Inbound e Outbound marketing: Quais são as diferenças?
Para manter a sua empresa firme no mercado é preciso inovar sempre, mas não adianta se modernizar e não ter um serviço de marketing eficiente para alcançar o seu público. Você já pensou em trabalhar com Inbound ou Outbound marketing? Ou melhor, você sabe o que essas estratégias significam e como funcionam?
Inbound Marketing
O principal objetivo desse conceito é atrair e fazer com que os clientes criem um laço de fidelidade com a sua empresa e produto/serviço.
Traduzindo, é o marketing de atração. Essa estratégia não prevê que você corra atrás dos consumidores, mas sim que crie e desperte neles um interesse pelo que a sua instituição oferece. Essa é a principal diferença entre o Inbound e Outbound.
Outbound Marketing
Esse é o nosso bom e velho marketing tradicional que é completamente o inverso da estratégia que citamos acima.
O objetivo desse conceito é ir atrás do seu cliente e não é em todos os casos que será necessário gerar algum tipo de interesse ao consumidor.
O início do Outbound Marketing foi nas mídias tradicionais com propagandas na TV, rádio, jornais impressos, revistas, patrocínio de eventos e outros. Mas, conforme o tempo foi passando ele também foi inserido nas mídias digitais.
Um exemplo disso são os e-mails de propagandas que você recebe e com banners, fotos e vídeos que aparecem em sites.
Custo mais alto
Uma diferença relevante entre o Inbound e Outbound marketing é o custo, pois as mídias tradicionais são bem mais caras e por esse motivo são dominadas pelas grandes marcas e empresas.
Qual é a diferença na prática entre Inbound e Outbound?
O Inbound Marketing pode ser usado por qualquer tipo de negócio independentemente do tamanho da empresa.
Você pode e deve ter um site que esteja dentro das estratégias de SEO e com foco totalmente voltado para o seu público. A criação de um blog também serve como uma ferramenta de atração do consumidor, com conteúdos exclusivos de interesse dele, de acordo com o produto que você oferece.
Saiba mais sobre Inbound Marketing.
O Outbound Marketing apesar de ser muito comum em grandes empresas por conta do alto valor, ele também pode ser usado para pequenos negócios por meio de propagandas em panfletos.
Inbound
- A comunicação entre o transmissor e receptor é constante, para entender melhor o cliente;
- Possui um menor custo de aquisição e gera mais fidelização por parte do clientes;
- Cliente vai até a empresa;
- A criação do conteúdo tem como objetivo educar e entreter o consumidor;
- Seu maior potencial é a criatividade nas ações;
- Marketing de permissão.
Outbound
- Foca na divulgação direta do produto;
- Apenas emite a comunicação ao cliente;
- Vai à procura do consumidor;
- Atrai os cliente por meio de outdoors, anúncios na mídia e outros;
- Tem propagandas que às vezes não agregam valor ao cliente;
- Marketing de interrupção.
É possível trabalhar com Inbound e Outbound marketing ao mesmo tempo?
Sim, você pode investir e mesclar esses dois tipos de estratégias tendo em vista que uma não interfere no desenvolvimento da outra, muito pelo contrário, elas se complementam.
A única distinção entre o Inbound e Outbound é que no inbound marketing fica muito mais fácil conseguir identificar o retorno e resultados alcançados.
Mostrando qual é a melhor mídia social para se investir. Já nas mídias tradicionais fica um pouco mais difícil visualizar a repercussão e mensurar os resultados da campanha.