Copa e Natal: entenda as previsões do cenário de mídia para a época

Como fica o investimento de mídia para os eventos que são dois gigantes de apelo comercial no Brasil: a Copa do Mundo e o Natal?

Fagner de Sousa, CMO da agência Black Beans, respondeu a esta pergunta e deu vários insights que vão te ajudar nas suas estratégias de investimentos de mídia, nesse final de ano.

O ano de 2022, na verdade, aproximou três grandes eventos que têm impactos muito fortes no comércio: Copa do Mundo, Natal e a Black Friday. Sobre este último, já tratamos recentemente e você pode ler o artigo no nosso Blog, pois os assuntos se conectam e todas as informações são importantes para quem pretende investir em marketing digital ou até mesmo para quem se interessa pelo tema. Começamos por uma pergunta: 

Vale a pena investimento de mídia para a Copa do Mundo e Natal?

Analisando, primeiramente, a Copa do Mundo, percebemos que um evento que gera muita audiência e engajamentos, os assuntos costumam bombar na internet e, certamente, vamos ter muitas marcas entrando com bastante dinheiro em investimentos de mídia.

Nesse caso, faz mais sentido optar por uma estratégia de branding. É um momento para marcar presença nas redes sociais  e posicionar sua marca no mercado. As estratégias de vendas podem ficar em um papel secundário, porque a Copa do Mundo vai gerar muitos comentários, memes e, se entrarmos no Instagram ou Facebook, o assunto predominante será esse. Portanto, se a intenção é fortalecer o posicionamento da marca, é uma boa ideia aproveitar o movimento dessa “onda”.

Lembre-se que para a sua ação obter sucesso é preciso ter uma boa estratégia de conteúdo, pensar nas variáveis que possam acontecer, como uma vitória do Brasil, por exemplo, sempre linkando com produtos ou serviços que façam sentido no contexto. Até porque as mídias ficarão mais caras, a concorrência mais acirrada e os investimentos de mídia precisam ser muito bem planejados.

Para o Natal, a estratégia de vendas faz mais sentido. No entanto, por mais óbvio que possa parecer, um ponto muito importante é o tempo: as campanhas precisam ser pensadas com antecedência. Não é nada produtivo fazer investimentos de mídia às vésperas da data. É preciso lembrar que o cliente precisa de um prazo médio suficiente entre a compra e a entrega do produto. Para isso, sua estratégia precisa estar alinhada com uma logística de entrega rápida.

Uma avaliação importante a se fazer é sobre se o seu produto tem a ver com o Natal, se atende à ideia de um bom presente ou se, de fato, tem sinergia com a data. O planejamento é fundamental porque trata-se de um momento com demandas de compras altas e, em contrapartida, os investimentos de mídia também sobem, na mesma proporção.

Existem boas alternativas para se trabalhar a Copa do Mundo e o Natal!

A sua base de clientes pode ser seu grande trunfo: quando a empresa tem suas redes sociais bem trabalhadas, pode muito bem fazer uso de stories, postagens com ofertas específicas e oferecer oportunidades. O WhatsApp é outra ferramenta que permite ótimos contatos e direcionamentos mais assertivos.

A Copa do Mundo costuma produzir muitos memes, que podem ser usados a seu favor. Aproveite a oportunidade para gerar conteúdos que fortaleçam a sua estratégia.

Motive a sua equipe de marketing a estruturar planejamentos, observar dados de produtos X comportamentos e aproveitar a audiência que estará em alta e racionalizar os investimentos de mídia.

Resumindo…

Veja se o seu produto tem sinergia com o Natal, não deixe o planejamento para a última hora e adote uma logística de entrega rápida. Os custos estarão mais altos, mas as demandas de compras são as melhores do ano, então, se decidir fazer investimento de mídia, comece antecipadamente.

Aproveite a Copa do Mundo para mostrar sua marca ao mercado, posicione-se e conquiste a audiência.

Não deixe de assistir ao vídeo, no nosso canal do YouTube, da websérie Segunda que Rende, onde Fagner de Sousa fala sobre as melhores estratégias, sempre de forma descontraída, para que você possa evoluir nas estratégias de venda.

Copa e Natal: entenda as previsões do cenário de mídia para a época