Otimização de conteúdo: Por que é tão necessária?

O marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável para quem visa realizar a otimização de conteúdo para alcançar um bom posicionamento no Google.

E para construir um conteúdo relevante, é preciso uma análise periódica que ajude a entender a necessidade de consumo de informação do seu cliente.

No artigo a seguir, você entenderá o que é a otimização de conteúdo e como ela pode ajudar a manter um bom posicionamento nos buscadores na internet.

O que é otimização de conteúdo?

A otimização de conteúdo é uma técnica utilizada para aprimorar um material, atualizar e melhorar ainda mais seus resultados organicamente.

As ferramentas utilizadas podem ajudar a manter o seu conteúdo visível para quem busca por essa informação. Vamos pensar assim, quando você está procurando por um conteúdo no Google, você procura na primeira página ou suas pesquisas vão além?

Segundo os dados disponibilizados pelo Google, 75% dos usuários que fazem pesquisas não passam da página principal. Ou seja, o seu conteúdo precisa estar visível para esse público.

Quando você desenvolve um conteúdo, é necessário um monitoramento minucioso de acordo com o seu desempenho e conforme ocorre mudanças no mercado, você precisa atualizar e ajustar esse material, para alcançar o seu público de forma estratégica.

Você pode sempre melhorar um conteúdo e para isso, você pode contar com ferramentas que otimizam esse processo.

Otimização de conteúdo na prática

O processo de otimização de conteúdo precisa de uma análise e um acompanhamento detalhado.

O seu material precisar ser supervisionado minuciosamente para fazer otimizações constantes, porque já sabemos que a internet muda rapidamente e precisamos ter sempre um conteúdo atualizado.  

Ferramentas como: Google Analytics, Ubersuggest e Semrush podem auxiliar no acompanhamento das palavras-chave que estão ranqueando o seu conteúdo, quais páginas estão em alta, backlinks etc.

Baseado nas pesquisas dos seus conteúdos, essas ferramentas também permitem que você selecione conteúdos que podem desenvolver um melhor desempenho, mas que precisam ser ajustados em determinados aspectos.

Confira a função de cada plataforma:

Google Analytics

A ferramenta permite o acompanhamento do seu site, analisando o desempenho e a eficiência da sua atuação de forma online, permitindo que você desenvolva estratégia para realizar a otimização de conteúdo.

O google analytics identifica o perfil de quem acessa seu site, as conversões realizadas em determinado período, e os acessos nas páginas mais atrativas para quem consome seu conteúdo.

A plataforma também consegue monitorar de onde vem esses acessos, quais páginas os usuários estão visitando, o número de visualizações e as taxas de rejeição (entendendo que não interagiu com seu conteúdo).

Leia também: 6 ferramentas que te ajudam na produção de conteúdo

Ubersuggest

O Ubersuggest disponibiliza informações sobre as suas páginas para auxiliar na otimização de conteúdo, para melhorar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca.

Análise é feita de forma mensal, visualizando o seu tráfego orgânico, realizando o rastreamento das palavras-chave. Monitorando autoridade do seu domínio, o ranqueamento do site, as páginas mais acessadas.

A plataforma disponibiliza também um relatório de palavras-chave, para que você consiga visualizar onde você pode melhorar seu conteúdo e ir otimizando conforme os acessos.

Semrush

Com o Semrush você consegue analisar a sua visibilidade online, acessando relatórios sobre pesquisa orgânica e paga, backlinks e palavras-chave. Além de conseguir também um monitoramento de concorrência.

É uma ferramenta paga, que analisa muito além do site, faz o levantamento de dados de qualquer domínio que você queira procurar. Com acesso há pesquisa paga e tráfego orgânico.

Qualidade do seu conteúdo

Claro que a qualidade sempre vai ser mais importante que quantidade. E ao construir o seu conteúdo isso não será diferente.

Nas etapas de otimização de conteúdo, selecionar o que você vai produzir é ponto de destaque. Por isso, nos posicionamentos, o material para blog se destaca, mas você pode produzir conteúdos em diversos formatos.

Como, por exemplo, a criação de e-books. Que geram também bons resultados, se forem feitos com qualidade e divulgados em landing pages e nas redes sociais. 

A produção de calls-to-action certas e bem-posicionadas pode fazer com que o seu conteúdo chegue até o seu público de forma prática. E lembre-se de conferir se os links das CTAs estão funcionando e se estão direcionando da forma correta para não perder posição no google e acessos.

É importante destacar que as pessoas procuram por respostas claras, objetivas e que transpareçam confiança para elas, então se estão em busca do seu material, realizar a otimização de conteúdo é garantir a sua autoridade no mercado!