdo impacta nas estratégias de inbound? Não precisa responder agora, guarde com você a resposta e a coloque nos comentários após terminar esta leitura. Seria interessante se falasse sobre a sua nota antes e depois de ler este artigo.
Antes de nos aprofundarmos sobre a importância do conteúdo para o seu empreendimento vamos falar um pouquinho sobre o conceito do tema de hoje. Vamos lá?
O que é marketing de conteúdo?
Se você já cliente da Agência Black Beans já está familiarizado com o termo marketing digital e como o marketing de conteúdo está inserido neste processo. É por meio dele que é criada uma estratégia de produção de conteúdo que impacta diretamente no público-alvo da sua empresa.
Essa técnica tem como objetivo atrair leads de forma natural até o produto/serviço que a sua organização oferece. É dessa maneira que funciona o inbound marketing, por meio da atração do seu futuro cliente. Ajudando assim, em todo o processo de compra que o consumidor realiza.
Mas há um detalhe muito importante que as pessoas esquecem ao contratar uma gestão de marketing digital. Além de atrair novos clientes, o marketing de conteúdo é o responsável por gerar respeito e autoridade a sua marca. Vamos explicar como isso acontece nos próximos tópicos.
Como funciona a estratégia de conteúdo?
Agora que você já entendeu um pouco sobre o que é o marketing de conteúdo, está na hora de saber como ele funciona e para isso vou explicar como é feito o processo aqui dentro da Agência Black Beans.
Aqui tudo funciona da seguinte maneira, após o nosso cliente aprovar a persona colocamos a mão na massa. Nossa equipe faz uma pesquisa aprofundada sobre assuntos que podem ser abordados no blog, redes sociais e e-mails marketing da sua empresa.
Tudo é pensado seguindo a jornada de compra do consumidor. Quais são as maiores dores deles e como a sua organização pode ajudá-los a resolver um problema?
Em meio a pesquisa de conteúdos que são relevantes ao seu público-alvo é realizado um trabalho de extrema importância, a busca por palavras-chave também conhecido como SEO. Feito isso, começamos a produzir informações e publicá-las.
Mas como isso vai ajudar a sua empresa?
Você já deve ter reparado que os consumidores mudaram drasticamente nos últimos tempos. Eles não buscam só um produto/serviço, eles querem experiências e informações.
A busca por referências e conhecimento são feitos pela internet e é neste local que a sua marca tem que estar presente. Mas o diferencial neste mundo tão concorrido é a forma com que a sua organização se posiciona nos principais meios digitais.
É com o marketing de conteúdo relevante que pessoas com essa visão que citamos vão ser atraídas. É aí que está o segredo da estratégia de conteúdo, ele não irá apenas trazer um cliente para uma única compra.
O marketing de conteúdo faz com que o consumidor seja fã e fiel à sua marca, pois essa tática trata de um relacionamento e não informações sobre preços e condições de pagamentos, mas sim como a sua empresa pode resolver um problema e a credibilidade passada ao falar de um assunto com autoridade.
Desta forma, toda vez que alguém lembrar sobre algum assunto que remeta ao seu produto/serviço oferecido, automaticamente fará uma associação a sua marca e pode indicar para outras pessoas que buscam solucionar a mesma questão.
Ah uma informação importante, mas que fique só entre nós! Usando o marketing de conteúdo para obter um bom relacionamento, sua empresa dificilmente será trocada pelo concorrente.
Pay attention!
Você percebeu que no último tópico a fidelização do cliente é um dos pilares do marketing de conteúdo, não é mesmo? Pois bem, pense em relacionamento (namoro ou casamento). Certamente, foi necessária muita conversa para conquistar, não foi algo de “conquisto o seu coração em apenas 3 dias”, não é?
O mesmo acontece com o consumidor, não basta atrair é preciso conquistar para que o relacionamento seja duradouro.
É por esse motivo que muitos acreditam que o marketing de conteúdo não é tão importante quando se trata de estratégia digital. Essa tática precisa de um tempo para fazer efeito, mas os frutos colhidos são gratificantes.
O objetivo deste artigo é fazer com você entenda qual a importância do marketing digital e por esse motivo vou precisar revelar mais um segredo. Olha eu estou confiando muito que essa conversa ficará só entre nós, hein!
Bem, conquistar é fácil! Pronto falei!
Não entendeu? Conquistar uma paquera é fácil, mas se deseja que isso dure muito tempo é preciso continuar usando o charme. Por isso, não encerre o relacionamento com o seu cliente depois que concluir a venda. Mande flores, bombons e um e-mail marketing de feliz aniversário. Faça com que o seu consumidor se sinta especial.