É realmente necessário ter um nicho nas redes sociais?
Você se perde na hora de fazer o seu conteúdo e, por compartilhar muitos temas, não mantém um padrão de assunto? Continue lendo este artigo que eu irei te ajudar a ter um nicho nas redes sociais e te contar as vantagens por defini-lo!
Por que ter um nicho nas redes sociais é tão importante?
Quase todas as pessoas têm mais de um assunto para conversar, não é mesmo? Você pode falar de moda, maquiagem, esportes, entre outros diversos temas, e claro, gostar de todos na mesma intensidade.
Porém, a questão é que não somos experts em todos os assuntos, podemos ter uma base e saber argumentar, mas se não tivermos um estudo ou vivência por trás, não seremos autoridade.
De forma lógica, unir um conteúdo que você é realmente bom e conseguir divulgar isso para os seus seguidores, é o início do seu caminho para o sucesso!
Por isso, ter um nicho nas redes sociais é a maneira mais correta de atrair o público que deseja e poder falar com convicção para essas pessoas.
Não desvie do assunto no qual você é autoridade
Da mesma forma que não devemos falar do que não sabemos, não devemos também divulgar algo no qual não estudamos.
Por exemplo, se você é um fotógrafo e usa o seu trabalho para criar conteúdo para as suas redes, não faz sentido divulgar uma marca de maquiagem, porque o seu público pode até gostar desse nicho, mas você não é autoridade nesse assunto.
Logo, ter credibilidade é o mais importante, por isso, divulgar itens ou outros perfis que os seus seguidores sabem que você não tem ligação, acaba abalando o seu vínculo com o público e resultando em um engajamento ruim.
Etapas para ter um nicho nas redes sociais
Agora que conseguimos esclarecer o quão importante é definir o seu nicho, vamos as dicas de como saber qual é o seu grupo nas redes sociais, confira a seguir:
1. No que você se considera realmente bom?
O primeiro passo para ter um nicho nas redes sociais, é saber no que você tem facilidade de falar, gosta e se interessa em estudar sempre sobre o tema.
Para isso, pense no seu dia a dia, um nicho não precisa ser necessariamente ligado ao seu trabalho, pode ser um hobby, ou apenas uma paixão que você tem vontade de se aprimorar cada vez mais.
2. Estude as suas vertentes
Agora que já definimos o seu tema, precisamos estudar quais são os tópicos que você poderá falar ao longo do tempo.
Vamos supor que você escolheu o nicho de fotografia, as vertentes que poderia seguir são infinitas, como algumas poses diferentes para fotos, edição, apps que as pessoas precisam ter, entre outras inúmeras possibilidades.
Assim, certifique-se que o seu assunto não é escasso, anote todas as ideias que vierem na sua mente e, se você se sentir confiante em ter um nicho nas redes sociais, continue nesse caminho!
3. Faça o seu conteúdo e avalie o retorno
É importante desenvolver um planejamento e ter ideias, mas é necessário também executar o que foi definido para obter um resultado. Assim, você conseguirá visualizar se está dando certo e ter mais vontade de continuar.
Então, não pense demais, apenas defina, execute e avalie. A internet é um mundo cheio de possibilidades e tenho certeza de que tem um espaço reservado para você.
Leia também: Como aumentar seguidores no Instagram?
Seu time de vendas comete erros constantes na negociação comercial? Baixe o nosso e-book gratuito e descubra 12 coisas que não se deve fazer em vendas.
Mantenha o foco para ter um nicho nas redes sociais
Ter um nicho nas redes sociais, organização e dedicação, com certeza irá fazer o seu tema irá decolar. Ainda tem muito conteúdo para ser explorado, sempre com uma moda nova, músicas que todos estão usando e até acontecimentos importantes na sociedade.
Portanto, aproveite toda a oportunidade que tiver, tem espaço para todos na internet. Mas, por outro lado, pense que sempre terá uma pessoa disposta a fazer aquilo que você não teve coragem de fazer, por isso, tenha foco no seu objetivo!