O que é backlink?

Se você é iniciante no universo do Marketing Digital, provavelmente está assustado com a quantidade de informação que encontra na web sobre o assunto. Mas a pergunta de hoje é, você sabe o que é backlink? Se a resposta for não, nós estamos aqui para te ajudar!

Por isso, vamos começar aos poucos: Muitas das empresas que procuram agências de Marketing Digital têm como objetivo divulgar seu negócio e trazer novos clientes, por meio de diferentes plataformas na internet.

Assim, é necessário desenvolver uma estratégia com as próximas ações para essa organização, envolvendo as redes sociais e o site/blog dela. O trabalho é extenso e conta com diversas frentes.

Algumas são focadas em fazer com que esse site/blog se torne relevante e tenha mais chances de aparecer logo na primeira página do Google, em especial de forma orgânica.

Saiba o que é backlink e qual é a importância deles em um texto:

QUIZ

Os backlinks são links dentro de um texto que levam a outra página dentro do mesmo site ou em outra página da web. Mas, é essencial que eles conversem entre si, tenham assuntos relacionados e sejam relevantes.

Se você fala sobre alimentação saudável, não traga links sobre arquitetura, por exemplo. O Google analisa todas essas questões na hora de dar uma “nota” para o blog.

Pense nesse contexto: Você conheceu uma pessoa na faculdade e logo viraram grandes amigos. Agora, sempre estão em contato, conversando e saindo juntos. Podemos dizer que vocês têm um bom relacionamento, certo?

Saiba mais: Linkedin para empresas: O modo ideal para atingir seus clientes

Esse é outro ponto que o Google também observa e que é determinante em suas métricas: a boa relação entre o seu site e os demais. E ele avalia isso justamente por meio dos links e sua qualidade. 

Ou seja, de nada vale ter links espalhados por toda a web, se eles não têm relevância ou conexão nenhuma com o seu propósito. Assim, é possível perceber a importância de entender o que é backlink e como ele é empregado nesse contexto.

Backlinks e sua relação com o SEO

Nesse momento, entra o SEO, sigla em inglês que significa Otimização para Mecanismos de Busca. Ele é composto por diversas técnicas que funcionam em consonância para elevar o posicionamento de um site. Entre elas a preocupação com o layout da home e de todo o site e a definição de palavra-chave para a produção de um bom conteúdo.

Isso vai ajudar a trazer leitores/visitantes para a página e gerar engajamento e, por consequência, novos potenciais clientes, os chamados leads.

Dentro dos artigos, é preciso apresentar informações relevantes e relacionadas ao seu produto ou serviço oferecido, com o objetivo de educar o leitor ou ajudá-lo a solucionar um problema. Além disso, é importante apresentar links, tanto para dentro quanto para fora do blog.

Saiba mais sobre marketing digital

Logo, backlinks internos fazem com que o usuário circule pelo site o máximo de tempo possível, além de estabelecer uma interação com ele. Isso diminui taxas de rejeição e ajuda o blog a ganhar posicionamento no Google.

Já os externos, ajudam a estabelecer um bom relacionamento com páginas do mesmo nicho, além de funcionar como uma espécie de termômetro de popularidade/relevância.

Quais são as variáveis do backlink?

Agora que você já bebeu um pouco da fonte do Marketing Digital e sabe o que é backlink, qual sua funcionalidade, além da diferença entre os links internos e externos, entenda seus outros tipos:

  • Link Juice: Ele pode vir de outra página na web ou estar no próprio site e direcionar o leitor para uma landing page, para um artigo relacionado ao assunto que ele está pesquisando, ajudando no posicionamento da página. Além disso, ele está diretamente ligado ao valor da autoridade do domínio/página que é transferida para o seu site e ao PageRank, um algoritmo do Google que calcula, por meio dos links, a relação da sua página com o resto da internet;

  • Nofollow: É um código de HTML que faz com que aquele link não seja “útil” para estabelecer conexões. É caracterizado pela presença do termo rel=”nofollow”, capaz de informar ao Google que aquele link específico não tem valor/capacidade de relação com outros sites. Dessa forma, é possível controlar quais links vão criar relacionamento ou não (link juice);

  • Já o Dofollow diz respeito todos os links aptos, positivos. Se você compreendeu o que é backlink, sabe que sua relevância está ligada ao Dofollow: quanto mais link juice você recebe, mais seu posicionamento e a forma como sua página é vista melhora.

  • Root Domain Links: São diferentes links que provém de um mesmo domínio e levam para a sua página, mas apenas um é computador. Ou seja, novamente vemos que a quantidade não é essencial falamos backlink.

  • Low Quality Links: Esse é o nome dado para os links que são comprados, marcados como spam ou de origem “duvidosa” (vindos de sites considerados pobres). E é claro que eles afetam o posicionamento da página no Google e a forma como ela é vista na internet.

Como é possível notar, o assunto o que é backlink é muito importantes para entender o ranqueamento orgânico das páginas no Google. E vale ressaltar: é preciso utilizá-los com sabedoria, comprar links ou distribuí-los pela internet somente atrapalha o andamento dos seus negócios e deixa uma imagem negativa!  

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