Posicionamento de marca: como garantir destaque no mercado?

Diante de um mercado amplo, com tantas empresas pensando em desenvolver o melhor para seus clientes, como é possível garantir atenção através do posicionamento de marca?

Lidar com essa competição é um processo natural para diversas empresas: é necessário entender que no mercado tem espaço suficiente para todos. Isso não significa que você deve ser igual ao concorrente, é importante ter liberdade para inserir sua marca com autoridade e imprimir seu “DNA” no mundo.

Posicionamento de marca está relacionado ao fato de fixar um ponto na consciência e subconsciência das pessoas, pensando sempre em ter destaque.

Mas o que é posicionamento de marca?

Falar em posicionamento de marca não é necessariamente falar sobre seu produto. Está relacionado à forma como o cliente visualiza seu produto no mercado. Sabe aquelas empresas que não saem da cabeça? Estamos falando sobre isso!

Posicionamento de marca nada mais é do que o lugar em que sua empresa pode ocupar na percepção das pessoas e outras empresas, como é reconhecido. Tendo suas principais características na mente do público, sempre focando na perspectiva que os clientes têm do produto.

Vamos visualizar um exemplo: Coca cola x Pepsi. Duas empresas concorrentes e cada uma com seu espaço no mercado.

A estratégia de marca da Pepsi foi ocupar o seu espaço titulado como segunda opção. “Só tem Pepsi, pode ser?”. Uma campanha que fixou na cabeça dos clientes de forma diferenciada, atribuindo autoridade à marca.

Uma estratégia bem desenvolvida pode garantir de forma assertiva o impacto de uma empresa no mercado. Saber se posicionar a partir dos valores pode ser a diferença no mercado, indo além do fato de promover e vender seu produto.

Você precisa conhecer a fundo o seu mercado e o cliente. Concretizando um relacionamento entre seus valores, sentimentos e elementos emocionais, para que seja possível transmitir esse conjunto de fatores em sua marca.

Cases

O inbound marketing pode auxiliar o posicionamento da sua marca

Conhecido como marketing de atração, o inbound foge do marketing tradicional e desenvolve uma estratégia para que o cliente venha até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem.

Atrair, converter, vender e encantar, essas são as etapas do inbound. E se forem desenvolvidas de forma correta é possível levar mais autoridade à sua marca.

Para manter uma conexão efetiva com os seus clientes é necessário desenvolver um conteúdo relevante, aumentando sua visibilidade e garantindo o posicionamento de marca no meio digital.

E muito além disso, é importante entender quem é o seu público, o que ele deseja e de que forma sua empresa pode ser uma autoridade para essas pessoas. Com estratégias bem desenhadas de conteúdo, fluxo de automação, e-mail marketing e muito mais, seu negócio começa a ganhar espaço no segmento.

Leia também: Qual a importância do marketing de conteúdo?

Entenda como alguns fatores podem te auxiliar:

  1. Marketing de conteúdo: com uma estratégia desenvolvida pensando na sua persona, é possível conquistar autoridade e relevância, como artigos para o blog, tirando dúvidas e oferecendo dicas preciosas. Em especial de forma orgânica, com análise e estudo de palavras-chave, o seu posicionamento nos principais buscadores se torna ainda mais interessante.
  2. Site: Com uma página para chamar de sua, o cliente pode encontrá-lo nos buscadores e verificar informações valiosas sobre seu produto e sua marca.
  3. Redes sociais: Esse ambiente é propício para quem deseja desenvolver uma autoridade e ser conhecido pelo público. Compartilhe conteúdos de qualidade, utilize os aplicativos de forma estratégica, apresentando relevância e atenção no engajamento!

Aplicado de forma correta, o inbound pode melhorar os seus resultados e as estratégias podem ganhar destaque com seus clientes, valorizando o posicionamento de marca. 

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