O que é SDR?

O que é SDR?
O que é SDR?

A sua empresa recebe constantemente contatos de pessoas supostamente interessadas no produto/serviço que a sua empresa oferece, mas sempre têm desistências na hora de fechar o contrato? Talvez elas não sejam leads qualificados para a sua empresa. Uma forma de solucionar é contar com um profissional muito importante. Você sabe o que é SDR? Hoje, o nosso artigo abordará este assunto, venha entender mais sobre isso.

Mas afinal, o que é SDR?

Para que você compreenda o que é SDR vamos começar desmembrando esta sigla. O Sales Development Representative, ou em português, Representante de Desenvolvimento de Vendas é a pessoa que dá boas-vindas ao novo lead que acaba de chegar à sua empresa.

A função deste profissional? Verificar e qualificar os leads que possuem interesse no que a sua organização oferece. Além de fazer a primeira análise, ele também é responsável por realizar o primeiro contato com o futuro, seja por meio de uma ligação telefônica ou o envio de um e-mail.

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Qual é a importância de um SDR para sua empresa?

Agora que você sabe o que é SDR, está na hora de compreender qual é a importância deste profissional dentro da sua organização. Se a sua equipe de venda já está cansada de receber diversos contatos e não conseguir fechar nenhuma venda de sucesso, o SDR pode ajudar.

Ele será responsável por realizar buscas de ótimas oportunidades de negócio e ao mesmo tempo agrega valor aos leads que chegam, deste modo a equipe de venda recebe prospects mais qualificados, aumentando assim, a chance da realização de uma venda.

Para lhe ajudar a entender melhor o que é SDR e qual é a importância dele separamos para você alguns pontos que são considerados uma vantagem para a sua empresa ao realizar a contratação deste profissional, veja:

  • O SDR auxilia na definição da segmentação de público-alvo da sua empresa.
  • Aumenta as oportunidades de negócios.
  • Faz o levantamento sobre as informações necessárias sobre o lead para que a equipe comercial tenha mais chances de fechar uma venda.
  • Diminui as chances de cancelamentos de contratos, o famoso churn.

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O que um SDR precisa fazer?

Além de todo esses benefícios que comentamos acima é de extrema importância que você tenha uma visão geral do que um SDR faz, e podemos lhe garantir que é muito mais do que filtrar leads qualificados para a sua equipe do comercial.

Você por acaso já ouviu falar em cliente fit?

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Calma, não é bem isso que você está pensando. Um cliente fit é aquele consumidor que se encaixa perfeitamente ao serviço ou produto oferecido. Resumindo, ele é a cara da sua empresa. É de responsabilidade de um SDR identificá-los e passar os dados ao setor de vendas.

É a partir desta “pré-seleção” que o tempo de uma negociação é diminuído. Assim, os colaboradores do comercial não precisam passar dias e dias levantando informações e passam a focar no que realmente importa, que é realizar vendas.

Agora você entendeu a importância de SDR para a sua empresa? Ajudar na seleção de leads que foram atraídos a partir de uma ação, melhorar o desempenho da equipe de vendas e coletar dados essenciais está no sangue dele.

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