Planejamento de conteúdo é necessário? Veja como começar
Essa é uma pergunta que muitos se fazem ao iniciar uma estratégia de marketing digital ou inbound marketing na empresa, será que o planejamento de conteúdo é necessário? A resposta para tal questionamento é bastante simples: sim!
Mais do que necessário, o planejamento de conteúdo é fundamental para que se possa ter êxito e conquistar novos clientes, além de ser peça-chave para trabalhar a autoridade e relevância da marca no meio digital. Isso porque ele permite que você tenha consistência nas suas postagens e trabalhe conteúdos variados que se complementam.
Por isso, você precisa ficar atento e saber como começar para ter sucesso nessa jornada.
Planejamento de conteúdo é necessário: confira 4 dicas!
Tendo em vista que o planejamento de conteúdo é necessário para ter sucesso em suas ações de marketing, listamos algumas dicas para que você saiba por onde começar. Confira!
1. Defina a sua persona
Se o seu negócio ainda não tenha uma persona definida, isso é a primeira coisa que deve ser feita, antes mesmo de iniciar o planejamento de conteúdo. Somente dessa maneira você poderá alinhar os materiais produzidos com as expectativas do seu público.
Caso não saiba, as personas são descrições de seu público com características específicas, claras e reais, que trazem suas dores, anseios, necessidades e dificuldades. Ela representa clientes reais ideais para a sua marca. Por esse motivo, é tão importante estar bem alinhada, para que se tenha um norte ao produzir os conteúdos.
Assim, é possível delimitar qual será o foco das postagens e quem é o público que precisa ser atingido. Isso influencia na linguagem e muda todo o direcionamento do texto!
2. Escolha uma linha editorial
Com as personas definidas, você deve escolher uma linha editorial para os seus canais, ou seja, escolher os temas que irá trabalhar, a linguagem que você irá usar, o estilo de abordagem com que sua persona vai se identificar. É interessante encontrar um ponto de equilíbrio entre a sua marca e os conteúdos para o público-alvo.
Lembre-se que, no marketing de conteúdo, apenas falar sobre o seu produto não é suficiente! Ele precisa estar dentro de um contexto e é por isso que a linha editorial se faz tão importante nesse momento. Como bem exemplifica o autor David Beebe, marketing de conteúdo é como um primeiro encontro. Se tudo o que você falar é sobre você mesmo, não haverá um segundo.
Uma indústria de embalagens possui uma linha editorial bem definida e uma comunicação mais voltada para os pontos de venda. Logo, compartilha conteúdos relevantes para esse público que possui lojas que revendem suas embalagens. Assim, atrairá as pessoas interessadas nesse segmento, que poderão se tornar clientes, outro ponto que mostra como planejamento de conteúdo é necessário.
Leia também: Qual a importância do marketing de conteúdo?
3. Pesquise temas para redes sociais e outros canais
Dentro da linha editorial, devem ser ainda escolhidos temas que serão abordados nas redes sociais e outros canais, como o blog da empresa. Para isso, usar ferramentas como o Google Trends é uma boa pedida, tendo em vista que você pode pesquisar os assuntos que estão em alta.
Nesse momento, também é relevante criar um calendário editorial, em que você pode planejar conteúdos diversos. Voltando para o exemplo da indústria de embalagens, que mencionamos que o foco são os pontos de venda (lojas de revenda de seus produtos), o responsável pelo marketing pode organizar conteúdos interessantes.
Por exemplo: dar dicas de organização da loja, dicas para lucrar nas mais diferentes épocas do ano, assim como opções de embalagens mais procuradas pelos clientes, por exemplo.
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4. Alinhe a produção de conteúdo com o inbound marketing
O inbound marketing é definido como um conjunto de estratégias que busca atrair leads e convertê-los em clientes, por meio da produção de conteúdo relevante e não da venda direta.
Para que isso aconteça, o planejamento de conteúdo é necessário e precisa estar alinhado com as estratégias de inbound. Em um fluxo de nutrição de e-mail, por exemplo, é preciso estar bem abastecido de conteúdos do blog, para enviá-los aos leads que fizerem a solicitação.
Logo, é necessário que as postagens tenham sido planejadas antes. O mesmo vale para as redes sociais, que podem servir como meio para compartilhar tais conteúdos e obter um maior alcance. Tudo precisa estar muito bem alinhado.
Como você pode perceber, o planejamento de conteúdo é necessário para quem deseja ter sucesso em estratégias de marketing digital. Ao contrário do que muitos pensam, não basta criar um blog ou contas em todas as redes sociais existentes apenas para marcar presença. Planejar é essencial para que esses canais sirvam como uma ponte entre a sua empresa, leads e clientes.
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