Fantasmas do Marketing Digital – Estratégias que deveriam ser enterradas.

Gosta do Dia das Bruxas? Então prepare a sua vassoura porque este artigo vai fazer sua estratégia de marketing digital voar!

Na Black Beans, você já sabe, dividimos todas as nossas poções mágicas com você para que a sua empresa evolua no mercado. Hoje, vamos falar principalmente daquelas práticas que já deveriam ter sido enterradas faz tempo e quem vai jogar essa “pá de terra” é o nosso CEO, Vinícius Lúcio. Este conteúdo faz parte da websérie Segunda que Rende, que você acompanha toda segunda-feira em nosso canal do YouTube.

O marketing digital é a estratégia mais representativa de prospecção, atração, conquista de clientes e desenvolvimento de marca, mas para alcançar uma boa performance, algumas coisas precisam ser exorcizadas.

Vamos começar a eliminar os principais terrores do marketing?

O fantasma do mailing comprado

São aquelas práticas que não funcionam mais, hoje em dia, e precisam ser enterradas, como disparos de e-mail marketing para listas compradas no mercado, com critérios de segmentação que se tornaram obsoletos. Sem falar que ferem a regulamentação da LGPD e podem trazer outros tipos de assombração para a sua empresa.

As estratégias de marketing digital permitem que você atraia e construa um mailing adequado ao perfil do seu negócio, formando um público com potencial de leads quentes para o fechamento de vendas.

É possível ter um mailing mais assertivo, com mais possibilidades de conversão e, muitas vezes, gastando menos do que com listas enormes que tomam tempo e não trazem retorno.

Está na hora de dar um “xô” nesse fantasma e adotar práticas que levem a performances mais efetivas.

O Frankenstein das redes sociais

Cuidado, esse monstro pode tirar o seu sono. Principalmente se você for um pequeno ou médio empresário que decide administrar suas redes sociais e ainda gerir seus negócios.

Existem lendas falando que uma publicação para ser boa precisa viralizar, outras garantem que se você não estiver presente em todas as redes sociais seus negócios vão direto para as trevas. Mas nada disso é verdadeiro!

O problema é que, na ânsia de buscar bons resultados, pessoas de boa fé correm para produzir conteúdos em quantidade, torcer por curtidas e implorar por seguidores, sem saber quais seriam as melhores mídias para a empresa e qual a medida adequada de conteúdos.

Uma estratégia de marketing digital direciona a comunicação para os canais certos, de forma a expressar mensagens relevantes sobre o seu dia a dia, apresentando os benefícios dos seus produtos e serviços e, com planejamento de conteúdos, confirmar a sua autoridade no mercado em que está inserido.

Sem direcionamento, sua comunicação pode virar um monstro.

Vampiros: o sanguessuga do investimento não planejado

Você ainda acha que eles não existem? Sentimos dizer, mas eles estão por aí! E sabe onde eles mais atacam? Nas estratégias de mídia paga.

O marketing digital é muito eficiente, mas quando se trata de mídia paga, você precisa de um especialista. Se você não tiver alguém que entenda do assunto para fazer a sua gestão de tráfego dos seus anúncios, o risco de ter seu investimento sugado, sem uma performance satisfatória, é muito grande.

É preciso ter em mente que para anunciar nas redes sociais, não basta apenas subir uma arte e investir uma verba de mídia. Calcular custos e fazer o acompanhamento diário é essencial para analisar se a palavra-chave está dando resultado, se o criativo precisa ser substituído e se há a necessidade de entrar com algum processo de otimização.

Se você não verificar o quanto de leads o anúncio está gerando, ele pode se transformar em um grande vampiro e de nada adiantam alhos, espadas de prata ou espelhos molhados, eles vão sugar o seu investimento. O segredo é: confiar em um especialista em marketing digital.

A bruxa tá solta em vendas!

E o terror pode ser ainda maior se você deixar as bruxas mexerem no seu caldeirão. Quando isso acontece, marketing e vendas não interagem. É a pior praga que as estratégias podem sofrer.

De nada adianta as ações de marketing digital para a conquista de leads, diminuir custos de aquisição, se não houver condições para que a equipe de vendas possa trabalhar com agilidade e eficiência.

Ferramentas de gestão e automação fazem muita diferença para deixar as bruxas do lado de fora. Plataformas como a RD Station, que utilizamos na Black Beans, permitem a captação, automação e passagem de leads para a equipe de vendas. Se esse processo não ocorrer, as bruxas entram em ação e transformam seus leads em zumbis.

E aquele lead zumbi?

Este quarto monstro se refere aos leads mortos, soltos nas suas operações comerciais, sem follow-up, sem feedback ou, quando são abordados sem que se considere o histórico de marketing digital. Essas informações são muito importantes para o sucesso do vendedor, uma vez que trazem um perfil para a construção das argumentações de venda.

Conclusão

Se você, como empresário, não quer permanecer na madrugada dos mortos e expulsar os monstros que podem aterrorizar sua empresa, organize planejamentos de curto, médio e longo prazo, busque ferramentas para controlar seus processos de vendas e oportunidades.

O marketing digital é uma forma de alavancar suas vendas e dar escalabilidade aos seus negócios. Contar com uma agência especializada pode tirar da sua sua frente todos esses monstros.

Aproveite o clima de Halloween para assistir ao vídeo com o nosso CEO, Vinícius Lúcio, no nosso canal do YouTube, com o conteúdo completo. Entre em contato com a Black Beans, caso queira saber mais sobre as nossas poções.

Planejamento estratégico: paute ações e controle resultados