Facebook Ads: o que é e quais métricas acompanhar?

Você já ouviu falar sobre o Facebook Ads mas, ainda não sabe como funciona e quais métricas devem ser consideradas na hora de verificar suas campanhas?

Neste artigo, separamos algumas informações que podem te ajudar a conquistar os resultados desejados.

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que possibilita criar campanhas e exibir anúncios na própria rede social. Ele possui várias ferramentas que auxiliam na criação de anúncios mais eficazes, trazendo mais oportunidades de alcançar aquelas pessoas que possam adquirir, curtir ou apenas comentar em suas publicações.

O que compõe um anúncio no Facebook Ads?

1.      Objetivo

O primeiro passo é ter em mente qual é o objetivo. A plataforma oferece diversos formatos publicitários, e são eles:

  • Reconhecimento:  Autenticação da marca ou alcance;
  • Consideração: Tráfego, engajamento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros e mensagens;
  • Conversão: Conversões, vendas do catálogo e tráfego para o estabelecimento.

2.      Segmentação do público

Nesta etapa, você irá selecionar o público para o qual você deseja direcionar os seus anúncios. Esse estágio é muito importante para sua estratégia, por isso, é necessário conhecer bem a sua persona para fazer uma segmentação e uma comunicação adequada.

3.      Custos

Aqui você irá definir o quanto deseja gastar em suas campanhas no Facebook Ads e poderá escolher entre duas opções:

  • Orçamento diário: você deve indicar o quanto irá gastar por dia (podendo selecionar a opção de data de início e término, ou cancelando no momento que achar necessário);
  • Orçamento vitalício: o valor inserido será o máximo que você gastará durante a vida do seu anúncio (podendo ser usada em um único dia ou em uma programação específica de dias e horários).

4.      Posicionamento

Nesta etapa, serão duas opções que você poderá escolher: automática e manual.

Na automática, o Facebook Ads irá definir quais são as melhores posições conforme o seu orçamento, considerando aonde for provável ter um melhor desempenho.

No posicionamento manual, é você quem escolhe os lugares para mostrar os seus anúncios.

5.      Crie o seu anúncio

Agora que você já configurou todas as informações técnicas necessárias, chegou a hora de impulsionar a sua publicação.

  • Crie um bom título para a sua campanha;
  • Use uma descrição coerente com o objetivo do seu anúncio;
  • Escolha uma boa imagem;
  • Certifique-se de que o anúncio ficará bom em todos os dispositivos (utilize a opção “preview”).

Agora que ficou mais claro o que é o Facebook Ads e o que compõe um anúncio, você deve estar se perguntando quais métricas devem ser analisadas para verificar se as ações estão gerando resultados, certo? Então continue lendo o artigo.

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Quais métricas devo analisar no Facebook Ads?

  • Número de Impressões = número de vezes que a sua publicação foi exibida (independentemente de ter sido clicada) pelo seu público-alvo;
  • Total de Cliques = quantidade de cliques em seu anúncio (é considerado qualquer tipo de clique como em um link, em uma imagem, reações, comentários, compartilhamentos, entre outros);
  • CPC (Custo por clique) = mostra o quanto, em média, cada clique custa para você. Ela é calculada dividindo o valor investido pelo número total de cliques;
  • CTR (Taxa de cliques) = quantas vezes as pessoas clicaram em seu anúncio comparado pela quantidade de vezes que elas o visualizaram;
  • Frequência = quantidade de vezes que um único cliente se depara com o seu anúncio.

Quais são os próximos passos?

Vimos que o Facebook Ads é um ótimo canal de marketing para impulsionar suas estratégias, mas lembre-se que é importante sempre testar novos anúncios, analisar os resultados e inovar! Essa é a melhor forma de descobrir o que funciona para o seu negócio.

Precisando de ajuda para as suas estratégias de anúncios? Temos um time de mídia pronto para alavancar as suas campanhas. Fale conosco!