E-mail marketing: Por que você não pode deixar de enviar?

Você pode até pensar que enviar e-mail marketing é uma coisa ultrapassada, principalmente em tempos como esse em que as redes sociais dominam praticamente tudo.

Mas, apesar de ser uma coisa “antiga” para alguns, o disparo de um e-mail pode ajudar muito na hora de conquistar novos leads para o seu negócio e manter um bom relacionamento com o cliente.

A última estatística realizada pela The Radicati Group, mostra que até 2022 a quantidade de usuários que possuem e-mail será de 4,2 bilhões. É muita gente, não é mesmo? Então, não perca a oportunidade de avançar com essa ferramenta.

Primeiro: O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de comunicação muito utilizado no Inbound Marketing para realizar a comunicação entre a empresa e o consumidor final, ou até mesmo para conquistar novos clientes. Você pode realizar essas seguintes ações com essa ferramenta:

  • Realizar promoções
  • Divulgar conteúdo do blog da sua empresa (newsletter)
  • Informar novidades e descontos
  • Manter um bom relacionamento com o cliente
  • Gerar novos leads

O seu e-mail precisa ser relevante

Agora que já conseguimos entender o conceito, precisamos fazer com ele dê certo. Por isso, o e-mail precisa despertar o interesse do leitor logo pelo assunto, mas não adianta usar toda a sua criatividade para criar um título e não desenvolver um bom conteúdo.

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Além de informar ou instigar alguma atitude da pessoa que receber o seu e-mail marketing é preciso conquistá-la para que ela abra, leia e clique no botão que você criou para gerar tráfego no seu site ou compre um serviço ou produto da sua empresa.

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Tenha uma lista de e-mail

Para começar o seu trabalho com e-mail marketing é preciso ter uma boa lista de e-mail. E como você consegue isso?

Bem, primeira regra é não comprar um mailing list, as chances de você se decepcionar e não conseguir o resultado esperado são bem grandes. Por isso, recorra aos cadastros dos seus clientes, sempre solicite o nome completo e o e-mail.

Se você deseja mais contatos para melhorar o seu mailing é recomentado a criação de uma landing page para a captação de novos leads.

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Quando você deve enviar um e-mail?

Encher a caixa de e-mail do seu cliente não é uma garantia de sucesso na sua ação, a não ser que você trabalhe com e-commerce e tenha novidades e promoções frequentemente.

Agora se o seu serviço ou produto é para um público mais restrito, é preciso estar presente sem ser evasivo. O envio pode ser feito semanalmente ou de forma quinzenal, mas nunca deixe de criar um relacionamento com o cliente.

Ferramenta de envio de mensagens

Para evitar e fugir de grandes taxas de rejeições do seu e-mail marketing você pode utilizar alguma ferramenta de envio de mensagens que auxilia a validar a pontuação dos IP’s para que o e-mail não pare na caixa de spam.

Quais são as vantagens?

As principais vantagens de disparar e-mail marketing é manter um relacionamento longo prazo com o cliente e conquistar novos leads. O resultado pode ser bem mais eficiente do que você imagina, veja mais algumas vantagens:

  • Baixo custo
  • Não atrapalha a rotina do seu cliente
  • Ele pode ser segmentado e personalizado de acordo com o produto ou serviço
  • Você consegue acompanhar as métricas de abertura