Acessibilidade nas Redes Sociais

As redes sociais crescem a cada dia e possuem diversas finalidades para seus usuários. Porém, não são todas as pessoas que conseguem ter acesso por conta da falta de acessibilidade nelas.

Mas, como podemos trazer a acessibilidade para as redes sociais que estão no cotidiano de grande parte da população? Continue lendo este artigo e veja algumas maneiras de como tornar as redes mais acessíveis para todos.

#PraCegoVer #ParaTodosVerem

Você já deve ter visto algumas dessas hashtags e se perguntado o porquê de elas estarem presentes nas legendas de algumas publicações no seu Instagram ou no Facebook.

Elas estão ali com a função de descrever o que está sendo retratado na imagem da publicação. Possuindo informações visuais como, por exemplo, descrever as cores, os elementos presentes, entre outros. Através dela é possível trazer a acessibilidade para pessoas com baixa visão e daltônicos.

Além disso, existem alguns aplicativos que fazem a leitura do que está sendo descrito e essas hashtags ajudam o usuário a achar a publicação.

Seu time de vendas comete erros constantes na negociação comercial? Baixe o nosso e-book gratuito e descubra 12 coisas que não se deve fazer em vendas.

Cuidado com os textos

Evite parágrafos muito extensos, pois eles acabam se tornando cansativo para serem lidos, além de dificultar a compreensão do texto. Isso é uma barreira para quem busca por acessibilidade.

Tente utilizar fontes sem serifas, pois, são aquelas que possuem um traço ou uma barra em suas extremidades. Por ser considerada uma fonte mais limpa, ou seja, em que o texto se torna mais fácil para ser lido, ela é a mais indicada para a utilização na web. Temos alguns exemplos de fontes não serifadas como a Arial, Verdana e Tahoma.

O que é texto alternativo?

Resumidamente, o texto alternativo é feito para substituir uma imagem. Pensando na acessibilidade, ele faz com que todos possam ter acesso ao conteúdo.

Esse texto não aparecerá no feed igual uma legenda de publicação. Para funcionar, é preciso que o comando de voz do dispositivo esteja ativado. Apenas clique em cima da imagem que irá ser reproduzido o texto alternativo. Você consegue ativar o comando de voz através das configurações do seu aparelho.

No Instagram, é possível colocar o texto alternativo e é muito simples:

1º Você vai escolher a mídia que deseja postar e clicar em configurações avançadas;

2º Clique em texto alternativo;

3º E por fim, mas não menos importante, escreva o texto descrevendo detalhadamente sua imagem e conclua.

No Facebook também é possível colocar o texto alternativo para trazer mais acessibilidade. Veja o passo a passo a seguir:

1º Você irá adicionar uma foto como se fosse postar normalmente;

2º Depois, passe o mouse por cima da imagem e clique em editar;

3º Após clicar em editar, irá aparecer esses ícones que estão na imagem abaixo. Clique em texto alternativo;

4º Você terá a opção do texto sugerido pelo próprio Facebook ou um texto alternativo personalizado;

5º Agora é o último passo! Após escolher a opção desejada e gerar a legenda, basta clicar em “Salvar” e pronto, já pode ser postado.

Mas, e nos stories?

Para trazer acessibilidade aos seus stories, você pode colocar uma legenda do que está sendo falado nele. Assim, as pessoas com deficiência auditiva, independentemente do grau de dificuldade para escutar, pode assistir e saber do que se trata.

Dessa forma podemos adaptar as redes sociais para que todos possam ter acesso e aproveitar cada vez mais o meio digital.