Como calcular custos de campanhas digitais de maneira eficiente

Quando se pensa em campanhas digitais, a primeira pergunta que se faz é: quanto devo investir?

Se você está se fazendo essa pergunta, saiba que não está sozinho, saber quanto e como investir dentro de campanhas digitais é uma dúvida frequente, principalmente para quem está iniciando e se apropriando dos processos envolvidos nesse tipo de estratégia.

Esperamos que você aproveite as orientações que o CMO da Black Beans, Fagner de Sousa, passou em mais um vídeo da websérie Segunda que Rende. Fagner destacou os principais pontos de atenção para que a sua empresa possa converter ações em campanhas digitais em ótimos resultados.

Então, se você quer saber como funciona o investimento em mídias digitais, leia este artigo.

Primeiro passo

O primeiro passo para criar campanhas digitais é a  busca de informação. Quanto maior o número de informações que conseguimos reunir, maior será a nossa capacidade de mensurar os investimentos. Para isso, Fagner recomenda um passo a passo que vai facilitar bastante o seu planejamento.

1. Objetivo

Pode parecer óbvio, mas é um dos aspectos mais importantes. Em campanhas digitais, os objetivos devem ser claros, específicos e menos genéricos possíveis, para que a estratégia possa ter um foco bem definido.

2. Metas e indicadores

As metas são propósitos mais quantitativos, o que nos traz a necessidade de estabelecer indicadores para que se possa medir os resultados alcançados. Precisamos determinar os números que pretendemos atingir e a forma de medi-los.

3. Tempo

O tempo está diretamente ligado ao volume de investimento. Quanto menor o tempo, menor a possibilidade de corrigir erros durante o processo. Em campanhas digitais, a elasticidade do tempo permite correções de rota e permite um investimento mais gradativo, aumentando as chances de sucesso.

4. Público-alvo

Não se trata aqui de informações comportamentais, mas dados demográficos, como nacionalidade, idade, região de residência, etc. Informações que permitem situar a campanha e fazer o levantamento de mídia.

5. Perfil do cliente

Define-se o tipo de negócio que se vai fazer, ou seja, se as operações serão feitas entre empresas (B2B) ou entre empresas e consumidores (B2C). As campanhas digitais precisam dessas informações para dimensionar o público e volume de investimento. Impactar empresas, geralmente, custa bem mais caro do que impactar consumidores.

6. Tipo de produto

O produto influencia muito no levantamento de mídia. Aqueles que já são consolidados e estão na rotina de compras dos consumidores, facilitam o estudo porque já existe histórico de buscas e segmentação. Entretanto, os chamados produtos disruptivos exigem ações mais proativas no sentido da oferta.

8. Maturidade

Quanto mais experiência uma empresa tem em campanhas digitais, maior será a sua eficiência, pois já haverá um histórico de resultados de vendas, mais elementos para a avaliação e processo de aprendizado mais rico.

9. Concorrência

Um mercado concorrido exige ações mais agressivas, portanto, mais caras. É importante que se tenha noção da verba disponível e ousadia para entrar no jogo.

O cálculo propriamente dito

Quando temos todos os dados e informações, já podemos entrar no cenário de cálculos. Para essa fase, Fagner sugere alguma perguntas:

  • Qual é o tamanho do público?

Plataformas como Meta e Linkedin, por exemplo, já oferecem informações sobre o público. Saber quantas pessoas existem em determinada segmentação vai influenciar no volume de investimento das campanhas digitais.

  • Quanto custa?

É o famoso CPM (Custo por Mil). Ele informa qual o valor gasto para impactar mil pessoas. O valor é variável e depende do movimento do mercado, mas é possível estabelecer uma média para fazer uma previsão de investimento.

  • Qual é a dificuldade de impacto?

Alguns produtos têm maior ou menor dificuldade para estabelecer uma comunicação. É o caso dos produtos consolidados e disruptivos. Se a complexidade de comunicação for menor, o custo também será mais baixo.

Do contrário, vai exigir maior esforço, inclusive financeiro. O processo de decisão é mais lento e será preciso impactar a pessoa mais vezes.

Com os três itens já é possível fazer o cálculo: 

PÚBLICO X CPM X IMPACTOS = INVESTIMENTO

Capacidade

Em campanhas digitais, conhecer a capacidade de investimento da empresa é fundamental. Isso não quer dizer que seja necessário pesquisar a sua saúde financeira, mas sim fazer um levantamento sobre a disponibilidade de recursos para que a campanha faça sentido. Não adianta entrar em um cenário de concorrência investindo menos do que os seus concorrentes.

Existem estudos mostrando que o investimento médio em campanhas digitais deve ser, em média, 11,2% do seu faturamento. No segmento de vendas online o investimento pode chegar entre 15% e 20%, enquanto que para empresas que operam vendas físicas e online, o investimento fica entre 5% e 15%. As empresas que fazem vendas exclusivamente físicas investem entre 4% e 12%. 

Conclusão

Cada segmento sugere um cenário diferente, assim como os objetivos de cada campanha, o fato é que as campanhas digitais mostram eficiência e resultados surpreendentes, desde que haja um bom planejamento e se possa contar com a orientação de profissionais preparados.

O CMO da Black Beans destacou a importância da relação de confiança que a agência tem com seus clientes, porque já existe um histórico de resultados que validam as ações de campanha.

Você pode entender ainda mais  sobre este tema assistindo ao vídeo Entenda como funciona o investimento em mídias digitais, no nosso canal no Youtube ou, se preferir, entre em contato com a gente para tirar as suas dúvidas.

Black Beans Taxa de Conversão