Dicas e ferramentas para desenvolver o seu processo criativo

Em mais um episódio da websérie Segunda que Rende da Black Beans, Luana Fernandes, Diretora de Criação da agência revela, passo a passo, o processo criativo de uma peça que consiga obter uma boa performance.

Se você pretende transformar a sua empresa através do marketing digital, leia este artigo e aproveite os insights para estruturar o seu processo criativo.

Luana destaca que o nosso onboarding passa por três etapas, antes de chegar ao resultado final: Moodboard, Key Visual e Peça Conceito. Neste artigo você vai entrar em contato com alguns exemplos reais do processo criativo que envolveu cada um deles.

O primeiro passo para a criação de uma peça bonita, eficiente e que performe no marketing digital, é o Moodboard.

O que é Moodboard?

Fazemos uma coletânea de informações e inspirações para a definição do humor da marca, ou seja, o que ela quer transparecer para o mercado, através da comunicação. Reunimos o maior número de informações possíveis, como referências visuais, auditivas, textuais e até sensoriais, que possam servir de insumo para o processo criativo.

Tipos de imagem, personas e linguagens, que servem tanto para direcionar a equipe criativa, como também para alinhar com o cliente e saber se estamos no caminho correto.

A seguir, separamos alguns exemplos de moodboard que desenvolvemos para os nossos clientes.

1. Para este cliente do segmento de comunicação visual, reunimos imagens de pessoas andando na rua e sendo atraídas, numa atitude relacionada ao serviço prestado e expectativas de resultado do cliente.

2. Para uma empresa que atua na aquisição de cidadania italiana, focalizamos a ideia de família, descendência e na oportunidade de novos horizontes, com um novo passaporte.

Todas essas imagens contribuíram para a estruturação do processo criativo que levou ao resultado final: uma peça conceito que servirá de base para toda a divulgação da marca.

Key Visual

KV ou identidade visual do cliente é o segundo passo, quando transformamos as informações do moodboard em algo tangível para a marca.

Definimos as cores, fontes de letra, logotipo e todos os elementos que fazem parte da personalidade da empresa e, como bem diz Luana Fernandes, são elementos que irão ditar todas as demais peças: o que pode, o que não pode e o que se deve levar em consideração no processo criativo.

Este é um momento importante, porque define um caminho assertivo para a comunicação e consequentemente para os resultados, ou seja, a performance, objetivo de toda ação do marketing digital.

Veja como ficou o KV da empresa de Comunicação Visual.

Todos os elementos alinhados e definidos: usamos os leds que fazem parte do produto, persona e fotos reais que irão compor a peça conceito.

Peça Conceito

Todo o processo criativo culmina em uma Peça Conceito. É ela que será veiculada e precisa conter a imagem e mensagem, com todos os elementos da personalidade e identidade do cliente. É quando fazemos a combinação dos elementos visuais e textuais.

O texto tem que ser claro e objetivo e não se pode esquecer do Call To Action, o direcionamento do usuário para o objetivo da comunicação.

A variação de formatos é essencial para que as peças possam atender às várias necessidades de mídia.

O processo

Como você pôde observar, nossa Diretora de Criação, Luana Fernandes, mostrou com exemplos o passo a passo do processo criativo. Do Moodboard reunindo informações, ao KV que define a identidade do cliente, até a peça conceito que vai direcionar a comunicação.

Não deixe de assistir ao vídeo no nosso canal do YouTube. Toda segunda-feira, apresentamos conteúdos técnicos relevantes para o marketing digital.