Como usar o Pinterest para empresa?

Você já pensou em como usar o Pinterest para empresa? Essa é uma das redes mais acessadas, principalmente por usuários que buscam inspirações dos mais variados segmentos: moda, maquiagem, decoração, entre tantos outros. E sempre conquista mais adeptos ao redor do mundo.

Esse é um recurso bem interessante para quem está em busca de divulgar o trabalho e atrair novos clientes. Mas por onde começar e como usar o Pinterest a favor da sua empresa e produzir conteúdos relevantes, que engajam?

Como usar o Pinterest para empresa: Crie uma conta profissional

O primeiro passo em como usar o Pinterest é criar uma conta profissional (Business) para a sua empresa. É interessante estudar o que o seu cliente gosta de acessar (quais tipos de conteúdos, fotos, vídeos etc.) antes de começar a compartilhar assuntos.

Use o layout da rede social a seu favor

O Pinterest tem um layout intuitivo. Isso quer dizer que é possível visualizar as suas postagens com facilidade e abusar da criatividade para chamar a atenção do usuário, que pode salvar o post em pastas e pins (os conteúdos propriamente ditos, que são interativos e levam o usuário para o seu site com apenas um clique).

Isso porque, segundo o próprio Pinterest 85% dos usuários que acessam a rede social semanalmente nos EUA fizeram uma compra com base em Pins de marcas.

E lembre-se, essa rede é extremamente visual e muito estilosa, por isso aposte nos elementos disponíveis para construir uma jornada no seu perfil.

Busque por palavras-chave

A própria barra de pesquisa do Pinterest é uma ferramenta perfeita quando o assunto é como usar o Pinterest com palavras-chave nas suas postagens. Ao digitar, por exemplo, o termo “decoração”, ele dá uma série de possibilidades que estão entre as mais procuradas pelos usuários:

Assim, você pode trabalhar essa palavra no seu descritivo para a postagem, o que facilita para que ela apareça para o seu público. Além de melhorar o engajamento, cria uma autoridade e relevância.

Como usar o Pinterest: Faça um bom descritivo

No Pinterest, pode até parecer que uma imagem fala mais que mil palavras. Mas sem um descritivo interessante, que conte uma boa história e tenha um link para o seu site/produto ou uma chamada para ação, a postagem perde bastante do seu valor.

A própria rede social oferece uma estrutura completa para empresas com o seu formato Business, como sincronizar automaticamente as informações do seu site com os seus pins (postagens). Dessa forma, as pessoas passam a conhecer mais sobre a sua marca e o seu serviço/produto.

Leia também: Redes sociais para empresa: Quais utilizar?

Você pode avaliar as suas métricas

Outra dica de como usar o Pinterest é que o Pinterest Analytics permite que você conheça mais o seu público e tenha acesso a dados interessantes sobre ele. Além disso, pode conferir métricas importantes do seu engajamento e realizar melhorias ou investir mais em um formato específico de postagens.

Aproveite também a própria plataforma para conferir novas ideias e até aprender: eles oferecem suporte e até cursos para empresas que querem investir nessas postagens na rede.

Mais dicas interessantes para quem quer produzir conteúdo no Pinterest

Além disso, oferecem aqui uma variedade de dicas e boas práticas para a criação dos conteúdos, como formato de imagem e número ideal de caracteres (100 para o título e 500 para o descritivo).

Outra dica de como usar o Pinterest para empresa é que é possível criar anúncios para fazer com que sua postagem apareça para o público certo, com uma segmentação automática, palavra-chave e até uma lista de clientes.

Há um mundo de possibilidades para se inspirar. E você pode colocar em prática já, tirando suas ideias do papel para trazer ainda mais relevância para a sua marca. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais assuntos como esse.

Aproveite e converse com nossos especialistas para saber como a Incandescente ajuda você a ter resultados com essência criativa.