Blog para empresas: Por que você deve apostar nesta estratégia?

Com o desenvolvimento cada vez mais rápido da internet e o fácil acesso a diversos conteúdos, ter um blog para empresas de pequenos, médios e grandes portes se tornou essencial no mundo corporativo.

O blog pode ser uma oportunidade para gerar interações com seus consumidores, através de diferentes assuntos. Além de ser um grande aliado na construção de autoridade, ajuda a criar um relacionamento a longo prazo com o cliente e a posicionar a sua empresa nos principais buscadores.

Por isso, no artigo a seguir vamos falar sobre a importância de apostar no blog para empresas.

O que é um blog para empresas?

Normalmente, a página do blog é inserida no site da empresa, em uma aba onde são disponibilizados diversos conteúdos que podem ser atualizados com frequência, chamando a atenção do seu cliente, esclarecendo possíveis dúvidas e apresentando opiniões que facilitam as conexões com o seu leitor.

No mercado do marketing digital, o blog para empresas é uma das principais ferramentas de comunicação e pode ser uma estratégia para gerar grandes oportunidades. Há diversas formas de construir um texto atrativo para posicionar a marca e ir além, conquistar de vez os seus potenciais clientes.

Um pequeno exemplo é a jornada do consumidor, que parte do princípio de nutrir o prospect com conteúdos de qualidade seguindo um caminho até que ele entenda a dor que possui e saiba que o seu serviço pode solucioná-la.

Um blog pode trazer visibilidade e credibilidade para a sua empresa

Disponibilizar um conteúdo bem escrito, atualizado e que converse com o tipo de serviço que você está oferecendo, pode aproximar a sua empresa do cliente, tendo em vista que você vai escrever sobre algo que entende, fortalecendo a sua autoridade.

Sendo assim, você será conhecido por fornecer informações de valor. E essa estratégia ainda ajuda no tráfego orgânico, atraindo mais visitas e um bom posicionamento nas buscas.

O SEO deve ser um aliado do seu blog para empresas

Para auxiliar no posicionamento das páginas de busca do Google, os seus artigos podem contar com as estratégias de SEO. Mas, você sabe o que é isso?

O SEO, Search Engine Optimization, pode ser entendido como um conjunto de técnicas de otimização que são desenvolvidas para melhorar o seu posicionamento de forma orgânica. Alguns fatores facilitam esse ranqueamento. Confira:

On page:

  • Conteúdo
  • Título e Meta descrição;
  • Heading tags (títulos e intertítulos);
  • Imagens;
  • Uso de palavras-chave
  • URLs;
  • Rich snippets.

Off page

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas.

E para colocar em prática esse conteúdo, você deve definir alguns pontos, como: os seus objetivos, a persona, as ferramentas que você vai utilizar e a principal: a busca de palavras-chave.

Leia também: 4 erros mais comuns que podem minar sua estratégia de conteúdo para blog

Relacionamento com o cliente

O blog para empresas pode melhorar o seu relacionamento digital com o público, tendo em vista que você está disponibilizando conteúdos que esclarecem dúvidas e te aproximam dos seus clientes. 

Quando você oferece soluções, automaticamente proporciona a sensação de questões resolvidas para quem pesquisa o conteúdo e se torna referência no assunto.

No blog, se o conteúdo é de fácil acesso e busca, ele pode ajudar na educação do seu público, já que você mostra a importância do seu serviço, relacionando-o com publicações de temas que são do seu segmento de atuação, ao explorar as dores da persona e ofertar a solução.

Esse material pode ser transformado em apoio de forma explicativa, já que através do conteúdo é possível responder muitos questionamentos de quem está chegando e conhecendo o seu produto.

Um blog para empresas pode trazer audiência em outros canais

O conteúdo do blog pode ser reutilizado em outros canais, através de compartilhamento nas redes sociais ou até mesmo como referência para posts.

Você pode usar outras mídias para complementar o material, como vídeos do Youtube, e até desenvolver outros conteúdos para desdobrar o assunto.

Os blogs que não são utilizados apenas para criar divulgações e publicidades, atualmente, podem ser considerados a porta de entrada para uma empresa. Além disso, constantemente surgem novas formas de se comunicar dentro do blog para inovar nesse processo.

Nós mostramos que o blog para empresas pode ser o seu grande aliado para atrair novos clientes. Continue acompanhando os nossos conteúdos para mais informações como esta.