5 dicas de português para escrever artigos de sucesso

Muitas pessoas têm dificuldade de colocar suas ideias no papel e começar a escrever textos, seja para divulgação de projetos pessoais ou de empresas. E que tal começar pelas dicas de português, que são essenciais quando falamos em um bom conteúdo, que encanta e transmite boas informações?

Antes de elencarmos algumas regrinhas, vale dizer: é importante praticar. Por isso, criar uma rotina para produzir textos variados e encontrar o seu estilo pode ajudar a desenvolver esse processo com mais facilidade. Pode ter certeza de que em pouco tempo você vai se sentir um verdadeiro craque, dominando as palavras. Chegou o momento das dicas de português, será que pré e pós tem hífen? E minipizza, é junto ou separado? Vamos juntos desvendar alguns mistérios da nossa língua e afastar o fantasma dos erros de gramática para bem longe!

5 dicas de português para produzir artigos que surpreendem

Há diversas regras e muitos detalhes a entender e estudar quando falamos na nossa amada e rica língua. Mas, para começar, separamos algumas:

A fim/afim e afundo/a fundo

Essas palavrinhas, embora bem parecidas, adquirem significados bem diferentes se utilizadas juntas ou separadas.

Afim, por exemplo, está relacionado à afinidade, proximidade ou semelhança. Exemplo: Jorge está afim de Luciana. Enquanto a fim pode ser substituído por “com intuito de”, mostrando uma ideia de finalidade. Exemplo: Hoje vou dormir cedo, a fim de estar descansado amanhã.

Afundo e a fundo seguem a mesma lógica. Afundo vem do verbo afundar (é a 1ª pessoa do singular do presente indicativo). Por sua vez, a fundo está ligado ao sentido de profundidade. Exemplo: Ela estudou a fundo aqueles manuscritos.

Quer iniciar no Marketing Digital? Clique aqui e entre em contato conosco!

Dicas de português: Como usar o prefixo mini?

Mais uma das dicas de português que selecionamos: qual o jeito certo de usar o prefixo mini? Ele é, geralmente, escrito junto com o próximo termo, exemplo: minipizza, minidicionário. Em casos da palavra seguinte começar por “r” ou “s” é preciso dobrar a letra: minissaia, minirreforma.

Se a palavra iniciar por “h” ou a vogal igual, é preciso usar o hífen, como: mini-hospital, mini-internato.

E os prefixos pré e pós, como devo usar?

Os prefixos possuem diversas regrinhas, por isso é sempre bom consultar o termo em questão no dicionário. Em geral, ex, pré, pós, pró e alguns outros pedem o uso do hífen na maioria das palavras, como pré-candidato, ex-namorado ou pós-operatório.

Caso o prefixo não seja autônomo, é preciso unir às duas palavras, a exemplo de predeterminado e proativo. Portanto, é essencial avaliar caso a caso para evitar erros.

Leia também: 4 erros mais comuns que podem minar sua estratégia de conteúdo para blog

Há ou a 15 anos?

Continuando nas nossas dicas de português, uma das dúvidas comuns é quando usar “há” ou “a“ para falar sobre um espaço de tempo. Geralmente, o verbo haver está ligado ao passado, portanto para relembrar um fato, por exemplo, ele é perfeito: Há 15 anos não o vejo. ATENÇÃO: não use há 15 anos atrás, dessa forma a frase fica redundante.

Conversarei com o professor daqui a cinco minutos. Nesse caso, dá ideia de futuro, mas também é possível utilizar o “a” para um sentido de distância: ele mora a duas quadras daqui.

Dicas de português: Precisa-se ou precisam-se de vendedores?

Se o “se” tem a função de indeterminar o sujeito, como nesta situação, o verbo tem que ficar no singular, sem variar. Ou seja, precisa-se de vendedores, bem como vende-se carros, por exemplo.

Essas são apenas algumas dicas de português que poderão ajudá-lo a construir conteúdos ainda mais surpreendentes, seguindo as boas práticas da nossa língua. Aproveite e nos envie as suas dúvidas para conversarmos mais sobre elas e lembre-se: em um trabalho de escrita, o dicionário e muita pesquisa são sempre nossos melhores amigos!