5 dicas para fidelizar clientes

Se você está lendo este texto significa que você já ouviu falar que adquirir um novo cliente pode custar até 5 vezes mais que manter os que estão na carteira, certo? Mas, você também deve pensar que não há maneiras de fidelizar clientes se eles quiserem sair, certo novamente? 

Errado! Pense o seguinte, seu cliente te procurou por algum motivo, havia uma necessidade, ele escolheu sua empresa porque sentiu que seria a solução ideal para ele.

E como todo relacionamento, o início é cheio de flores e alegria, então cabe a nós manter essa lua de mel por todo o tempo em que estivermos juntos. Por este motivo, vou te apresentar 5 dicas para fidelizar clientes.

Dica #1: Ouça e entenda seu cliente

Parece simples, não é mesmo? Mas te garanto que não é. Muitas vezes o cliente desabafa sobre aquilo que ele acha que seja o problema, mas se você ouvir com atenção e fazer perguntas chaves para ele você, vai perceber que há muito mais coisas por trás da queixa.

Mesmo que não tenha a ver com seu serviço, ofereça ajuda, indique parceiros que possam ajudá-lo e lembre-se de acompanhar a resolução até que se conclua.

Dica #2: Acompanhe o mercado

É fato que não se pode conhecer a fundo o mercado de cada um dos clientes, mas estar antenado aos assuntos e tendências vai te ajudar a manter um diálogo bacana com seu cliente e vai permitir que você possa mostrar ideias novas e quem sabe vender um novo projeto.

Ele se sentirá seguro e o verá como parceiro e não como fornecedor.

Dica #3: Para fidelizar clientes, seja presente, não espere por contato

O cliente perfeito, aquele que paga em dia, que está sempre satisfeito e que quase não te procura? Ele pode ser o primeiro a cancelar o contrato.

Este perfil de cliente com certeza te vê como um fornecedor em que ele paga e recebe o serviço, mas isso não é fidelizar clientes, pois ele poderia simplesmente pagar outro fornecedor.

Minha dica aqui é esteja presente no dia a dia dele, faça ligações, envie e-mails, questione como anda o mercado (aqui vale falar um pouco sobre notícias que você já buscou).

Se você tiver um pouco mais de intimidade e conhecer ele com questões pessoais, fale sobre isso. Em resumo, faça amizade e cultive o máximo que puder.

Leia também: Marketing nas redes sociais: Como o seu cliente pode se tornar um aliado?

Dica #4: Peça feedback

Saber a opinião de seus clientes sobre o serviço prestado sobre a sua empresa é essencial para aplicar melhorias.

Aqui vale até um questionário simples no Google Forms, com perguntas que são importantes para o cliente e para sua empresa.

O mais importante desta dica é aplicar as melhorias com base no pedido do seu cliente. Ele se sentirá ouvido e saberá sua importância. Para fidelizar clientes é preciso ter cautela e atenção nos processos realizados.

Dica #5: Surpreenda seu cliente

Antes de falar dessa dica, eu preciso dizer para você que presentes e mimos não funcionam se seu serviço não está agradando o cliente. No mínimo ele espera que você entregue o que foi contratado ou nenhum mimo vai mantê-lo na sua base, combinado?

Mas se tudo estiver nos conformes, você pode surpreender seu cliente com:

– Presentes de aniversário de vida ou de casa. Fica melhor ainda quando é algo personalizado e com uma carta escrita à mão.

– Fazer um serviço extra porque você entende ser necessário para que ele tenha sucesso. O sucesso do cliente sempre será o seu sucesso também.

– Convidá-lo para eventos do setor da sua empresa. Premiações, feiras, congressos, seja o que for trazê-lo para conhecer melhor o serviço que você presta o aproxima de sua empresa. Caso seja um evento pago, será ótimo presenteá-lo com o convite.

– Fazer uma recepção acolhedora nas reuniões. Aqui vale um café da manhã legal ou até mesmo uma apresentação da empresa para ele ver os “bastidores”.

Agora você deve estar se perguntando, vale a pena? Eu te garanto que vale!

Fidelizar clientes te dá confiança para iniciar novos projetos com positividade, traz excelentes indicações e oportunidade.