O que são os snippets do Google e quais os tipos?

Quando falamos sobre ranqueamento orgânico, é praticamente impossível não citar o Google. A empresa realiza constantemente muitas atualizações para entregar ao usuário os melhores resultados de busca. E é nesse contexto que vamos falar sobre os snippets (featured snippets ou a chamada posição zero do Google).

É importante entender que, hoje em dia, uma simples busca é muito mais do que links de sites apresentados a você. O próprio Google sabe que o comportamento das pessoas mudou e, portanto, é preciso se adequar a isso.

Logo, ele passou a entregar muito mais: resultados baseados em semântica, na interpretação do que as pessoas estão pesquisando, e isso está evoluindo cada vez mais.

Afinal, o que são os snippets do Google?

Levando os pontos acima em consideração, podemos dizer que os snippets do Google têm, entre as suas funções, entregar o que a pessoa está buscando de forma rápida, prática e objetiva, sem que seja necessário clicar em sites para entender o assunto. É como um breve resumo, bem completo, que responde aos seus questionamentos.

Logo de cara você teve a sua pergunta respondida, sem precisar procurar muito. E ainda pode receber algumas informações adicionais. Perfeito, não é mesmo?

Este exemplo acima mostra um dos snippets da Rock Content, que desenvolve um trabalho de marketing digital (em especial marketing de conteúdo).

E como faço para alcançar “o meu lugar ao sol”?

Agora você deve estar se perguntando: certo, mas como faço com que meu site chegue lá? Normalmente, o Google capta essas informações de sites que estão na primeira posição, mas isso não é uma regra.

O que ele prioriza são sites que estão otimizados, com conteúdos de qualidade e que preencham a lacuna que o usuário tem, respondendo ao seu questionamento.

Quem trabalha com SEO (conjunto de técnicas que visam o ranqueamento orgânico) tem uma chance extra de aparecer entre os snippets.

Você ainda pode fazer algumas otimizações com especialistas em desenvolvimento web, mas a verdade é que não há receita de bolo.

Escolha o tipo que quer alcançar e trabalhe os seus conteúdos para atingi-lo. Sem esquecer da qualidade acima de tudo!

Leia também: O que é WordPress e como ele ajuda na produção de conteúdo?

Tipos de snippets

  • Parágrafo: É o mais comum, costuma responder perguntas como: “O que é marketing de conteúdo?”, por exemplo.

  • Lista: Provavelmente você já se deparou com esses snippets ao procurar algo como melhores músicas dos anos 80, lugares mais baratos para viajar etc. O Google apresenta de fato uma lista com as respostas.

  • Outro formato são as tabelas, com comparações de preço de produtos e até algumas receitas que costumam surgir por lá.

Vale ressaltar que eles podem surgir para tópicos diversos: cultura, viagens, perguntas/respostas simples e diretas etc. E é muito provável que você já tenha se deparado com algum (ou até vários) sem saber, em meio as suas buscas pela internet.

Para quem deseja aparecer nessa disputada “posição 0”, vale estudar bastante o seu nicho para desvendar formas de conquistá-la, além de otimizar os textos para o snippet que quer alcançar. 

Os benefícios incluem mostrar que o seu site é uma autoridade no assunto, gerar mais tráfego (mais visibilidade e mais pessoas clicando no seu link para saber mais detalhes), entre outros!

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