Campanha no Youtube: Conheça 6 motivos para fazer
Você já pensou em fazer campanha no Youtube? Ou melhor, sabe como essa estratégia funciona? Criada em 2005 nos EUA, a plataforma transformou a forma como as pessoas se comunicam e compartilham conteúdo.
E é fácil de imaginar que toda essa evolução nem passava pela cabeça de seus fundadores (Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim), muito menos que o Youtube se tornaria a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo.
Hoje, o Youtube não só é utilizado para postar os mais diferentes tipos de vídeos/conteúdos, virou uma importante ferramenta para divulgar o seu negócio em meio a uma estratégia de marketing.
Como publicar vídeos que seguem uma estratégia?
Antes de falarmos de campanha no Youtube, uma dica: se você é iniciante nesse mundo e quer começar pelo compartilhamento de vídeos, há uns pontos importantes a ressaltar.
O SEO (Search Engine Optimization) pode fazer a diferença na hora de garantir o alcance do seu vídeo. Utilizar palavras-chave, analisar a concorrência e fazer o acompanhamento do tráfego são algumas dicas preciosas que podem atrair o seu público-alvo com muito mais assertividade.
Sabe aquele webinar que você fez no Youtube? Ele pode e deve ter otimização de SEO e link de conversão, pois nesta plataforma o conteúdo é evergreen, ou seja, não tem prazo de validade.
Agora vamos ao que interessa aos nossos caros leitores neste momento:
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Por que devo investir em campanhas no Youtube?
1- Visibilidade
Segundo números do próprio Youtube, a plataforma contabiliza cerca de dois milhões de usuários, praticamente um terço de todas as pessoas conectadas na internet. Além disso, a quantidade de canais que tiveram receitas anuais em seis dígitos no Youtube cresceu mais de 40% ano a ano. Ainda segundo a Cisco, 82% do tráfego da internet vai ser gerado por vídeos em 2021.
Está mais que claro a chance do seu cliente ou prospect estar no Youtube é enorme e, com uma estratégia bem feita, atingi-lo se torna muito mais fácil. Isso porque cada vez mais pessoas estão migrando para a plataforma, o que é muito rentável para quem investe em campanha no Youtube.
2- Explorar diferentes possibilidades
As ferramentas digitais estão disponíveis para serem exploradas ao máximo. E por que se ater a apenas um meio de comunicação, se você pode conversar com diferentes públicos em diferentes lugares? Estar onde o seu cliente está e falar a sua língua faz diferença em tempos de transformação digital.
Então, além de campanhas no Facebook e Instagram, que tal investir em campanha no Youtube e explorar todos os recursos e a diversidade de público que a plataforma tem a oferecer?
3- Alta taxa de conversão
O público no Youtube costuma ser engajado e muito interessado, por isso a plataforma contabiliza altas taxas de conversão.
Lembre-se: o seu vídeo para o anúncio deve ser chamativo, relevante, elencar benefícios e aguçar a curiosidade do espectador, para que ele se interesse pelo que você tem a oferecer.
4- Diversidade de recursos disponíveis
Fazer campanha no Youtube se torna mais simples até mesmo para os iniciantes. Isso porque a plataforma oferece diversos recursos dinâmicos para o usuário que deseja fazer um anúncio.
Vale salientar que é importante escolher o “modelo” ideal para o seu negócio e propósito, como os mashteads para computador ou mobile ou os anúncios em vídeo, por exemplo. Essa possibilidade de adequar a sua necessidade à campanha faz toda a diferença.
5- Facilidade para fazer a campanha no Youtube
O Youtube Ads, onde as campanhas são feitas, faz parte do Google Ads, que oferece dezenas de conteúdos explicativos para ajudar a realizar o seu anúncio.
É tudo bem intuitivo: em resumo, você precisa ter uma conta no Google Ads, escolher qual o vídeo que será veiculado, seguindo os moldes que falamos acima, escolher o público que quer impactar (segmentação), a palavra-chave e qual o budget da campanha.
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6- Custo-benefício
Muitas pessoas se perguntam quanto custa fazer campanha no Youtube. Esse é um ponto muito importante, pois envolve investimento e planejamento!
Não é possível estimar um valor específico, porque o Google Ads funciona como um leilão dos espaços de exibição. Logo, isso varia de acordo com o tipo de anúncio, mas um ponto que assegura o custo benefício é que você só paga quando um usuário assiste seu anúncio por um tempo determinado, clique nele ou se ele tiver mais de mil visualizações.
Os tipos de cobrança são CPV (Custo por Visualização) e CPC (Custo por Clique)!
ATENÇÃO! Pontos importantes a salientar
Além de todos os pontos que falamos acima, como busca de palavra-chave, é importante se atentar à segmentação do seu anúncio. Isso é essencial para garantir que ele chegue às pessoas certas, ou seja, o seu público-alvo.
Público, canais, dispositivos, localização e perfil são algumas das segmentações que podem fazer a diferença na entrega do seu vídeo, portanto, fique atento!
Ah, e lembre-se de avaliar os seus resultados: o Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta interessante para esse fim! Agora que você já sabe alguns dos principais motivos para fazer campanha no Youtube, é só colocar a mão na massa.
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