3º Workshop de Marketing e Vendas da Incandescente: Ressignificando o cenário digital

A Agência Incandescente realizou o 3º Workshop de Marketing e Vendas no dia 22 de outubro, em uma edição especial 100% online, com grandes nomes do mercado em palestras ao vivo. Além disso, desenvolvemos uma ação para arrecadar fundos para duas instituições na região do ABC: O Lar do Pequeno Leão e o Grupo Bartho Proteção Animal.

O Workshop foi comandado do começo ao fim pelo CEO da agência, Vinicius Lucio, e contou com a presença de profissionais especialistas em marketing, vendas e na transformação do mundo digital, que vivenciam o dia a dia da área: Arthur Igreja, Cristiano Santos, Sandra Turchi, Hugo Santos, Caio Vidal, Benício Filho e Soraia Schutel.

O evento foi realizado em um momento de ressignificação devido à pandemia e a Incandescente propôs um formato adaptado, totalmente online, para o 3º Workshop e contabilizou mais de 300 inscritos.

Foi necessária uma longa preparação de toda a equipe para garantir o sucesso do evento e tornar a experiência única, imersiva e transformadora, com troca de insights e networking entre os participantes.

Palestrantes: o que cada profissional trouxe para o workshop?

Ao longo de quase 7 horas de evento, os profissionais convidados a palestrar deram um verdadeiro “show”: trouxeram conteúdos originais, inovadores, com dicas preciosas para aplicar nos negócios, lembrando sempre do lado humano de quem está por trás de cada empresa.

Caio Vidal

Caio Vidal, coordenador de vendas da Resultados Digitais, trouxe a palestra: “Como montar e gerenciar um time de vendas de sucesso”. Há 7 anos no mercado de marketing digital, agências e tecnologia e há 13 anos em vendas, Caio trouxe a importância do foco em gestão de pessoas para um time alinhado e motivado.

Segundo ele, há uma série de fatores que fazem uma equipe de vendas ser bem-sucedida, incluindo processos, pessoas e tecnologia, como ter um funil de vendas claro e bem estruturado, entendendo a jornada do consumidor, realizar a análise de dados/indicadores, entre outros.

Realizar a contratação no momento certo, de acordo com o perfil e necessidades da empresa, além de investir em treinamento é essencial. Um bom time de vendas precisa, principalmente, bater metas!

Tudo isso lembrando sempre de uma parte importante: marketing e vendas precisam andar juntos: “Eu tenho uma analogia que diz: marketing é bola na área e vendas é bola no gol”, disse Caio.

Hugo Santos

Hugo Santos trouxe o tema “Por que é complicado se comunicar nas redes sociais?”. Ele é palestrante, professor e head de marketing, com extensa atuação em marketing e vendas.

Hugo levantou a percepção de que os meios de comunicação online tomaram conta das nossas vidas: lidamos diariamente com uma quantidade de ferramentas enorme, que demandam nossa atenção.

Mas ainda é preciso lembrar de um fator essencial: somos seres humanos, com características únicas e reagimos de forma diferente a cada interação: “Nós, seres humanos, somos seres sociais”, disse o palestrante. E como lidar com esse cenário e lidar com o consumidor 4.0?

Segundo Hugo, há algumas dicas preciosas que fazem a diferença: colocar o positivismo em prática no meio digital, compreender a mensagem do usuário (ouvir primeiro, para depois responder com o posicionamento certo), entre outros.

Sandra Turchi

Sandra Turchi é CEO da Digitalents e trouxe um tema crucial nos dias de hoje: “Transformação Digital”. Segundo Sandra, essa transformação vai muito além da tecnologia e envolve, principalmente, as pessoas.

A palestrante levanta o ponto que norteou todas as palestras do workshop: o lado humano do meio digital. Além disso, levantou alguns passos para uma empresa que deseja se inserir neste cenário, como buscar conhecimento sobre as novas tecnologias, reinventar o mindset e revisar processos e métodos: “Se não mudarmos a forma como fazemos as coisas, nenhuma transformação vai acontecer.”

Sandra ainda trouxe algumas tendências para o mundo dos negócios, assim como exemplos de que a transformação está em todos os cantos, até nos modelos de trabalho, que estão se reinventando.

Arthur Igreja

Arthur Igreja trouxe o tema: “O seu negócio depois do coronavírus”. Palestrante com mais de 150 palestras ao ano, é autor do livro “Conveniência é o nome do negócio”, Arthur levantou pontos importantes que se destacaram nesse cenário de pandemia.

Ele ainda apontou tendências, como o “desbloqueio de valor”, com comportamentos e novos modelos de negócio surgindo em meio a esse contexto, incluindo setores com alta capacidade de despontar muito nos próximos meses/anos, como a telemedicina.

Impulsionados pela necessidade de se adaptar em meio à pandemia, muitas empresas se viram mudando e inserindo processos na transformação digital.

Cristiano Santos

Cristiano Santos é palestrante, jornalista e idealizador do grupo “LinkedIn Brasil – de A a Z”, no Facebook. Ele trouxe o tema: “LinkedIn de A a Z: Estratégias de gestão de conteúdo, autoridade e negócios.”

Em uma palestra interativa e dinâmica, Cristiano deu dicas incríveis para dominar o LinkedIn e explorar o melhor que essa rede social tem a oferecer, tanto para empresas quanto pessoas, como ter um perfil pessoal completo.

Cristiano reforçou a importância do conteúdo de qualidade: o LinkedIn demanda conteúdos relevantes, bem estruturados, além de habilidades essenciais para quem deseja se destacar nesse cenário, como lidar com pessoas:

“O LinkedIn não é para mostrar quem você foi, mas sim quem você é!”

Benício Filho e Soraia Schutel

Benício Filho é palestrante e cofundador da Atlantic Hub. Soraia Schutel é cofundadora da Sonata Brasil. Juntos, eles trouxeram o tema: “Como o digital está influenciando o ser humano?”

Os palestrantes lembraram que somos seres sociáveis por natureza, que precisam de interações, citando até mesmo nossa evolução ao longo de centenas de anos: “Será que o que nos trouxe até hoje foi a adaptação ou no nosso amor pela espécie?”, disse Soraia.

Benício e Soraia também citaram que em um momento cada vez mais tecnológico, a voz da humanidade precisa ser expandida, para não esquecermos quem somos e de onde viemos. É sobre interações genuínas e não apenas sobre os algoritmos que regem as redes.

O evento foi encerrado com um sorteio, como um Curso de Marketing Digital Completo pela Digicad. Além de um cupom de 15% de desconto do Mlabs, Treinamento Online de marketing pela RD University e um Diagnóstico de T.I pela Ravel Tecnologia.

Se quiser conversar com nosso time e levar parte desses conteúdos para sua empresa fale com nossos profissionais de vendas aqui para alinharmos uma estratégia de marketing de conteúdo na sua organização.