Marketing como imposto

Marketing como imposto? Não seria um exagero?

Acompanhe este novo conteúdo apresentado na nossa websérie Segunda que Rende, por Vinicius Lucio, CEO da Black Beans Marketing Digital. Todas as segundas-feiras, no nosso canal do YouTube, novos episódios com pautas técnicas e temas relevantes para que a sua empresa consiga evoluir no marketing digital.

Os desafios de gerenciar uma empresa

Gerenciar uma empresa implica o enfrentamento de desafios em diversas áreas. É uma tarefa complexa que envolve desde a gestão de recursos financeiros e humanos até a tomada de decisões estratégicas, o empresário precisa lidar com uma série de questões que podem impactar diretamente no sucesso ou fracasso da empresa.

Para isso, precisa contar com pessoas, times de especialistas, líderes em áreas fundamentais, consultores externos e ferramentas de tecnologia.

A gestão exige muito esforço, dedicação e habilidades, sem falar sobre a necessidade de estar sempre atento às mudanças no mercado e na sociedade, e ser capaz de se adaptar rapidamente para manter a empresa relevante e competitiva. Vinícius afirma que “um empreendedor pode até morrer por audácia, mas jamais vai morrer de tédio”.

Como usar o marketing a favor da empresa

Entre as verticais do seu core business, está a área de marketing.

Core business é o coração do negócio, a essência que guia a empresa, ou seja, a sua área de negócios. É onde a empresa pode concentrar seus esforços e recursos naquilo que faz de melhor, Isso inclui aprimorar processos e desenvolver produtos ou serviços cada vez mais eficientes e competitivos.

As verticais referem-se às diferentes áreas de atuação dentro da atividade principal da empresa, ou seja, aos setores específicos que compõem o negócio principal da empresa, com as quais o empresário deve lidar e tomar decisões, mesmo não sendo a sua área de formação pessoal.

O conhecimento e as habilidades específicas em cada área, permitem que a empresa possa se destacar ainda mais em seu core business. Isso significa que cada vertical deve estar em harmonia com o core business e, juntas, devem trabalhar para oferecer soluções mais completas. Entre elas está o marketing, como uma das áreas mais desafiadoras.

Algumas questões precisam ficar claras para que o marketing possa ser um pilar estruturado dentro da empresa. É preciso ter um planejamento que defina objetivos e metas de marketing, ou seja, quais são os resultados que ela espera alcançar com suas ações.

Além disso, aspectos como definição de público-alvo e suas necessidades, mensagem central da empresa, ou seja, aquilo que a empresa quer comunicar e transmitir para seus clientes e potenciais clientes, fazem parte de uma “lição de casa” que precede, por exemplo, a contratação de um profissional de marketing ou agência.

Os objetivos devem estar alinhados com os objetivos gerais da empresa e serem mensuráveis, para que seja possível avaliar o sucesso ou fracasso das estratégias adotadas. Isso permitirá que a empresa crie campanhas de marketing mais efetivas e direcionadas.

Como organizar o investimento para o marketing

Em uma palestra interna da agência, “Gerei leads e agora?” Vinicius também abordou este tema da falta de direcionamento. Muitas vezes, os leads chegam às empresas e ficam perdidos, porque não sabem o que fazer.

Um problema que só pode ser enfrentado com um marketing bem estruturado. Isso, é claro, depende de uma questão: qual é o seu budget para marketing?

Não adianta fazer estudos e mapeamentos sem budget. Ou mesmo desenvolver estratégias sem ter o financeiro como gatilho. É a partir do valor de investimento que se pode ter a dimensão e verificar as possibilidades que temos, no momento de montar um planejamento.

Um profissional de marketing ou uma agência, são meios para o atingimento dos seus objetivos e as ferramentas que serão utilizadas só podem ser definidas a partir de um orçamento. Estabelecer quanto gastar por ano, mês ou campanha é fundamental, pois sem esta base, qualquer planejamento de marketing se desencontra da realidade.

Marketing como imposto

Agora sim, já podemos entender porque é fundamental tomar a área de marketing na perspectiva de um custo fixo. Vinicius reforça a necessidade de se estabelecer verbas para esta vertical, assim como estão previstos custos para folha de pagamento, estrutura da empresa, insumos e impostos. Única forma de ter um marketing estruturado, eficiente e dentro da realidade de cada empresa.

Medir os resultados do marketing

Um dos papéis do empresário é acompanhar e medir os resultados e, assim, poder alocar recursos e tomar decisões quanto aos investimentos. 

O marketing digital tem uma vantagem que é exatamente a possibilidade de acompanhar cada etapa de investimento no processo e mensurar o retorno que a estratégia está trazendo, seja para o seu posicionamento, branding, vendas online, presença digital ou qualquer outro objetivo.

Como lição de casa, Vinícius recomenda: “empresário, olhe o seu faturamento, entenda os seus custos, estabeleça os seus objetivos de crescimento e estabeleça uma porcentagem destinada para marketing. A partir daí, os ajustes e otimizações dos custos devem estar atrelados aos indicadores e acompanhamentos de performance”. Isto cabe para os investimentos em todas as frentes do marketing da sua empresa.

Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha sensibilizado para uma reflexão sobre como a ideia de marketing como imposto e você possa dar início a um trabalho estruturado, planejado e de bons resultados.

Não deixe de assistir ao vídeo, com todos os comentários e insights no nosso CEO Vinicius Lucio no canal do YouTube e continue acompanhando nossas publicações.