Como a gestão da qualidade pode contribuir com o seu negócio?

A gestão da qualidade é um requisito importante para todos os tipos de organizações que desejam se manter competitiva no mercado, já que é responsável por garantir a satisfação dos clientes.

Neste artigo, separamos algumas informações para você entender um pouco mais sobre a gestão da qualidade e de como ela pode contribuir para o seu negócio.

Mas afinal, o que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que promove a visão macro de toda a empresa. Ela dirige e controla todos os processos organizacionais. Além disso, ela possibilita a melhoria dos produtos e serviços, buscando sempre garantir a completa satisfação e as necessidades dos clientes.

Qual a importância da gestão da qualidade para os negócios?

No cenário atual, temos os clientes como foco principal, então devemos entender as suas necessidades e desenvolver soluções que os conquistem.

Quando investimos na gestão da qualidade, acabamos criando um diferencial competitivo, fazendo com o que os processos sejam otimizados, estabelecendo vínculos maiores com os clientes e gerando fidelização e, consequentemente, promovendo uma imagem positiva da empresa.

Também podemos apontar como vantagens, a melhoria no desempenho empresarial, que possibilita o uso das melhores práticas do mercado e o aumento na produtividade.

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Quais são os 8 pilares fundamentais da gestão da qualidade?

Os pilares são tópicos que servem como base para as organizações que desejam eficiência no seu gerenciamento.

1-     Foco no cliente

O principal objetivo da gestão da qualidade é a satisfação do cliente. Por isso devemos sempre observar as suas necessidades e estar preparado para receber feedbacks e dar respostas com maior agilidade.

2-     Liderança proativa

É papel dos líderes transmitir a cultura organizacional e criar e manter um ambiente favorável para que todos os funcionários desempenhem suas atividades e se sintam motivados e comprometidos em alcançar os objetivos.

3-     Melhoria contínua

A gestão da qualidade tem que ser contínua, por isso os gestores devem sempre implementar processos mais avançados, focados em melhorar cada vez mais o desempenho no ambiente de trabalho.

4-     Decisão baseada em fatos

O processo decisório deve sempre ser baseado em dados concretos, permitindo uma análise mais lógica das informações.

5-     Boa relação com fornecedores

Construindo um relacionamento benéfico tanto para a empresa quanto para os fornecedores, fica muito mais fácil criar valor e satisfazer as expectativas dos consumidores.

6-     Visão sistêmica

Ter um amplo conhecimento dos processos da organização, possibilitam as tomadas de decisões mais estratégicas e que melhoram a lucratividade da empresa. Essa habilidade ajuda na compreensão e na estruturação dos setores e na melhoria da interação entre eles.

7-     Gerenciamento por processos

Gerenciar todos os recursos e atividades é um processo fundamental, já que visa estabelecer metas e estratégias para aumentar o desempenho e corrigir as inconformidades, monitorando e controlando os indicadores que influenciam a tomada de decisão.

8-     Conscientização dos colaboradores

É importante que o gestor promova o envolvimento de todos os profissionais com as metas, estratégias e resultados, fazendo com que eles compreendam o impacto do seu trabalho e se engajem mais em cada projeto.

Para isso acontecer, é necessário investir na capacitação dos seus colaboradores.

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A gestão da qualidade e o marketing

O marketing consegue desenvolver, administrar, adequar e controlar a tecnologia mercadológica para que o seu produto ou serviço se adapte ao uso do cliente, sendo o seu porta-voz na empresa.

Podemos definir algumas responsabilidades do marketing dentro da gestão da qualidade:

  • Identificação clara das necessidades e exigências dos clientes;
  • Comunicar essas expectativas a todo o time;
  • Assegurar que as necessidades sejam atendidas (respostas aos contatos, indicadores gerados, pesquisa de satisfação, entre outros);
  • Manter contato com o cliente para criar um relacionamento e, posteriormente, fidelizá-lo;
  • Buscar feedbacks que gerem melhorias para a companhia.

Use a gestão da qualidade a seu favor

Se preocupar com a qualidade é uma obrigação de qualquer companhia, já que ela viabiliza o desenvolvimento e o crescimento eficiente e eficaz do seu negócio. Com ela, você eleva os níveis de satisfação dos clientes, tornando a sua marca diferenciada no mercado.