Como transformar o seu negócio em uma empresa internacional
Como transformar o seu negócio em uma empresa internacional
Se o universo digital é sem fronteiras, porque o seu empreendimento continua com uma atuação local?
A internet e as redes sociais representam, cada vez mais, um espaço para encontrar novos clientes e expandir a atuação dos negócios. Com isso, existe a possibilidade de ganhar o mundo e ter uma empresa internacional, certo?
A realidade, porém, é um pouco diferente. Ainda que o digital não tenha fronteiras físicas determinadas, muitos negócios limitam sua atuação e perdem oportunidades de internacionalização. Mas porque?
Para entender melhor esse cenário, é preciso entender o contexto no qual esses empreendimentos estão inseridos:
Mercados digitais locais x mercados digitais internacionais
Quando analisamos como as empresas se comportam quanto à aquisição de clientes, percebemos uma atenção especial ao modelo digital. Mesmo que muitas empresas ainda não entendam completamente como se posicionar nas mídias sociais elas tentam, à sua maneira, ter presença nestes canais.
O digital apresenta inúmeras vantagens quando pensamos em espaço de consolidação. Inclusive, é a melhor forma de não depender de um lugar físico para dialogar com o seu público, para apresentar sua mercadoria e para se estabelecer.
Na internet, por exemplo, é possível encontrar um pequeno produtor de artesanato no interior de Pernambuco. Esse artesão pode aproveitar as redes sociais e vender suas produções para qualquer canto do Brasil e até do mundo.
Empresa internacional: porque parece ser um sonho distante?
Acompanho há mais de duas décadas centenas de empresas pelo Brasil e, mais recentemente, posso dizer que faço o mesmo pelo mundo e, acredite, é incrível perceber como um bom posicionamento digital elimina fronteiras e colabora para uma empresa ser internacional.
Podemos até considerar que foi a internet a maior responsável pela democratização do acesso ao mercado consumidor para as pequenas empresas.
Podemos corroborar esse argumento considerando o que um empreendimento precisava fazer para ser visto pelo seu público. Se antes, apenas um ponto físico nas grandes cidades poderia oferecer acesso aos clientes, hoje, quase que de igual para igual, as redes sociais e a internet, de modo geral, oferecem as mesmas condições de visibilidade para empresários de diferentes portes.
Mas a pergunta que faço a você é a seguinte: Se no digital não existem fronteiras, por que muitos negócios ainda estão se comportando localmente? Porque ter uma empresa internacional ainda parece um sonho impossível?
Acredito que as empresas devem ser sem fronteiras. Muitos empresários não despertaram para esta questão simplesmente porque não entendem como devem fazer e como é possível alcançar esse público no exterior.
Se esse é o seu caso, saiba, você não está sozinho e se quiser começar a mudar esse cenário e desenvolver uma ação internacional, nós podemos ajudá-lo.
Na Black Beans, entendemos a necessidade de um bom planejamento digital e desenvolvemos, com muito expertise, propostas para a gestão completa das suas ações no marketing digital. E, assim, finalmente conseguir internacionalizar a sua atuação.
Como conseguir ser uma empresa internacional?
A jornada para expandir a sua atuação começa com uma pergunta muito importante: existem consumidores fora do Brasil que gostariam de comprar seus produtos ou serviços.
Começar a ofertar seus produtos em Portugal, por exemplo, sem que você tenha conhecimento se alguém gostaria do que você faz é um erro muito grande.
Todo empresário quer vender em euros ou dólares e ter custos em reais. Este é o grande sonho de todos, meu inclusive. Mas, não se iluda: sem que existam clientes, este movimento vai ser um desperdício de recursos e pode trazer sérios prejuízos para o seu negócio.
Minha sugestão é começar a sua jornada internacional fazendo um estudo de mercado com uma empresa que conhece este segmento.
A dica é navegar pelo site da Atlantic Hub e entender como eles podem ajudá-lo a compreender se você está diante de uma oportunidade ou apenas de uma ilusão.
Depois da pesquisa feita, é hora de seguir para a ação. Portanto, o segundo passo é começar sistematicamente ações para o público exterior. Lembre-se, superar as fronteiras do conteúdo é um passo decisivo para ter uma empresa internacional.
Empresa internacional precisa de um planejamento de marketing internacional
Agora que você já entendeu que o mercado global pode ser seu, é hora de planejar estratégias de marketing e vendas que alcancem o mundo todo. Por isso, chegou a hora de falar com a Black Beans e desenvolver uma um planejamento de marketing internacional.
Entre as estratégias de marketing e vendas de uma empresa internacional, você pode, por exemplo, começar a construir artigos e posts em inglês. Uma vez que a sua marca comece a aparecer nas buscas internacionais, você pode chamar atenção do público que esteja interessado nos seus produtos ou serviços.
Lembro de um caso em que apenas um artigo público escrito em inglês, sobre os produtos de um cliente, gerou mais acesso a um landing do que os outros trinta artigos existentes no site.
Você pode desenvolver ações que busquem o mercado estrangeiro e consolidar a sua presença online como uma empresa internacional, mas é importante prestar atenção nas suas condições logísticas. Você tem condições de entregar seu produto ou serviço fora do Brasil?
Uma empresa internacional precisa de uma entrega internacional
Você tem condições de entregar fora do Brasil o que está ofertando em suas redes digitais? Esse é um compromisso que deve estar muito claro antes de iniciar todas as ações de um plano de marketing para o público estrangeiro.
Outro erro que você não pode cometer é acreditar naquela história de que primeiro se vende para depois pensar na entrega.
Depois de um intenso trabalho de construir seu nome internacional, perder credibilidade nos canais digitais por falta de comprometimento com a entrega é muito fácil e rápido.
Valide sua capacidade de entrega, monte um escopo mínimo de trabalho para atender estas demandas e apenas depois disso iniciei as ações de venda no digital da sua empresa internacional, com o apoio da Black Beans.
Em resumo: para alcançar outros mercados e conseguir ser uma empresa internacional, primeiro é preciso saber se existem clientes que querem os seus produtos. Em seguida, é importante organizar um planejamento de marketing que seja voltado para o público estrangeiro. Além disso, é preciso montar uma estrutura que torne possível exportar o seu produto ou serviço.
Com a internet, os mercados internacionais não têm mais fronteira e isso significa que o alcance do seu negócio pode ser global. Porém, para ter uma empresa internacional é preciso se preparar e contar com a assessoria correta. Você não está sozinho, nós podemos ajudar você!
Gostou do artigo? Comente, compartilhe e mande sua mensagem para nós.
Forte abraço e até nosso próximo encontro.
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP e Filosofia pela Universidade Dom Bosco. Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups). Sócio fundador da Agência Black Beans e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal. Atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”. Em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.