Como fazer um webinar: passo a passo para captação de leads

O webinar se tornou popularmente conhecido no marketing digital como uma forma de disseminar conteúdo ao vivo, com o objetivo de falar sobre uma pauta relevante ou trazer aprendizado para uma audiência específica em formato de vídeo. Mas, como fazer um webinar tão estratégico ao ponto de gerar grandes oportunidades para a sua empresa?

Nem todas as empresas utilizam esta estratégia da melhor forma possível. Por isso, no artigo de hoje nós vamos te trazer o passo a passo de como captar leads qualificados para a sua empresa, utilizando o webinar como isca.

Foque na dor da sua persona e defina o objetivo

Para saber como fazer um webinar, é primordial conhecer as dores da sua persona para que assim você defina a estratégia de captação de leads e encontre um tema que chame a atenção destas pessoas para se inscreverem.

Não basta ligar a câmera e sair falando sem pauta. As pessoas costumam se atrair por aquilo que faz sentido e tem relevância na vida delas. Se você ofertar um webinar que aborde um tema que resolva os problemas latentes da sua persona, a probabilidade de você alcançar mais pessoas que passam por estes problemas é maior, logo, você aumenta a quantidade de pessoas interessadas no que você tem para falar e, consequentemente, as oportunidades de negócios para a sua empresa também crescem.

Por exemplo, em 2020 a Incandescente realizou o 3º Workshop de Marketing e Vendas 100% online, onde abordou temas extremamente relevantes, sendo responsáveis por deixar o nosso evento mais atrativo. Caso queira assistir às palestras gravadas do nosso evento, clique aqui.

Desenvolva uma landing page de sucesso

Após definir o seu tema e objetivo, você precisará passar por uma fase que envolve a criação de uma landing page e um fluxo de automação de e-mails. A construção da sua landing page será uma parte muito necessária no aprendizado de como fazer um webinar de sucesso, pois será ela a página de destino para inscrição no seu evento online.

Se posso te dar uma dica valiosa nessa etapa é: seja o mais claro e persuasivo possível na sua mensagem. Existem algumas estratégias de gatilhos mentais responsáveis por estimular o cérebro das pessoas a executarem uma ação como, por exemplo, o gatilho de escassez: “Inscreva-se agora mesmo! Só temos 10 vagas disponíveis! ”, ou até mesmo o gatilho de urgência: “faltam 10 minutos para as inscrições terminarem” – geralmente, estas estratégias de copywritting são grandes aliadas na taxa de conversão da sua landing page.

Nos fluxos de automação ou disparos de e-mail, isso não é diferente. É preciso montar uma estrutura consistente de nutrição, tanto nos dias que antecedem o seu webinar, como no pós-webinar, que é o momento onde um lead pode se tornar uma oportunidade de negócios.

Leia também: Gatilhos mentais: o que são e como aplicá-los em marketing e vendas?

Utilize diversos canais de atração e captação de leads

Você só aprenderá a como fazer um webinar de verdade, se souber explorar os canais de aquisição de leads da sua empresa.

Não adianta focar somente nos posts orgânicos das suas redes sócias, pois, sabemos que eles são entregues para no máximo 10% da sua audiência sem você precisar pagar. É importante disseminar o seu conteúdo em todas as suas plataformas de comunicação: e-mail marketing, redes sociais (de acordo com quais fazem sentido para a sua empresa), site, blog, podcasts e, principalmente, nos canais de mídia paga – isso se você quiser captar leads que ainda não conhecem a sua empresa ou reaquecer leads da sua base com uma estratégia de remarketing, por exemplo.  

Aprendeu a como fazer um webinar? Tire sua ideia do papel!

Agora que você aprendeu a como fazer um webinar e sabe que precisa ter uma landing page para captação de leads, um fluxo de automação criativo para nutrição e materiais de divulgação diversos para os seus canais de aquisição, basta escolher a melhor plataforma de transmissão ao vivo e colocar a sua primeira ideia em prática!

Não tenha medo de não ter audiência no seu primeiro webinar. Apensar foque no objetivo do seu conteúdo, estruture suas ações com tempo hábil para divulgação e acredite na relevância do seu conteúdo. Atualmente, empresas que investem em agregar valor geralmente se destacam.