E-mail marketing: Por que você não pode deixar de enviar?

Você pode até pensar que enviar e-mail marketing é uma coisa ultrapassada, principalmente em tempos como esse em que as redes sociais dominam praticamente tudo.

Mas, apesar de ser uma coisa “antiga” para alguns, o disparo de um e-mail pode ajudar muito na hora de conquistar novos leads para o seu negócio e manter um bom relacionamento com o cliente.

A última estatística realizada pela The Radicati Group, mostra que até 2022 a quantidade de usuários que possuem e-mail será de 4,2 bilhões. É muita gente, não é mesmo? Então, não perca a oportunidade de avançar com essa ferramenta.

Primeiro: O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de comunicação muito utilizado no Inbound Marketing para realizar a comunicação entre a empresa e o consumidor final, ou até mesmo para conquistar novos clientes. Você pode realizar essas seguintes ações com essa ferramenta:

  • Realizar promoções
  • Divulgar conteúdo do blog da sua empresa (newsletter)
  • Informar novidades e descontos
  • Manter um bom relacionamento com o cliente
  • Gerar novos leads

O seu e-mail precisa ser relevante

Agora que já conseguimos entender o conceito, precisamos fazer com ele dê certo. Por isso, o e-mail precisa despertar o interesse do leitor logo pelo assunto, mas não adianta usar toda a sua criatividade para criar um título e não desenvolver um bom conteúdo.

Além de informar ou instigar alguma atitude da pessoa que receber o seu e-mail marketing é preciso conquistá-la para que ela abra, leia e clique no botão que você criou para gerar tráfego no seu site ou compre um serviço ou produto da sua empresa.

Leia também 13 Motivos simples para sua empresa investir em Inbound Marketing

Tenha uma lista de e-mail

Para começar o seu trabalho com e-mail marketing é preciso ter uma boa lista de e-mail. E como você consegue isso?

Bem, primeira regra é não comprar um mailing list, as chances de você se decepcionar e não conseguir o resultado esperado são bem grandes. Por isso, recorra aos cadastros dos seus clientes, sempre solicite o nome completo e o e-mail.

Se você deseja mais contatos para melhorar o seu mailing é recomentado a criação de uma landing page para a captação de novos leads.

Leia também O que é CTA? Entenda a sua importância

Quando você deve enviar um e-mail?

Encher a caixa de e-mail do seu cliente não é uma garantia de sucesso na sua ação, a não ser que você trabalhe com e-commerce e tenha novidades e promoções frequentemente.

Agora se o seu serviço ou produto é para um público mais restrito, é preciso estar presente sem ser evasivo. O envio pode ser feito semanalmente ou de forma quinzenal, mas nunca deixe de criar um relacionamento com o cliente.

Ferramenta de envio de mensagens

Para evitar e fugir de grandes taxas de rejeições do seu e-mail marketing você pode utilizar alguma ferramenta de envio de mensagens que auxilia a validar a pontuação dos IP’s para que o e-mail não pare na caixa de spam.

Quais são as vantagens?

As principais vantagens de disparar e-mail marketing é manter um relacionamento longo prazo com o cliente e conquistar novos leads. O resultado pode ser bem mais eficiente do que você imagina, veja mais algumas vantagens:

  • Baixo custo
  • Não atrapalha a rotina do seu cliente
  • Ele pode ser segmentado e personalizado de acordo com o produto ou serviço
  • Você consegue acompanhar as métricas de abertura