Marketing digital no LinkedIn? Sim, é possível!

Fazer marketing digital no LinkedIn é possível! Por mais que essa rede social durante muito tempo tenha sido vista como uma ferramenta para recrutamento ou recolocação no mercado de trabalho, ela também pode ser um excelente canal de comunicação para empresas B2B.

De acordo com uma reportagem da revista Forbes, o LinkedIn tem mais de 29 milhões de usuários apenas no Brasil. Em relação ao redor do mundo, esse número é de cerca de 562 milhões. É esse um dos motivos que fazem com que essa rede seja um excelente local para atuar com marketing digital.

Por isso, trouxemos aqui alguns passos que vão te ajudar e colocar essa estratégia em prática.

5 passos para praticar o marketing digital no LinkedIn

Ainda segundo a Forbes, dos mais de 500 milhões de usuários que estão no LinkedIn, apenas 3 milhões compartilham conteúdo semanalmente. 

Isso quer dizer que esse terreno é pouco explorado e, se criar autoridade, a sua empresa pode ter muitos resultados positivos. Afinal, estamos falando de uma rede que é voltada para o meio empresarial e a maioria das pessoas ali busca parcerias profissionais.

Veja as dicas práticas que preparamos para você e sua empresa desenvolver o marketing digital no LinkedIn:

1. Crie uma page company 

O primeiro passo para praticar o marketing digital no LinkedIn é a criação de uma page company. Trata-se de um perfil empresarial, de modo que os usuários saibam que a página é de uma pessoa jurídica.

Ao criar o perfil, devem ser preenchidas todas as informações relevantes. Dessa forma, se alguém visualizar a página e tiver interesse em contatar a sua empresa por outro canal, poderá fazer isso sem grandes problemas.

2. Publique conteúdos relevantes na sua página

De nada adianta ter uma página no LinkedIn e nunca publicar conteúdos. Por isso, é preciso que você produza textos interessantes, com assuntos que sejam relevantes para os seus seguidores.

Publique bons conteúdos na sua página, para que você crie autoridade na rede social. Assim, outros empreendedores, que podem ser seus clientes em potencial, conseguem seguir o seu perfil, para consumirem os materiais que você compartilha.


Uma das últimas novidades do Linkedin para publicação de conteúdo relevante foi a ativação do recurso de stories, assim como temos no Instagram, agora aqui no Linkedin também! Aproveite este recurso interativo.

Lembre-se que por trás de todo CNPJ existe um CPF. Por isso, é preciso atrair seguidores, empreendedores, para potencializar sua estratégia de marketing B2B.

3. Aposte nas estratégias de SEO

Também é relevante que seus textos publicados na rede social tenham o SEO otimizado, para que sejam encontrados mais facilmente nos motores de busca. Isso mesmo, para praticar o marketing digital no LinkedIn, também é necessário pensar em ranqueamento.

Por mais que você não esteja desenvolvendo uma estratégia para o Google, o LinkedIn também tem o seu próprio motor de pesquisas. De tal modo, para que os seus artigos sejam encontrados, é necessário que haja preocupação com o SEO.

Leia também: LinkedIn para empresas: O modo ideal para atingir os seus clientes

4. Acompanhe as métricas e adapte as estratégias

Assim como acontece com outros canais, ao praticar o marketing digital no LinkedIn é necessário que você acompanhe as métricas e adapte as suas estratégias, de acordo com os resultados alcançados.

No LinkedIn, existe uma ferramenta de análise, disponível para todas as company pages. Esse recurso possibilita que você acompanhe o alcance das suas publicações, a quantidade de comentários, o número de compartilhamentos, os dados demográficos e geográficos, tipos de conteúdos mais engajadores etc.

Por meio desses indicadores, você pode adaptar a sua estratégia. Se perceber que determinado tipo de conteúdo gera mais engajamento, por exemplo, pode incluí-lo mais vezes em seu calendário editorial.

5. Considere criar anúncios pagos

Assim como o Facebook, o Instagram e o Google, o LinkedIn também tem uma ferramenta que possibilita a criação de anúncios, em diversas modalidades.

Entre os mais comuns está o conteúdo patrocinado, que faz com que as suas publicações apareçam mais vezes no feed de notícias dos usuários. Também podem ser feitas mensagens patrocinadas, que são enviadas diretamente para o inbox das pessoas.

Outra modalidade muito utilizada são os anúncios em texto, que são exibidos em uma barra lateral do navegador. Eles são úteis para direcionar os seguidores para outros canais, como o seu site ou blog.

Se os passos que citamos forem seguidos à risca, as chances de você fazer sucesso com uma estratégia de marketing digital no LinkedIn serão muitas. Coloque tudo em prática e veja os seus negócios alavancarem.

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