Técnicas de SEO: Entenda como elas funcionam

Ei você! Isso, você mesmo, tenho uma pergunta intrigante para lhe fazer hoje. Sabe me dizer quais são as páginas do seu site que estão com um bom posicionamento em ferramentas de busca na internet, principalmente no Google? Se não tem a resposta na ponta da língua é melhor se preocupar um pouco. Por isso, no texto de hoje vou te ajudar a entender melhor como as técnicas de SEO funcionam.

Espera aí, mas o que é SEO?

Para quem não utiliza estratégias de Inbound Marketing, essa sigla pode parecer um pouco estranha. Então, para lhe ajudar a ter uma compreensão completa deste artigo, vou explicar o que é o SEO e como essa técnica surgiu.

Vamos começar explicando o que significa a sigla SEO (Search Engine Optimization), em português Otimização para Mecanismo de Busca. As técnicas de SEO auxiliam as páginas do seu site a terem mais oportunidades de estarem em boas posições no Google.

Quando a internet começou a ser utilizada por boa parte da população, alguns desenvolvedores descobriram que, se uma determinada palavra-chave fosse utilizada diversas vezes, havia muito mais chances do conteúdo ou da página do site ranquear.

Mas, em 2003, o grande Google resolveu criar uma gigantesca atualização nos algoritmos, que foi carinhosamente batizada de Florida, fofo não é mesmo? A intenção era diminuir essa forma de spam que aqueles desenvolvedores encontraram para alcançar um bom posicionamento. Porém, isso não foi suficiente. Os webmasters desenvolveram outro jeito de “trapacear”, e começaram a inserir links em outros sites, que acabavam apontando para a página que eles desejavam ranquear.

Foi em 2012 que a atualização Penguin foi ativada e até hoje ela ganha versões melhoradas. O Penguin Google, em sua última versão, passou a penalizar técnicas de SEO que não possuem uma boa prática, como links externos usados de maneira incorreta e o uso excessivo de palavra-chave. Então, encher o seu site com a mesma palavra-chave não é um bom caminho para chegar a primeira página do maior buscador da internet.  

Como as técnicas de SEO afetam o seu site?

Quando falamos de estratégias de SEO, uma das coisas mais importantes que devemos ter em mente é que, quando o seu site possui um bom conteúdo e links internos e externos estrategicamente colocados para diminuir a taxa de rejeição, o Google entende que a sua página na web tem muita autoridade e que merece um lugar ao sol, ou melhor, nas primeiras posições do buscador.

Mas, falando de links externos, é importante ressaltar que não adianta ele vir de um site com baixa qualidade, isso diminuiu a sua pontuação com o Google. Desta maneira, você irá perder posições. Você pode entender melhor como bons backlinks funcionam clicando aqui.

Atualizações precisam ser realizadas com periodicidade

Se alguma vez as técnicas de SEO foram aplicadas nas páginas do seu site e blog, você está pensando que está tudo certo e não precisa se preocupar com nada, não é mesmo? Bem, preciso lhe dizer que está completamente equivocado.

Não é porque alguma página do seu website alcançou o primeiro lugar nas buscas do Google que você precisa baixar a guarda, com certeza os seus concorrentes não gostaram nenhum pouco de perder uma posição para ela.

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Por esse motivo, se faz necessário que todo o seu site seja analisado periodicamente, para que melhorias de SEO sejam feitas. Desta maneira, você estará sempre atualizado e preparado para aparecer na primeira página do Google. Hoje, existem ferramentas que analisam e dão o diagnóstico para cada url que for pesquisada. Ferramentas de automação de marketing, como a RD Station, mostram quais páginas estão melhores ranqueadas e se houve perda de posição.

Conheça o seu cliente

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Até agora falamos sobre técnicas de SEO, mas o que o seu cliente tem a ver com tudo isso? A resposta é TUDO. Desde que o SEO surgiu, uma das nossas maiores preocupações era agradar os robôs que estão na internet para que os nossos conteúdos fossem bem ranqueados.

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Porém, esquecemos de um ponto muito importante. Quem compra nossos produtos/serviços são os nossos clientes e eles são responsáveis por diminuir ou aumentar as taxas de rejeição do site. Por isso, não é só de boas técnicas de SEO que as páginas na web precisam, mas um conteúdo que prenda a atenção do leitor.

A melhor forma de fazer isso é conhecendo profundamente o seu cliente. O que ele precisa? Quais são as palavras-chave que ele pode usar? Em qual rede social ele está presente? As técnicas de SEO precisam estar atreladas a um conteúdo de qualidade.

Qual palavra-chave usar?

Qual é a frase ou palavra-chave que define a sua empresa? É por esse tipo de pensamento que você deve começar e depois partir para algo mais aprofundado e concreto, tendo como base o perfil do seu consumidor e palavras-chave que estão associadas ao produto/serviço que a sua empresa vende.

A partir disso, ferramentas como Google ADS e SEMRush devem ser utilizadas para descobrir qual é a melhor palavra para a região na qual você deseja alcançar novos leads. É preciso levar em consideração, na hora dessa pesquisa, a busca mensal que a palavra-chave tem e qual é concorrência para ela. Feito isso é só colocar as técnicas de SEO em prática.

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