Análise de métricas: qual é a sua importância?

Imagine um barco à deriva no oceano. É assim que fica uma empresa quando ela não faz análise de métricas: sem saber onde está, nem para onde ir.

As métricas são uma medida do desempenho do negócio em determinada área, como o marketing ou as finanças. Por isso, acompanhá-las é essencial para saber como a empresa está e quais atitudes pode tomar para melhorar sua performance.

Neste post, então, vamos refletir sobre a importância da análise de métricas para o sucesso do negócio, bem como os principais indicadores que você deve acompanhar. Confira agora:

Por que a análise de métricas é tão importante?

Quando uma estratégia é traçada, metas e objetivos são definidos. Durante e depois de executar as ações, como você sabe se alcançou o que havia planejado?

Com essa questão, você já começa a entender por que deve analisar métricas. Trouxemos alguns pontos essenciais para entender melhor a sua importância:

Avaliar o desempenho

Este é o propósito básico da análise de métricas: avaliar o desempenho da empresa, durante ou depois da aplicação de uma estratégia. Dessa forma, você sabe se atingiu ou não os objetivos traçados no planejamento.

Monitorar a evolução

Com métricas definidas para avaliar seu desempenho, você tem critérios para monitorar a evolução ao longo do tempo e saber se você está no caminho certo.

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Embasar a tomada de decisões

Ao fazer a análise de métricas, você identifica quais pontos estão funcionando e quais precisam ser melhorados. Assim, você pode otimizar a estratégia de acordo com dados, o que dá mais segurança para a tomada de decisões.

Alinhar toda a equipe

A análise de métricas também ajuda a alinhar a equipe. Afinal, todos os envolvidos passam a saber o que estão fazendo certo e o que precisam melhorar para alcançar os objetivos da empresa.

Quais são as métricas mais importantes de analisar?

A quantidade de métricas que se pode monitorar é quase infinita. Por meio de softwares de análise, como o Google Analytics, as empresas conseguem acessar milhares de dados. Porém, é importante saber priorizar as métricas para não se perder.

Então, o que o seu negócio deve monitorar? Você deve priorizar aqueles dados que estão relacionados aos objetivos e metas da estratégia. A eles, damos o nome de Indicadores-Chave de Sucesso (Key Performance Indicators, ou KPIs).

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Os KPIs são as métricas às quais você deve dar mais atenção, pois são as que representam um resultado efetivo para o negócio. Como exemplo, podemos citar o retorno sobre investimento (ROI), o custo de aquisição de clientes (CAC), o número de vendas e o market share.

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Como transformar a análise de métricas em inteligência para o negócio?

Os dados, por si só, não dizem nada. Por mais que os softwares criem relatórios fáceis de compreender, eles só terão utilidade se a inteligência humana entrar em cena para transformá-los em insights.

Por exemplo: ao verificar uma redução no ticket médio, você pode adotar ações de upselling e cross-selling para gerar mais valor nas vendas. Se o CAC está alto, você pode reduzir custos operacionais e otimizar a estratégia de marketing para gerar mais retorno.

Todo esse processo de coleta e análise de dados, além da sua transformação em inteligência competitiva, é chamado de Business Intelligence (BI).

Portanto, não basta coletar e analisar as métricas. Você precisa priorizar os indicadores mais importantes e saber interpretar as informações para otimizar o desempenho da estratégia.

Agora, se você gostou de saber mais sobre análise de métricas, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam a sua importância!

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