5 dicas para montar um currículo encantador

O currículo é seu “cartão de visita” e é a partir dele que os recrutadores buscam candidatos no mercado de trabalho.

Por essa razão é fundamental ter um currículo encantador que será seu passaporte para o próximo passo: Entrevista

Entenda como funciona a mente do recrutador

O recrutador possui infinitas ferramentas para buscar o candidato mais adequado no mercado de trabalho, e com essas ferramentas vem inúmeros currículos, em decorrência o recrutador tem em média cinco segundos para fazer uma leitura dinâmica e decidir se seu currículo vale a pena continuar sendo lido ou não. 

O tempo e energia gasta para esse processo são calculados afim de ser o mais assertivo e ágil possível, então pegue papel e caneta e anote essas cinco dicas que vai deixar seu recrutador encantado com seu currículo.

Dica 01: Tenha um objetivo claro

É parece óbvio, mas muitos candidatos pecam por não saberem qual área de atuação querem trabalhar, ou por quererem trabalhar em qualquer área isso deixa seu currículo genérico e desinteressante.

Se você possui duas áreas de atuação por exemplo: Consultor financeiro e Gerente fiscal faça um currículo para cada área, o mesmo se aplica para transição de carreiras como currículo profissional e outro para estágio ou treinee. 

Dica 2: Use palavras-chaves no seu currículo

Todos os recrutadores usam filtros para agilizar a busca do candidato ideal, então pesquise quais são as palavras chaves do seu ramo de atuação.

Por exemplo trabalha com marketing digital, descreva isso no objetivo e em pontos focos nas descrições.

Veja se existe uma termologia em outro idioma que frequentemente é usado, como por exemplo: Business Partner que é muito mais usado que parceiro de negócio.

Dica 3: Nada de preguiça.

Isso mesmo que você leu, reserve um tempo do seu dia para fazer seu currículo com calma, nada pior que o recrutador ler um currículo e não ter uma pequena descrição das atividades desempenhadas, nome das empresas anteriores escritas de forma errada ou incompleta, telefone faltando ou e-mails errados.

Pegue sua carteira de trabalho e coloque a data de início e saída , escreva o nome correto das empresas, mencione os sistemas que você usou (esse pode ser o diferencial que encantará o recrutador), revise seus dados pessoais como telefone, endereço e email, deixe um telefone de um contato próximo como backup no caso de seu celular estar indisponível.

Dica 4: Seja objetivo e fale a verdade

O currículo ideal tem apenas uma página então busque colocar as experiências mais atuais e relevantes, lembre-se que o recrutador no primeiro momento leva apenas cinco segundos para decidir se seu currículo está dentro do perfil.

Nada de mentiras ou distorções, se você não tem inglês não coloque intermediário, se você trancou a faculdade não coloque que está cursando, se você não tinha um cargo de liderança em carteira por mais que você exercia autoridade em seu departamento não invente cargos.

Muitas vezes o recrutador pode ligar e pedir a confirmação das informações para seu antigo empregador, ou pode pedir um teste e documentos para comprovar as informações. Evite constrangimento e desgastes desnecessários.

Dica 5: Seu currículo vai além de um documento

Com a popularização das redes sociais muitas empresas buscam conhecer o perfil pessoal do candidato para ter uma ideia sobre o FIT.

Então apesar de não ser um critério oficial de validação é importante estar atento ao que é postado em sites como Instagram e facebook principalmente se esses são abertos ao público no geral, evite publicar conteúdos agressivos ou que de forma direta ou indireta transmita falta de credibilidade.

Por outro lado use e abuse do linkedin, essa rede é voltada exatamente para fazer network e gerar engajamento do seu perfil profissional.