O que é storytelling e como ele ajuda o marketing digital?

O que te chama a atenção e te motiva a continuar lendo um artigo? Uma história impactante, um enredo arrebatador ou um conteúdo que leva conhecimento sobre um assunto específico? Vamos te explicar o que é storytelling e como é possível aplicá-lo no marketing digital para envolver o consumidor.

Mas, primeiro: como processamos as informações que lemos? De acordo com o linguista francês Vincent Jouve, há cinco processos que ocorrem simultaneamente no nosso cérebro e que estão envolvidos no ato de ler.

  • Processo neurofisiológico: Nossos olhos veem os símbolos no texto e os enviam para o cérebro, que os decodifica;
  • Cognitivo: Depois de decodificar os símbolos do texto, os reunimos em palavras e frases e interpretamos o significado;
  • Afetivo: É a identificação com a história e os personagens. A emoção é o cerne da leitura de ficção e é ela que nos faz continuar lendo, interessados pelo assunto. Essa é a alma de o que é storytelling;
  • Processo argumentativo: O texto possui um objetivo e muitas vezes, um ponto de vista, para com os leitores. E, à medida que lemos, vamos despertando o nosso lado mais crítico sob os pontos levantados pelo autor;
  • Processo simbólico: Nós carregamos nossa bagagem ao ler um texto, assim como ele também é formado com um contexto social intrínseco. Isso provoca aproximação de uma determinada realidade, muitas vezes diferente da nossa.

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Agora que você já entendeu um pouco sobre o processo de compreensão de um texto que todo o nosso cérebro desempenha, vamos à questão principal:

O que é storytelling?

“Story”, do inglês história e “telling”, de contar. O storytelling é mais do que simplesmente contar histórias. É uma arte que bebe das técnicas de roteiristas e escritores para transmitir mensagens impactantes e arrebatadoras.

Essas mensagens precisam chegar ao público certo, com o discurso certo, um diferencial e a linguagem mais adequada para atingir em cheio os corações de quem lê. Para isso, existem alguns elementos a se considerar na hora de construir uma narrativa dentro de o que é storytelling:

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  • Personagem: Ele é o “herói” da história. É quem provoca identificação e quem percorre toda uma jornada. Precisa ter características que chamem a atenção do leitor;
  • Mensagem: Essa parte está relacionada às ideias. São elas que podem marcar a vida das pessoas e se tornar inesquecíveis. Quantos vídeos, textos e palestras não nos deparamos ao longo de uma semana e logo esquecemos, não é mesmo? Mas, as que realmente nos tocam, lembramos para a vida toda;
  • Ambiente: Crie um ambiente, bem descrito, para as “aventuras” do seu personagem acontecerem. Isso ajuda na identificação do público, que pode se inserir no contexto e local da história com a imaginação.
  • Conflito: Como nem tudo são flores, é preciso haver um conflito intenso na sua história, para prender o leitor, que fica ansioso com o desfecho. E também é preciso de um problema para motivar o personagem, que assim como nós, se torna mais forte e encontra novas soluções na adversidade.

Jornada do herói

Esses elementos são importantes quando falamos sobre o que é storytelling. Mas há um conhecido estudioso da mitologia que ganhou ainda mais notoriedade ao descobrir que basicamente todas as histórias seguem o mesmo arquétipo. O nome dele é Joseph Campbell.

Ele estabeleceu 12 etapas para estruturar a narrativa e ter sucesso na construção da história. Afinal, quem não se viu envolvido em um episódio de uma série que arrancou lágrimas ou um texto que causou uma overdose de amor e carinho? É esse tipo de conteúdo que não esquecemos.

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As etapas são: Mundo comum, chamado à aventura, recusa do chamado, encontro com o mentor, travessia do primeiro obstáculo, provas, aliados e inimigos, aproximação da caverna secreta, provação, recompensa, caminho de volta, ressurreição e retorno com o elixir.

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Todos eles vão construindo uma narrativa, levando a pessoa para uma jornada junto com esse personagem e envolvendo-a na resolução do conflito. Para facilitar a compreensão pense em uma persona: Ela é uma pessoa (personagem), que vive e trabalha em um lugar específico e tem características próprias. E tem um problema, que o seu produto/serviço pode resolver.

Até chegar a sua marca, ela percorre um caminho, com percalços. Só então, consegue resolver o conflito.

Como aplicar storytelling nos seus negócios de marketing digital?

Agora que você já sabe o que é storytelling e fez um mergulho no universo do texto, vamos aplicar todo esse conteúdo ao seu universo de marketing digital?

Nós sabemos como o marketing de conteúdo, vertente do Inbound marketing, é essencial para o meio digital. Trabalhar com texto e conteúdo relevante gera engajamento. Isso é fato. E os números só atestam essa realidade. Mas é importante chamar a atenção do público-alvo e é nesse momento que entra o storytelling

Use e abuse das histórias. De acordo com estudos ligados ao neuromarketing, recursos narrativos empregados na publicidade geram mais resultado e são mais absorvidos pelo público do que apenas informações isoladas sobre uma marca ou produto, por exemplo. Enquanto lemos uma história, nosso cérebro libera dopamina, o que faz com que guardamos mais informações e por mais tempo.

Isso mostra que não se trata apenas de desenvolver ações promocionais e propagandas para o público-alvo. Eles se envolvem mais com uma marca que tem propósito, missão e valores claros, que passa uma história. Hoje, as pessoas procuram saber quem faz o produto que estão comprando e como é essa empresa. Além dos materiais que foram usados nessa produção e quem foi afetado com o processo. É muito mais do que apenas vender.

É preciso desenvolver estratégias de marketing que unam o que é storytelling com o posicionamento da marca e o produto/serviço a ser vendido. A Agência Black Beans utiliza as técnicas que citamos acima para criar uma ambientação e identificação com seu público, por meio de estratégias e conteúdos relevantes. Entenda mais sobre como podemos te ajudar.