3 ações para você sair de férias e os leads não pararem de chegar

Sair de férias não significa deixar suas estratégias de marketing de molho e só retomá-las quando o recesso terminar. Fique atento porque não podemos permitir que os leads parem de cair no funil de vendas.

Neste artigo você vai ficar sabendo os motivos para que você continue a nutrir os leads e aproveitar as dicas do CEO da Black Beans, Vinícius Lúcio, com estratégias para que, ao voltar das férias, possa contar com leads aquecidos para as suas ações de venda.

A grande pergunta é: faz sentido manter campanhas, mesmo com a equipe de vendas em férias ou reduzida nesse período? Leia o artigo até o final, você vai compreender a importância de manter leads aquecidos.

4 motivos para nutrir os leads nas férias.

1) Aproveitar o momento:

Na verdade, existem duas situações distintas que justificam a manutenção das campanhas durante as férias, que podem render bons leads: por estar bem aquecido e por estar em baixa. Achou confuso? Então espere que vamos explicar.

Tudo depende do segmento de atuação da empresa. Na época de férias, setores como turismo e entretenimento estão em alta, portanto, vale a pena capturar leads e aproveitar a oportunidade. 

Por outro lado, como as empresas costumam entrar em planejamento e, nesse momento, costumam fazer orçamentos, pesquisar serviços e produtos que irão utilizar. É uma ótima hora para a sua empresa marcar presença. Ainda que não ocorra a concretização de venda, certamente são leads que podem ser abordados no futuro. 

2) Barateamento do custo de leads.

Muitas empresas deixam de anunciar e esta é uma ótima oportunidade, pois a concorrência por palavras-chave cai e você pode melhorar o tráfego, atrair leads e reduzir custos. É possível atingir um número bem maior de usuários e começar o ano com uma base mais forte.

3) Retomar as atividades com uma base de leads.

Viu como existe uma sequência lógica que pode levar a bons resultados? Nutrir leads e contatos permite uma retomada mais promissora, sua empresa já não vai começar do zero, mas com informações potenciais importantes, para a sua equipe de vendas dar início às atividades.

4) Os algoritmos precisam perceber a sua presença.

Toda vez que há uma parada em publicações e anúncios, os algoritmos do Google ou Meta, entendem que a sua empresa está fora das redes e o processo de retomada, para que você seja reconhecido novamente, costuma ser lento e o engajamento fica prejudicado e os leads ficam escassos. Portanto, a regra é: não pare.

Em suma, não saia de férias sem antes fazer um planejamento estratégico, lembre-se que o mercado não tem botão on/off, ele segue em rumo contínuo e sua empresa precisa estar on sempre.

Saiba como manter leads durante as férias.

Vinícius Lúcio recomenda 3 ações que fazem bastante diferença para garantir a chegada de leads para alimentar o seu funil de vendas, enquanto você aproveita o merecido descanso:

1) Disponibilize conteúdos.

Prefira conteúdos de topo e meio de funil, que façam sentido para o seu público. Assuntos relevantes que levem informações e despertem a curiosidade. E-books, webinars, infográficos, quizzes, que possam gerar interação e, ao mesmo tempo, trazer informações sobre a sua base de leads.

2) Verifique seu posicionamento.

Principalmente na página do Google, onde temos duas estratégias: SEO, que é o seu crescimento orgânico, e o de mídia paga.

A estratégia de SEO é um potencial de longo prazo, por isso, começar cedo a investir em palavras-chave que fazem sentido ao seu negócio, nesse momento em que as concorrências estão baixas, é uma excelente oportunidade para gerar leads e sustentar o tráfego.

3) Automação de marketing.

Com a equipe reduzida, incrementar a automação de marketing, criando réguas de nutrição, para manter leads aquecidos, é uma das melhores soluções, para que a abordagem no retorno faça sentido.

Coloque a tecnologia a seu favor e crie segmentações com as especificidades do seu público. Use chatbots, utilizando a inteligência artificial com direcionamentos programados, oferecendo alternativas, respostas automáticas e esclarecendo dúvidas.

É possível a integração de mídias e deixar agendas prontas para o atendimento. Seu cliente não fica sem atenção e sua equipe encontra leads aquecidos ao retornar das férias.

Conclusão

Existem muitas alternativas e estratégias para manter sua empresa ativa e pronta para começar o ano concretizando vendas. A Black Beans, 5 vezes consecutivas Agência Digital do Ano, pode te ajudar a conseguir os melhores resultados.

Se você achou o tema do artigo interessante, assista ao vídeo com o nosso CEO, Vinícius Lúcio, no nosso canal do YouTube. A websérie Segunda que Rende, traz conteúdos relevantes do marketing digital, que você pode pôr em prática.