O que é marketing de influência e quais as apostas para o futuro?

Atualmente, há diversas formas de conquistar novos clientes e trabalhar o posicionamento no meio digital. O marketing de influência é um bom exemplo disso e você sabe o que isso significa?

Neste modelo de estratégia digital, são realizadas ações integradas com influenciadores digitais para divulgar a marca ou até encabeçar uma campanha, por exemplo.

Esse trabalho é desenvolvido com pessoas que já possuem um público nas redes sociais, que as acompanham com frequência e se espelham nos conteúdos que elas produzem e compartilham.

Quais vantagens o marketing de influência pode trazer para a empresa?

Quando uma estratégia de marketing de influência é bem desenhada, é possível colher frutos muito interessantes, como a geração de novos leads e a construção da autoridade da marca.

O ideal é optar por influenciadores que tenham uma identificação com a marca e estejam alinhados com o público-alvo que você deseja atingir. De nada adianta uma grande ação que não vai atingir as pessoas certas, o que pode até provocar frustrações e se tornar algo negativo para a empresa.

Uma mãe, blogueira e engajada no meio é uma grande possibilidade para marcas de fraldas ou roupas infantis, por exemplo. Já para o mercado B2B, que costuma ser mais analítico, um perfil influenciador especialista no seu segmento pode ser o melhor caminho, mesmo que ele ainda não tenha um público tão grande.

É importante levar em consideração também o estilo da campanha, a verba disponível, entre outros muitos fatores antes de começar a desenvolver essa estratégia.

Quer potencializar estratégias de vendas B2B com ferramentas de marketing digital? Entre em contato conosco!

Fique atento ao perfil do influenciador

No meio digital tudo acontece muito rápido e um pequeno deslize pode se tornar uma bola de neve. Para quem trabalha com marketing de influência, ter um cuidado extra é sempre bom. Isso porque estão lidando diretamente com influenciadores, pessoas públicas que estão sujeitas a exposições.

Escolher um profissional consolidado no meio, conhecido pela sua responsabilidade e por passar confiança para as marcas, é essencial. Afinal, esse também é o trabalho dele e deve ser uma troca positiva.

Ainda há muito a ser explorado no marketing de influência

As redes sociais estão cada vez mais se reinventando e os influenciadores parecem se adaptar rapidamente a elas. Por isso, o futuro do marketing de influência é bastante promissor.

O próprio Instagram, por exemplo, está constantemente mudando e entregando novas formas de produzir conteúdo, como o IGTV e Reels. Além do Tik Tok, que virou mais que uma febre e sim uma maneira envolvente de postar vídeos cada vez mais criativos e que saem dos padrões.

Dependendo do estilo e segmento da marca, essas plataformas são perfeitas para investir e sair na frente dos concorrentes. O ROI efetivo conquistado com esse trabalho é mais um fator que impulsiona esse tipo de marketing.

Ainda é possível classificar as pessoas que trabalham com o marketing de influência: os midiáticos (jornalistas ou até investidores que já são consolidados no meio off-line, mas acabam transmitindo essa expertise também no meio online), especialistas (são os líderes de comunidades no meio digital, como os youtubers e blogueiros).

Por último, temos os fãs influenciadores, pessoas comuns, mas que exercem influência no segmento de uma determinada marca.

Leia também: Marketing de causa: O que é e por que é tão importante para as marcas?              

Por fim, o que mais a marca tem a ganhar?

Apresentar apenas números para o público, como forma de convencê-lo da qualidade do seu produto, já não é mais efetivo. É preciso encantar e surpreender, algo que o marketing de influência permite fazer com maestria.

Coca-Cola, Red Bull, Johnson & Johnson e outras centenas de marcas mundialmente famosas, utilizam dessa possibilidade para se aproximar dos seus clientes. Afinal, nada melhor do que alguém que o seu público acompanha e admira para dizer, em outras palavras, “uso e aprovo o produto”.