O que é guest post e como começar a fazer?

Construir autoridade no meio digital é um trabalho que leva tempo, envolve muita dedicação e esforços para produzir e divulgar conteúdos de qualidade, a fim de atingir um público em potencial. Um exemplo que pode ajudar nesse processo é o guest post, você já ouviu falar?

Antes de explicarmos sobre esse assunto, é importante dizer que uma das estratégias essenciais quando falamos em ranqueamento orgânico (posicionar a sua página nos buscadores sem investimento em campanhas) são os links.

O link biulding é importante para fortalecer o seu domínio, construir autoridade e relevância e faz com que os robozinhos do Google entendam que você está fazendo um bom trabalho.

Certo, mas o que é o guest post?

Quando falamos em links, vale explicar que é preciso ter esses links dentro do seu site, apontando para outras páginas internas ou até formulários de inscrição (as famosas landing pages). Isso ajuda a manter o usuário navegando dentro da sua página, apresentando outros conteúdos e até abas de conversão para essa pessoa.

Mas, ter sites com um bom desempenho nos buscadores que colocam links apontando para o seu site também é essencial. Isso mostra que você tem um bom relacionamento com o meio e, juntos, é possível “passar” a autoridade de um para o outro, trazendo ainda mais tráfego para você. Há diversas formas de colocar essa estratégia em prática.

Agora, para exemplificar o que seria um guest post: você está navegando na internet procurando por escritores latino-americanos.

Se interessa por um site que parece ter um ótimo conteúdo sobre o assunto e dentro do texto, dadas as devidas explicações, você é convidado a clicar em um link para saber mais e conhecer uma determinada livraria. Rapidamente, faz essa ação e é levado para o site deles, com diversos conteúdos e produtos.

O que você não sabia é  que esse texto tinha sido escrito por um convidado terceiro, alguém da própria livraria que criou o artigo para o site. Assim, ele conquistou, com essa estratégia de guest post um possível cliente e mais tráfego para a página.

Como fazer o guest post?

Certo, agora que você entendeu como o guest post funciona, é importante explicar alguns pontos. Essa é uma estratégia que precisa ter sentido e uma razão clara para acontecer. Isso quer dizer que o Google já ficou esperto e está treinado para saber quando uma livraria posta um artigo que leva para uma empresa de autopeças, por exemplo.

O que isso tem a ver? Exato, não muita coisa. Logo, é preciso que os blogs/sites sejam relacionados, com temas interessantes para ambos os públicos.

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Dicas para conseguir um bom guest post

  • Utilize plataformas como o Semrush e o Ahrefs para fazer um estudo completo de um determinado site antes de propor um guest post. Eles fornecem dados preciosos, como autoridade do domínio, qualidade dos links, quantidade de links recebidos dentro de um período. Além disso, proporcionam acompanhamento em tempo real para ajudá-lo a entender qual a melhor estratégia para abordar.

  • Se o seu site ainda é pequeno, que tal começar por um parceiro que também esteja crescendo? Empresas grandes no meio digital provavelmente não ficarão tão interessadas em trocar links e conteúdos nesse caso, porque não teria tanto a ganhar.

  • Seja extremamente estratégico: é essencial, no guest post, produzir um conteúdo focado na sua persona e alinhado com o link que você deseja utilizar. E lembre-se, é a qualidade aqui é a alma do negócio.

  • Observe o seu concorrente. Se ele tem um blog, por exemplo, observe se faz essa estratégia e, se for interessante para você, tente abordar a empresa que faz o guest com ele.

Como abordar uma empresa para essa estratégia?

Se for alguém conhecido e do seu mesmo nicho, fazer um guest post fica muito mais fácil. Uma conversa com quem cuida dessa parte de estratégia da empresa pode já ser o suficiente. Juntos, vocês podem estabelecer um tipo de conteúdo mais interessante para ambas as partes. Outra opção é receber indicações de contatos em comum, networking é tudo!

Se esse não for o seu caso, vamos lá. Uma dica é tentar criar um relacionamento próximo com a empresa almejada, interagindo nas redes sociais, por exemplo. É também possível estabelecer uma lista de possíveis sites para fazer essa parceria, depois crie uma proposta personalizada interessante.

Se apresente com clareza, mostre objetividade e conhecimento sobre a empresa em questão. Não se esqueça: justifique o motivo dessa parceria e as vantagens para ambos os lados.

Assim, você pode conquistar uma empresa amiga para crescer junto e partilhar conteúdos de qualidade.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre esse e outros assuntos.