Home office: como tornar o seu dia mais produtivo?

Por conta das ferramentas de comunicação à distância e da computação em nuvem, muitas atividades profissionais já não precisam ser realizadas, necessariamente, nos escritórios das empresas. O home office tem se tornado cada vez mais comum e as companhias estão aprendendo a lidar com essa nova realidade.

Apesar dessa facilidade, muitas pessoas têm dificuldades para trabalhar em casa. Entre as principais queixas está a queda na produtividade, que dizem encontrar quando as atividades profissionais são feitas no lar.

Se você se identifica com essa situação, não se preocupe! A seguir, apresentaremos uma série de orientações para que o seu dia a dia seja mais produtivo no home office.

Defina um espaço para o seu home office

As pessoas que trabalham em casa precisam ter um espaço dedicado às atividades profissionais. O ideal é que esse local seja destinado apenas para isso, para evitar distrações.

Trabalhar sentado no sofá da sala ou na mesa da cozinha, portanto, não é uma boa ideia. Recomenda-se que seja instalada uma escrivaninha com o material de escritório em uma área da casa em que você possa trabalhar com tranquilidade, se possível.

Caso você more em um apartamento pequeno e com poucos cômodos, por exemplo, pode colocar a sua mesa de trabalho em um cantinho do quarto. É preciso apenas que o local não seja de grande circulação de pessoas, que podem fazer com que você se distraia e perca a concentração.

Baixe nosso e-book gratuito e torne-se um especialista em marketing de conteúdo.

Tenha uma rotina organizada

A sua rotina precisa ser muito bem organizada para ter sucesso no home office. Não é porque você está trabalhando em casa que pode sair a qualquer momento para fazer compras ou passear com um amigo, por exemplo.

É claro que você pode ter certa flexibilidade ao executar as suas tarefas cotidianas. Porém, o recomendado é que siga uma rotina pré-estabelecida. Tenha horários fixos para trabalhar e outros para realizar os afazeres domésticos, atividades de lazer etc.

Utilize ferramentas adequadas para organizar as demandas

Existem diversas ferramentas digitais que podem ajudar você e seu time a organizar as demandas e se comunicar. Um exemplo disso é o Trello, uma ferramenta que permite que você organize as tarefas utilizando a metodologia kanban.

Com o Trello, você pode criar cartões para as suas tarefas e organizá-los de forma estratégica, definindo datas para que as demandas sejam realizadas. Também é possível marcar os nomes dos colegas, para que eles sejam notificados por e-mail quando receberem uma nova atividade a ser realizada.

Aposte em recursos digitais para a comunicação

Para que você tenha sucesso ao trabalhar em home office, também é importante definir os recursos que serão utilizados para se comunicar com os colegas de trabalho. Algo interessante a ser adotado é definir um canal exclusivo para essa finalidade.

Embora o WhatsApp seja o mensageiro eletrônico mais popular do mundo, é bem provável que você e as pessoas da sua equipe o utilizem para trocas pessoais, não é mesmo? Por isso, esse aplicativo não é o mais indicado para conversar com os colegas de trabalho.

Se você fizer isso, precisará ficar atento às notificações do aplicativo e perderá o foco quando as mensagens forem de seus amigos e não relacionadas ao trabalho. Por isso, indicamos a utilização de outra ferramenta.

Opções profissionais para comunicação

Um aplicativo que pode ser utilizado para essa finalidade é o Slack, adotado pelo time da Black Beans. Ele tem uma plataforma bastante intuitiva e fácil de ser usada nos computadores e em dispositivos móveis, o que ajuda no home office. É possível criar grupos para conversar com várias pessoas ao mesmo tempo e também ter conversas particulares, assim como realizar ligações.

Também podem ser realizadas reuniões online, sempre que for necessário. Para isso, existem aplicativos interessantes, como o Zoom, Whereby ou Hangouts. Todos eles possibilitam que sejam realizadas videoconferências, com áudio e todas as câmeras ligadas.

Quando as pessoas se enxergam e podem conversar como se estivessem frente a frente, a comunicação se torna mais humanizada e próxima, além disso, eles permitem o compartilhamento de tela, o que ajuda muito nas apresentações.

O home office é uma tendência mundial e será cada vez mais comum as empresas apostarem nesse modelo de trabalho. Por isso, é importante que todos saibam como desenvolver as atividades profissionais em casa. Esperamos que as dicas que trouxemos tenham sido úteis para você.

Gostou deste artigo? Então o convidamos a seguir as nossas redes sociais e acompanhar todas as nossas novidades. Você nos encontra no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Cases de Marketing: Inbound e integração