ChatGPT: Uma ferramenta aliada à criatividade humana

ChatGPT: Uma ferramenta aliada à criatividade humana

O episódio da websérie Segunda que rende dessa semana toca em um tema ainda um pouco polêmico no universo do marketing digital: o uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, na produção de conteúdo. 

Luana Fernandes, sócia e diretora de criação da Black Beans Marketing Digital, compartilhou toda a sua vivência depois de meses de pesquisa e uma verdadeira imersão no universo dos softwares de IA

O resultado? Além de compreender mais sobre o funcionamento de todas essas ferramentas, Luana aproveitou para mostrar na prática como esse tipo de recurso pode ser usado. 

O roteiro do vídeo foi todo escrito com o auxílio do ChatGPT, o queridinho do momento quando o assunto é robôs que produzem conteúdo. 

A ideia é mostrar que esse tipo de dispositivo é sim uma excelente maneira de otimizar o dia a dia da produção de textos. Como destaca Luana, o trabalho nessa área é bem desafiador: “Se não estivermos num dia emocionalmente bom, por exemplo, o bloqueio criativo bate na porta!”. Ou seja, o auxílio de um robô pode colaborar para a mente ser desbloqueada e a escrita voltar a fluir. 

Entretanto, ainda que a inteligência artificial possa ser uma aliada, ela não pode ser encarada como substituta. 

A diretora de criação explica que o roteiro criado para o vídeo desse episódio só foi possível porque ela sabe como alimentar o software com as informações e questionamentos corretos: “O que eu precisei colocar em prática foram minhas habilidades de fazer as perguntas certas. Ou seja, eu tenho conhecimento de uso da Inteligência artificial, conhecimento de como criar um roteiro, habilidades com criação de conteúdo”. 

Com isso, foi possível aproveitar as facilidades da inteligência artificial e otimizar todo o processo de produção de conteúdo desse vídeo. 

O bacana desse episódio é compreender qual a lógica que constrói o roteiro proposto pelo ChatGPT. O robô divide as informações para explicar como a inteligência artificial pode ser usada na produção de conteúdo para marketing digital.

Na primeira cena, temos a indicação de que esse tipo de ferramenta é estratégico para entender quais os assuntos mais populares e, com isso, qual o tipo de informação que mais tem despertado o interesse dos usuários. 

Na cena seguinte, descobrimos mais um uso desse tipo de instrumento: a inteligência artificial pode colaborar com ideias sobre conteúdos que podem ser explorados para dialogar com um público-alvo específico.

Também entendemos que esse tipo de software ajuda na produção de textos de forma mais rápida e que estejam otimizados para mecanismos de busca. 

Por fim, o roteiro nos apresenta softwares que são capazes de criar imagens e vídeos com o uso de ferramentas de IA.

Conclusão

O que fica claro, ao longo do vídeo, é que o uso de robôs vai se tornar uma prática cada vez mais usual nas áreas que trabalham com produção de conteúdo. Uma agência como a Black Beans que é focada em tecnologia não poderia deixar de contar com o uso de ferramentas de IA no dia a dia. Ferramentas com inteligência artificial facilitam a escrita e representam uma grande economia de tempo e podem ser aplicadas em outras áreas da agência, como marketing, mídia e até mesmo DEV.

O desafio, entretanto, é compreender que esse tipo de instrumento não vai entregar o mesmo tipo de texto que um redator profissional: os conteúdos feitos com o auxílio de dispositivos como o ChatGPT devem ser revisados e nunca devem ser utilizados na íntegra. 

Para entender na prática o que o ChatGPT foi capaz de entregar para essa produção, vale a pena conferir o episódio na íntegra. Aproveite e se inscreva no nosso canal para não perder nenhum novo vídeo. 

Toda segunda temos vídeos dedicados a falar sobre marketing de conteúdo, marketing de vendas e marketing digital. Nas nossas redes sociais você também encontra muita informação relevante para investir no marketing do seu negócio e para aprimorar os seus conhecimentos. Estamos no Instagram e Facebook